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Um risco de negócio é um evento que pode afetar os resultados de uma empresa e causar prejuízos. Este perigo nem sempre é evidente e, por isso, estar preparado para identificar, analisar e solucionar os riscos de negócio pode poupar sua empresa de muitos contratempos, inclusive, do fechamento dela, por exemplo.

 

Os riscos de negócio podem variar de acordo com cada empresa e, neste artigo, separamos os principais. Acompanhe!

 

 

Quais são os tipos de riscos de negócio?

 

Os riscos de negócio são classificados em dois tipos: risco sistêmico – que envolve perigos relacionados ao sistema econômico e ao mercado em que sua empresa está inserida -; e risco não sistêmico – que é um perigo interno, intrínseco à organização.

 

De acordo com a sua natureza, os riscos de negócio são divididos e classificados em sete categorias. Leia sobre cada um deles a seguir.

 

 

1. Riscos de mercado

 

Taxas de câmbio, alterações em políticas internacionais e crise econômica mundial são riscos de mercado que podem afetar pequenas e médias empresas. Este risco de negócio pode ser minimizado a partir do monitoramento das influências do mercado e identificação das ameaças.

 

 

2. Riscos de reputação

 

Uma vez que a reputação de pequenas e médias empresas é abalada, os clientes podem migrar para a concorrência e deixar o seu negócio à beira da falência. Manter a reputação da sua pequena ou média empresa diz respeito a evitar que sua organização ou seus gestores e colaboradores se envolvam em esquemas de fraude ou corrupção. Uma empresa também não é bem vista no mercado quando dados de clientes são vazados, o que torna seus consumidores passíveis de sofrerem fraudes de identidade.

 

 

3. Riscos de crédito

 

A inadimplência é o principal risco de crédito. Clientes inadimplentes geram grande consequência na saúde financeira do negócio. O não recebimento pelo produto vendido ou serviço prestado acarreta em prejuízos e impacta o fluxo de caixa das organizações. Por isso, definir o risco de inadimplência pode ajudar a diminuir as chances do seu negócio fechar parcerias com consumidores que não pagam em dia suas dívidas.

 

 

4. Riscos nas operações

 

Estes riscos acontecem quando algum problema operacional afeta os resultados da empresa, como problemas em máquinas e sistema ou falta de pessoal, por exemplo. O risco de operação pode ser reduzido com a adoção de mecanismos de revisão gerencial e da criação de planos de cargos e salários, com definição de funções e responsabilidades

 

 

5. Riscos financeiros

 

Um risco financeiro acontece quando sua empresa tem mais dívidas para pagar que dinheiro para receber. Um planejamento financeiro minucioso pode evitar que ela sofra com este erro.

 

 

6. Riscos estratégicos

 

Pequenas e médias empresas têm poucos processos formalizados para tomada de decisões em momentos de crise, como mudanças no mercado ou a chegada de um concorrente forte para a mesma região de atuação do seu negócio. A maneira de minimizar os efeitos causados pelos riscos estratégicos é monitorar constantemente o mercado, realizando pesquisas com base nas tendências do setor e de seus concorrentes.

 

 

7. Riscos de equipamentos e tecnologia da informação

Um risco de equipamentos e tecnologia da informação ocorre quando sua empresa não consegue operar por falha ou inatividade de um sistema. Isso porque diversos negócios dependem de sistemas computacionais para manter a operação. A alternativa é manter sistemas atualizados e equipamentos modernos.

 

 

 

Como minimizar o risco financeiro e de crédito

 

A pesquisa Inadimplência e Endividamento no Brasil, estudo semestral da Boa Vista, revelou que 42% dos brasileiros inadimplentes se depararam com uma situação pior na segunda metade de 2022. Além disso, segundo os entrevistados, os principais motivos da inadimplência no2º semestre foram: desemprego (30%), diminuição da renda (26%) e despesas com educação e saúde (15%).

 

É possível definir o risco de inadimplência para evitar que a sua empresa não receba o pagamento de um cliente, além de diminuir as chances do seu negócio fechar parcerias com consumidores que não quitam suas dívidas.

