E se o setor financeiro da sua empresa pudesse acompanhar o comportamento de pagamento de seus clientes inadimplentes no mercado?

Ao ter acesso a essas informações, sua empresa pode antecipar e direcionar as ações de cobrança de forma assertiva. Assim você compreende o momento de cada cliente com o qual negocia!

Dando sequência à nossa série de conteúdos sobre Gerenciamento de Carteira de Clientes, hoje explicamos como utilizar a ferramenta para impulsionar as ações de recuperação de crédito do seu negócio. Boa leitura!

 

Alta na inadimplência – é tempo de cautela nas negociações!

Estar preparado para tomar decisões corretas de cobrança é ainda mais essencial para a saúde financeira das empresas brasileiras neste momento. Segundo levantamento da Boa Vista Serviços, o registro de inadimplentes cresceu 2,2% entre os meses de abril e maio. Foi o terceiro aumento consecutivo do indicador neste ano.

Ter cautela e estar devidamente informado para agir de forma direcionada nunca foi tão importante. Que tal começar a monitorar de forma mais próxima as alterações dos seus clientes no mercado de crédito?

Isso é possível a partir de plataformas voltadas para o Gerenciamento de Carteira de clientes! Com elas é possível identificar se os compradores estão com as contas em dia com outras empresas e devendo apenas para você. Ou também, se seguem buscando crédito em outras fontes, por exemplo. Vamos aprender mais sobre o seu funcionamento?

 

Dados de crédito: Conheça o momento do seu cliente

Começando pelo básico: uma ferramenta de Gestão de Carteira de clientes reúne informações integradas sobre empresas e seus sócios. Dados cadastrais, fiscais, ratings, restrições de crédito, consultas por outras companhias, entre outros, são analisados de forma automatizada, 24 horas por dia.

A partir deles, o sistema emite alertas diários sobre a situação da empresa monitorada e o risco apresentado por ela para novas negociações. Por exemplo: um dos seus clientes está atrasando pagamentos no mercado? Entrou com pedido de falência ou recuperação judicial? Ou, ainda, teve o CNPJ negativado em um birô de crédito? Você será notificado quando cada uma dessas alterações acontecer.

Por isso, o sistema é um grande aliado do empresário no processo de tomada de decisões de negócio. Ao facilitar o acompanhamento dos riscos e potencialidades de cada cliente, as chances de fraudes e prejuízos são diminuídas e todo o processo de gestão de vendas otimizado.

 

Um passo à frente na estratégia: como usar o sistema para melhorar as ações de cobrança?

O principal benefício do monitoramento de clientes é a possibilidade de ser informado com antecedência sobre as alterações do seu comprador no mercado. Por isso, é válido tanto para clientes consolidados, novos ou em potencial.

Sendo assim, a plataforma potencializa ações direcionadas de cobrança e recuperação de crédito: você conhece exatamente como está o comportamento de pagamentos dos seus clientes naquele período.

Desta forma, você pode utilizar os dados nos seguintes cenários, por exemplo:

 

 

  • Ações de prevenção à inadimplência:

 

Um dos seus clientes está com pagamentos em atraso em outras empresas. Qual a chance de deixar de cumprir os prazos de pagamento com você também?

Infelizmente, estamos passando por um momento de instabilidade econômica e muitas companhias estão com dificuldades de manter as contas em dia. Esse é o momento de estabelecer políticas de cobrança bem definidas, com foco no cumprimento dos acordos e recebimento do crédito cedido!

 

 

  • Recuperação de dívidas:

 

Suponha que um cliente está inadimplente com a sua empresa. Com o monitoramento da situação fiscal, você saberá se ele está devendo apenas para você ou para outras instituições.

Se a pendência é única, que tal entrar em contato e buscar um acordo para a resolução do débito? Mas se a situação é generalizada, alternativas como a negativação e notificações extrajudiciais talvez sejam a melhor escolha.

 

 

  • Cobrança ativa:

 

Seguir acompanhando mesmo os clientes inadimplentes pode ser fator decisivo para a recuperação da dívida! Uma empresa estava com diversas pendências no mercado mas começou a regularizá-las? Você será alertado pela plataforma! Invista na cobrança ativa e garanta o recebimento dos valores. Quem cobra primeiro, recebe primeiro!

 

Posso consultar as informações de cada cliente ou apenas receberei alertas?

Outro ponto a ser destacado sobre o sistema de Gerenciamento de Carteira é a otimização de recursos. Não só a sua empresa receberá alertas diários sobre os clientes cadastrados – você poderá consultar as informações quantas vezes precisar.

Desta forma, se você quer acompanhar a evolução da situação comercial do cliente durante um período, não precisará pagar por cada consulta individual. Além disso, terá acesso igualmente ilimitado a relatórios e gráficos para análise dos detalhes das alterações.

 

Quer aprimorar suas ações de cobrança com o Gerenciamento de Carteira?

Como vimos, a gestão efetiva e acompanhamento do comportamento de crédito de seus clientes podem ser uma boa forma de trazer mais agilidade e assertividade para as ações de cobrança!

Com o Gerenciamento de Carteira ACP, você tem acesso a todas as alterações dos seus clientes e parceiros, enviados diariamente em forma de alertas. É mais inteligência analítica para o seu negócio, impulsionando ações embasadas em dados qualificados!

Fale hoje mesmo com um de nossos consultores e saiba como sua empresa pode testar a plataforma gratuitamente por 20 dias. É só preencher o formulário disponível neste link e aguardar nosso contato!

 

Leia também os demais conteúdos da série:

 

Fonte: Boa Vista Serviços.

ACP

ACP

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.