Dando sequência à nossa série de conteúdos sobre Recuperação de Crédito, hoje esclarecemos uma dúvida bastante comum entre consumidores e empresários: apenas CPFs podem ser negativados? Ou também é possível notificar o cliente pessoa jurídica?

Além disso, trazemos algumas dicas para que você mantenha um bom relacionamento com o cliente durante o processo de cobrança, mas com efetividade e sucesso na recuperação do crédito cedido. Boa leitura!

Quer aprender mais sobre Recuperação de Crédito? Então leia também os conteúdos anteriores:

Negativação de Inadimplentes: Quais documentos podem ser utilizados?
Afinal, o que é Negativação? 6 perguntas frequentes sobre Registro de Inadimplentes

 

Cliente pessoa física ou jurídica? Ambos podem ser negativados

Apesar de mais comum, a negativação de CPFs não é a única modalidade de registro de inadimplência nos birôs de crédito. Quando há negociações entre duas empresas (B2B), a notificação é feita no CNPJ do cliente, sendo um dos meios para a recuperação do débito.

Ou seja, qualquer empresa credora poderá incluir tanto CPFs quanto CNPJs nos serviços de proteção ao crédito. A legislação permite o registro a partir de 1 dia de vencimento do título, mas esta é uma prática pouco recomendada. Afinal, o comprador pode apenas ter se esquecido de pagar a dívida na data correta, ou está passando por uma dificuldade temporária.

 

Quanto tempo preciso esperar até registrar a inadimplência?

Legalmente, não há um prazo mínimo estipulado para registro, apenas máximo. O empresário terá até 5 anos após o vencimento da dívida para negativar o cliente inadimplente.

Neste caso, o ideal é agir com prudência e buscar manter um bom relacionamento com o seu comprador. Nos dias seguintes ao vencimento do título, busque entrar em contato por e-mail ou telefone. Aqui, o objetivo é entender quais motivos levaram ao atraso no pagamento, mostrando que você está disposto a negociar.

Se as tentativas de contato não forem bem sucedidas, a recomendação é que, entre 5 e 10 dias, seja enviada ao cliente uma Carta Aviso, entregue pelos Correios no endereço informado na compra.

Sem o pagamento dentro de 10 dias, o cliente será efetivamente negativado, ou seja, ficará com o CPF ou CNPJ ‘sujo’ no mercado nacional. O prazo é padrão entre os birôs de crédito, e conhecido como período de hibernação da dívida.

 

Hibernação da Dívida: o que é e para que serve?

Hibernação da Dívida é o período de 10 dias entre o recebimento da notificação de registro da inadimplência, por parte do cliente, e a efetiva negativação do CPF ou CNPJ do devedor. É a partir dele que o nome da pessoa física ou empresa registrada por você aparecerá com restrição nas bases do Serviço Central de Proteção ao Crédito e birôs.

Durante o prazo, o inadimplente poderá regularizar ou negociar a situação sem penalização ao seu score. Em grande parte dos casos, é de interesse do cliente manter seu acesso ao crédito normalizado. Aproveite o interesse das duas partes em solucionar a dívida e aposte na cobrança ativa!

 

Leia também: “Negativação e Recuperação de Crédito: Como criar a estratégia de cobrança ideal?”

 

Importância do Registro de Inadimplentes para a sua empresa e o mercado

Ao registrar o nome de um cliente nos birôs de crédito, você estará oferecendo informações sobre a capacidade de pagamento dos CPFs e CNPJs inadimplentes. Desta forma, essas bases estarão cada vez mais atualizadas, impedindo que o comprador contraia dívidas em outras empresas.

Isso beneficia não somente o mercado, mas também o seu negócio. Ao fazer a análise de crédito de um novo cliente, é também nos birôs que você buscará informações para liberação da venda. O registro de inadimplência, é, assim, uma ação de cooperação mútua entre empresas de todo o Brasil, buscando tornar o acesso ao crédito mais seguro e assertivo.

 

Leia também: “Análise e Concessão de Crédito – Qual a importância dentro do Ciclo de Vendas?”

 

Além disso, a negativação é um incentivo para o cliente quitar o débito contraído com a sua empresa. O recebimento da carta aviso é um sinal de alerta – a inadimplência poderá levar a restrições ao crédito. E seu cliente sabe que, possivelmente, precisará dele novamente. Por isso, em grande parte dos casos, a pendência é resolvida a curto prazo – o comprador entende a necessidade de manter seu nome regularizado nos birôs.

 

Registre SCPC – Recupere seu dinheiro de forma mais rápida e eficiente!

Você sabia que mais de 50% dos clientes cadastrados por associados ACP no banco de dados do SCPC em 2020 pagaram o débito em até 22 dias? A taxa leva em consideração dívidas em atraso de até 30 dias após a data de vencimento. O dado reforça um dos principais conselhos dos especialistas em crédito da ACP – quanto mais cedo o registro for realizado, antes acontece a recuperação dos valores.

Não deixe a inadimplência afetar a saúde financeira do seu negócio. Envie uma Carta Registro aos seus clientes inadimplentes para iniciar uma negociação e comece a reaver o seu dinheiro hoje!
Preencha o formulário disponível neste link e conte com a experiência da equipe ACP para te ajudar!

 

Com este conteúdo, encerramos nossa série especial sobre Recuperação de Crédito e Negativação. Esperamos ter lhe ajudado a compreender mais sobre a importância e características do processo, e que você possa aplicá-lo na sua empresa com efetividade.

A partir da próxima semana, iniciamos uma nova sequência de matérias com foco na Política de Cobrança e como você poderá estruturá-la em seu negócio. Nos siga nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo – estamos no Facebook, InstagramLinkedIn!

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