 

Leia também:Como estruturar uma Política de Crédito em pequenas empresas?

 

 

 

Consulta de CNPJ e CPF de clientes

 

O histórico de pagamentos é um indicador extremamente importante para ser avaliado, pois irá confirmar se o consumidor honra com seus compromissos em dia. Assim, é possível identificar bons e maus pagadores. Com essas informações, sua empresa pode fechar negócios com mais segurança e menos risco de inadimplência.

 

Outra ferramenta importante é o Score de Crédito. Esta solução é utilizada pelas empresas para avaliação de risco de inadimplência na concessão de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Para isso, as empresas têm acesso a bases de dados que incluem, por exemplo, o Cadastro Positivo, Cadastro Negativo, bases alternativas e muitas outras.

 

O Score de Crédito é uma pontuação de 0 a 1.000 que apresenta a relação do consumidor com o dinheiro. Através desta avaliação, é possível identificar quais clientes apresentam maior risco de inadimplência.

 

A pontuação é calculada automaticamente por meio de parâmetros matemáticos e tecnológicos baseados nos padrões de consumo de cada cliente. O score leva em consideração hábitos de compras, rotina de pagamentos, solicitações de créditos, além de outras questões que contribuirão na atribuição de pontos de cada pessoa.

 

 

Leia também:Qual a importância do Score de Crédito PJ para as empresas?

 

 

 

Como definir o risco de inadimplência para diminuir os riscos financeiros e de crédito?

 

Avaliar o risco de inadimplência ajuda a observar o comportamento financeiro do cliente e, por este motivo, é uma prática fundamental para manter seu negócio saudável.

 

Esta avaliação leva em conta o perfil do cliente e seus hábitos de consumo e pagamentos. A seguir, listamos 3 maneiras de definir o risco de inadimplência do cliente.

 

 

1. Análise de crédito

 

Esta é a etapa principal da concessão de crédito e avalia os hábitos de consumo e pagamentos do cliente. Fazer esta avaliação do perfil do consumidor permite que seu negócio possa vender com mais segurança e menos riscos de inadimplência. Com o uso de inteligência analítica, você pode cruzar os dados cadastrais do cliente com a pontuação do score e determinar o risco de concessão de crédito para este usuário.

 

 

2. Dados atualizados dos clientes

 

Mantenha todas as informações sobre seu consumidor atualizadas. Tenha o hábito de confirmar, a cada nova compra, dados cadastrais básicos, como endereço residencial, telefone de contato e e-mail. Ter essas informações facilita o processo de cobrança em caso de inadimplência. Nada pior que tentar cobrar a dívida de alguém com quem você sequer consegue entrar em contato. Além disso, deixe as informações sobre pagamentos sempre atualizadas, isso evita uma cobrança indevida.

 

 

3. Mantenha contato constante com seu cliente

 

A pesquisa da Boa Vista mostrou que os clientes costumam pagar primeiro as contas pelas quais eles são cobrados com antecedência. Por isso, manter uma boa relação com seu consumidor faz com que sua empresa entre na lista de prioridades de pagamento. Afinal, quem tem uma dívida, tem sempre outras duas ou três.

 

Por isso, invista em ações de cobrança que incentivem uma renegociação, mantendo uma relação respeitosa com seu cliente devedor. Uma boa forma é enviar um aviso de débito ao inadimplente, o relembrando sobre sua pendência e/ou oferecendo boas condições para o pagamento.

 

Leia mais:AVISO ELETRÔNICO DE DÉBITO – Conheça mais sobre essa nova modalidade de cobrança

 

 

 

Tenha mais segurança em suas negociações!

 

Se você quer diminuir riscos em suas vendas, a ACP e a Boa Vista oferecem um portfólio completo de soluções para te auxiliar durante todo o Ciclo de Negócios.

 

São várias opções de consultas de Análise de Crédito para pessoa física e jurídica, com dados cadastrais, restritivos e de comportamento no mercado, através do Cadastro Positivo. Além disso, você pode contar com nossos serviços de cobrança, como a Negativação no SCPC, para impulsionar sua recuperação de créditos.

 

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Fonte: Boa Vista Serviços.

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