Skip to main content

Todos os anos, o período de inverno é marcado pelo aumento de casos de doenças respiratórias na população. Após o início da pandemia da covid-19, a situação tornou-se ainda mais delicada. A taxa de transmissão aumentou muito, e não se trata apenas do novo coronavírus.

Isso impacta todos os setores: família, escola e, claro, trabalho. Como as empresas estão agindo em relação ao problema? A seguir, trazemos algumas orientações que podem auxiliar o empresário e reduzir possíveis transtornos.

 

Orientação – Cuidados

 

            Grande parte das empresas já possui orientações direcionadas ao seu corpo de colaboradores visando a redução na transmissão de doenças respiratórias. Porém, não é demais lembrar algumas regras de etiqueta que vieram para ficar:

 

– Lavar bem as mãos;

– Fazer uso de álcool em gel;

– Evitar aglomerações em ambiente de trabalho;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– Recomendar o uso de máscara, especialmente em ambientes fechados;

– Evitar compartilhar objetos de uso pessoal;

– Manter-se hidratado e com uma alimentação saudável;

– Manter a limpeza do ambiente de trabalho em dia;

 

            É importante manter essas orientações e outras que sejam pertinentes a cada empresa devidamente comunicadas aos colaboradores por meio de ferramentas como cartazes, e-mail, avisos na intranet ou pop-ups.

 

E no caso de doenças?

 

            Por mais que os cuidados expostos acima sejam tomados, o clima mais frio vai ocasionar doenças respiratórias entre os funcionários. Por isso, é necessário ter uma política transparente no que diz respeito ao assunto.

Entre as orientações mais importantes, podemos considerar:

 

Testagem

 

Desde o início da pandemia da covid-19, essa é, sem dúvida, a primeira ação que passa pela mente de quem está com sintomas de resfriado. Oriente sua equipe para proceder com o teste de antígeno ou PCR em local de confiança.

 

Home Office ou Atestado

 

Independente do resultado do teste, é preciso observar o quadro clínico do colaborador. Nessa época, os atestados médicos são mais comuns e, caso haja um resultado positivo para covid-19, a orientação das autoridades em saúde é o isolamento. Ou seja, se estiver em condições, o colaborador pode permanecer durante o período em home office.

 

Orientações

 

            Lembre-se que este é um momento de muitas dúvidas para o colaborador. Portanto, mantenha-o munido de orientações e informações. Também pratique a empatia: demonstre interesse em perguntar se o funcionário se sente bem, se precisa de ajuda, etc.

 

Retorno

 

Em caso de atestado médico, quando o colaborador retornar, é momento de situá-lo nas últimas ações que podem impactar seu desempenho. O apoio da equipe é essencial.

 

Plano de Saúde

Uma ação importantíssima para toda empresa é oferecer um Plano de Saúde que seja condizente com o cuidado que a organização tem com seus colaboradores.

Dê preferência ao plano que tenha uma grande rede médica e de exames, além de orientações para os funcionários não apenas sobre doenças respiratórias, mas também sobre outras doenças e síndromes.

 

Para os associados à Associação Comercial do Paraná, a Unimed Curitiba tem condições diferenciadas e atenção completa aos seus colaboradores. Clique aqui e conheça mais.

Cuide da sua equipe!

ACP

ACP