A história de um dos maiores entusiastas do associativismo no Paraná é permeada pela força de vontade e intercâmbio de conhecimentos. Empresário e advogado, Ardisson Naim Akel sabe como poucos unir o dom do empreendedorismo aos aprendizados do Direito. 

Há 55 anos, ainda na faculdade de Direito da UFPR, fundou a sua empresa no ramo têxtil, a Cia. da Roupa. Ao longo dos anos, foi se especializando e trocando apoio e experiências com outros empresários, o que o levou a importantes postos de liderança graças à sua capacidade de articulação em benefício do setor produtivo do Paraná.

 

Associativismo

Em 1992, Akel foi convidado pela então presidente da ACP – Associação Comercial do Paraná, Maria Christina de Andrade Vieira (in memoriam) a contribuir com suas ideias na diretoria da entidade. Não tardou para que, em 1996, ele sucedesse o ex-presidente Eduardo Guy de Manuel à frente da Associação. 

Ardisson Akel foi presidente da ACP entre os anos de 1996 e 1998 e hoje é conselheiro nato. Em sua gestão, o edifício Barão do Serro Azul foi revitalizado, além de criar a Revista do Comércio, a Universidade Livre do Comércio e implantar a Arbitac – Câmara de Mediação e Arbitragem, que havia sido criada pelo seu antecessor.

Sua atuação o levou a presidir também a Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Por lá, conheceu empresas e entidades de todo o Paraná e teve um histórico de grandes conquistas durante duas gestões. 

Sempre dedicado à atividade empresarial, o seu histórico no setor do vestuário também lhe rendeu a presidência do Sindivest, sindicato atualmente liderado por ele. Hoje, também é conselheiro da Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná. 

 

Junta Comercial

No início de 2011, Akel uniu a experiência de empresário à de advogado e aceitou um convite especial: presidir a Junta Comercial do Paraná, que reúne os registros de todas as empresas criadas no Estado. Foram 8 anos à frente da autarquia e, novamente, uma atuação de destaque. Por isso, assumiu a Federação de Juntas Comerciais por quatro anos, desempenhando um importante papel liderando as Juntas estaduais na operacionalização dos registros empresariais por todo o Brasil.

 

União de conhecimentos

Após este longo período acompanhando e criando processos em prol de todo o setor produtivo, hoje ele comanda a Dinâmica Paralegal, uma consultoria que une universos bem conhecidos: o do registro e serviços paralegais e processos como fusão e aquisição, operações societárias e atuação junto a órgãos fiscais, entre outros.

Com este trabalho, Akel vem auxiliando empresários a realizarem processos burocráticos com mais tranquilidade, graças a uma vasta experiência. Afinal, como diz o empresário, advogado e líder associativista: “aconselhar faz parte do processo da vida, é um ato de troca em que todos saem ganhando”. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.