Independente do seu ramo de atuação, uma coisa é certa: em tempos de crise, uma decisão de crédito precisa é a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua estratégia comercial.

Mas quais ferramentas podem garantir economia de tempo, controle de riscos de inadimplência e redução de custos futuros com ações de cobrança? A resposta: Consultas a CPF e CNPJ, com dados qualificados, e que o auxiliem a conhecer o seu cliente a fundo.

Entre os principais benefícios em consultar seus clientes PF e PJ antes da concessão de crédito estão:

  • Controle de riscos: Conhecer o comportamento de crédito do seu cliente evita vendas para aqueles com alta probabilidade de se tornarem devedores.
  • Economia de tempo: Por meio de plataforma específica e com acesso individual para a sua empresa, você terá acesso aos dados de forma rápida e prática. Assim, você garante mais segurança e eficiência em suas análises.
  • Redução de custos: Ao conhecer o histórico do comprador, você evita gastos futuros com ações de cobrança e falta de pagamento dos produtos ou serviços vendidos.
  • Vendas qualificadas: Dependendo do tipo de consulta realizada, você poderá ter acesso a sugestões de valores de parcelas adequadas ao risco de cada cliente. Ou também, a análises financeiras sobre empresas e seu quadro societário. Assim, você poderá conceder crédito de forma personalizada e assertiva.

 

Ter esse tipo de segurança nas negociações se torna ainda mais importante em tempos de recessão econômica e crescimento da inadimplência. Por isso, te explicamos a seguir as principais características destes tipos de análise de crédito e qual sua importância para a definição do melhor negócio para sua empresa.

 

Inadimplência total cresceu no início de 2021

Após um ciclo de quedas iniciado em junho de 2020, a taxa de inadimplência geral, especialmente de pessoas físicas, cresceu neste começo de ano. Segundo Nota de Crédito divulgada pelo Banco Central no final de março, a porcentagem subiu de 2,1% para 2,3%, com a taxa específica para pessoas físicas se mantendo em 4,13%.

Segundo avaliação da Boa Vista SCPC, a inadimplência deve ser ainda mais pressionada pelo fim dos programas de postergação e renegociação de dívidas oferecidos pelos bancos. Além disso, mesmo com o retorno do auxílio emergencial, o número de beneficiários, bem como o valor pago, será bem menor do que no ano passado.

Por isso, estar preparado para conceder crédito de forma segura é ainda mais essencial neste momento. Não apenas para conhecer bem o seu cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, mas para evitar gastos e dores de cabeça com cobranças posteriormente.

Consultas a CPFs: Como avaliar o cliente Pessoa Física?

Imagine o seguinte cenário: Um novo cliente chegou ao seu estabelecimento e quer adquirir um produto ou serviço com pagamento a prazo. Nesse processo, você depositará sua confiança na quitação da dívida por parte do comprador.

Mas apenas a crença na boa-fé do cliente não é suficiente para tomar decisões com segurança. Cada empresário deve estar preparado para entender quando e de que forma a venda deve ser liberada. Afinal, em caso de inadimplência, o impacto cairá sobre o seu negócio, exigindo ações de recuperação de crédito.

Então como tomar uma decisão assertiva nesse caso? O primeiro passo é conhecer a situação econômica atual e histórica do cliente em questão. Com informações completas e inteligentes você poderá saber se ele tem alguma restrição nos birôs de crédito. Entre elas: pendências em pagamentos, protestos e dados comportamentais do consumidor no mercado.

Consultas a CPFs podem, ainda, trazer avaliação do score de crédito, indicando, por meio de pontuação, qual a chance do cliente se tornar inadimplente no futuro. De acordo com o tipo de consulta, você ainda terá acesso a recomendações de valor máximo de parcelas, além do potencial de compra para cada pessoa pesquisada.

Tendo acesso a esses dados, você poderá tomar decisões de crédito com mais segurança e vender mais. Isso porque, com a queda da taxa de inadimplência no seu negócio, você terá maior controle na entrada de valores recebidos e conseguirá conceder crédito de forma constante. Assim, você mantém a saúde financeira da sua empresa mesmo em momentos de crise.

 

Negociações B2B: Conheça seus clientes PJ

Se a sua empresa está focada em negociações com outras companhias, seja como prestadora de serviço ou de produtos, conhecer bem o cliente é igualmente importante. Mas nestes casos, o número de informações analisadas, bem como o ticket médio mais elevado, exigem ainda mais atenção de quem consulta.

É necessário compreender qual o perfil do seu cliente, de forma rápida, segura, e buscando o melhor negócio para a sua empresa. Por isso, consultas CNPJ trazem uma gama de dados mais aprofundada, indo desde informações cadastrais básicas (razão social, nome fantasia, inscrição estadual), até avaliações de risco.

Além disso, você poderá realizar pesquisas sobre o quadro societário, com informações de pendências financeiras de administradores, sócios e acionistas. Desta forma, você poderá analisar, com precisão, se a negociação é vantajosa ou não para o seu negócio – e fundamentado por dados, não achismos.

Leia também:Análise e Concessão de Crédito – Qual a importância dentro do Ciclo de Vendas?

Como posso realizar consultas CPF e CNPJ?

O acesso a esses dados acontece por meio de contratação de um serviço de consultas. Geralmente o valor é unitário, sendo mais vantajoso para o empresário se forem feitas em lotes – ou seja, mais de uma por vez. É importante entender, ainda, que quanto mais completa, maior será o valor cobrado por ela. Por isso, contar com o auxílio de um consultor para entender qual pacote se encaixa melhor às suas necessidades é ideal.

Na ACP, contamos com duas soluções de consultas CPF e CNPJ – as famílias ACERTA, voltada para pessoas físicas, e DEFINE (pessoas jurídicas). Ao adquirir um destes serviços, você receberá um login e senha de acesso à plataforma Boa Vista SCPC, um dos principais birôs de crédito do país e nosso parceiro.

O sistema de consulta oferece informações detalhadas sobre a situação de cada consumidor a nível nacional. Quando esse apresentar alto ou altíssimo risco, você poderá se precaver contra uma possível inadimplência. Mas não se esqueça: mesmo com o acesso aos dados, a decisão final de conceder ou não crédito será sempre sua!

 

Quer conhecer mais sobre estas soluções? Preencha o formulário abaixo para falar com um consultor!


 

Fontes: Boa Vista SCPC.

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.