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Seja qual for o segmento da sua empresa, certamente em algum momento você precisará de um serviço de proteção ao crédito – ou até mesmo já os utiliza no dia-a-dia.

 

Mais do que oferecer informações sobre a situação de um cliente no mercado, os birôs trazem mais segurança às negociações e auxiliam os empreendedores em casos de inadimplência e controle das finanças.

 

Quer conhecer as particularidades destes serviços e como a sua empresa pode se beneficiar deles? Então confira as principais perguntas e respostas sobre o tema a seguir!  

 

 

1. O que faz um Serviço de Proteção ao Crédito?

 

Um Serviço de Proteção ao Crédito, também comumente conhecido como “birô de crédito”, registra e armazena informações sobre o comportamento de crédito de consumidores e empresas para o mercado.

 

Em suma, é um banco de dados abastecido por fontes públicas e privadas – lojas, bancos, financeiras, prestadores de serviços continuados, entre outras. Os birôs, como gestores destas informações, também as disponibilizam para empresas de todo Brasil, que podem utilizá-las para negociar com mais segurança.

 

 

2. Afinal, os birôs de crédito são todos iguais? 

 

A resposta é não! Atualmente, são 4 as empresas que controlam os principais birôs de créditos do Brasil – Boa Vista Serviços, Serasa, SPC e Quod. Todas são regulamentadas pelo Banco Central.

As instituições não têm ligação comercial e suas informações não são compartilhadas entre si. Ou seja, você poderá encontrar dados diferentes em consultas realizadas em cada um dos birôs. Ou, também, negativar um cliente em todos eles ao mesmo tempo. 

 

 

3. Quais as principais frentes de atuação dos serviços de proteção ao crédito?

 

Atualmente, os birôs de crédito fortaleceram sua posição como empresas de inteligência de mercado e analítica, oferecendo diversos serviços para os empreendedores. Podemos destacar, entre as muitas soluções ofertadas:

 

 

  • Análise de Crédito: 

Quando um novo cliente procura a sua empresa para realizar uma compra ou contratar um serviço, você concede crédito apenas na confiança? Para vender com mais segurança, você precisa conhecer o histórico do comprador

 

É aí que entram as soluções de análise de crédito oferecidas pelos birôs. Eles disponibilizam relatórios completos com dados cadastrais, dívidas registradas em nome do cliente, avaliação do risco de inadimplência, Score, entre outros dados essenciais. 

 

Assim, você terá informações em mãos para decidir se aprova ou não a venda e define as melhores condições (taxa de juros, parcelas e limites). 

 

 

  • Notificação de clientes inadimplentes e Negativação:

Sua empresa vende a prazo? Então você provavelmente já teve que lidar com casos de clientes inadimplentes! E esse cenário, dependendo da escala, pode ser extremamente prejudicial para o seu fluxo de caixa.

 

Nesses casos, você pode registrar o débito e dados do cliente nos birôs de crédito! O inadimplente receberá uma notificação e, caso não pague a dívida em até 10 dias, seu CPF ou CNPJ será negativado. Ou seja, o registro ficará exposto para todo o mercado e o cliente ficará com o “nome sujo” na praça. 

 

Essa ação é uma importante forma de estimular o seu cliente inadimplente a renegociar seus débitos. Ganha a empresa, que pode reaver o valor da dívida, e o cliente, que pode regularizar suas pendências. 

 

Você também pode se interessar:6 perguntas frequentes sobre Registro de Inadimplentes

 

 

  • Cadastro Positivo:

Regulamentado pela Lei 12.414/2011, o Cadastro Positivo é “currículo financeiro” de pessoas físicas e jurídicas. Assim, ele permite uma visão completa do histórico e pontualidade de pagamentos de consumidores e empresas – e não apenas o que podem estar devendo.

 

De acordo com a legislação, os birôs de crédito são responsáveis pela gestão do banco de dados, oferecendo um sistema seguro para gerenciamento e consultas às informações. Além disso, a Lei prevê a inclusão automática de todos os CPFs e CNPJs na base. Ou seja, não depende da autorização prévia do cliente – como já acontece com as negativações e protestos.

 

Quer conhecer mais sobre o tema? Então confira este conteúdo: “Cadastro Positivo no Brasil – Quais os efeitos no mercado de crédito?

 

 

4. Como contrato os serviços de um birô de crédito para a minha empresa?

 

Para usar os serviços de proteção ao crédito – sejam consultas para análise de crédito ou negativações – você precisará de um contrato com o birô de preferência. 

Os serviços são acessados a partir de plataforma própria, com um login e senha únicos para uso da sua empresa. O cadastro é feito a partir de informações como o nome da companhia, CNPJ, ramo de atividades, entre outras.

Na ACP, contamos com todo o catálogo de soluções da Boa Vista Serviços e um time de especialistas preparados para te auxiliar na escolha! Clique aqui para conhecer algumas de nossas opções!

A Boa Vista é a administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), banco de dados a nível nacional parceiro da ACP. Criado em 1955, auxilia milhares de empresários de todo o país em suas transações comerciais. 

 

5. Minha empresa pode contratar mais de um serviço de proteção ao crédito?

 

A resposta é sim! Como explicamos, as bases de dados dos birôs não são compartilhadas entre si. Ou seja, quanto mais bases você utilizar, mais informações você terá à disposição para embasar suas decisões comerciais. 

 

Do ponto de vista das negativações, o mesmo é válido – você poderá registrar a inadimplência dos seus clientes em todos os serviços ao mesmo tempo. Mas lembre-se: após o pagamento da dívida, você deve excluir todos os registros relacionados em até 5 dias úteis. Este é um direito do consumidor!

 

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Referências: Boa Vista Serviços.

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