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Sabemos que a análise de crédito de um cliente nem sempre é tarefa simples: como reunir informações de risco financeiros, dados cadastrais e tomar a melhor decisão sobre a aprovação ou não da venda? Ou, ainda, qual limite conceder para cada comprador? Neste processo, um Motor de Crédito podem ser um grande aliado do empreendedor.

Reunindo a política de vendas da sua empresa, somada a dados de birôs de crédito, a ferramenta permite liberar crédito em poucos segundos, de forma assertiva.

Assim, você ganha mais agilidade e eficiência operacional, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança das suas decisões. Conheça mais sobre essa ferramenta a seguir!

 

 

O que é um Motor de Crédito?

 

O Motor de Crédito é uma das tecnologias de integração entre sistema de vendas e as bases de dados dos birôs de crédito. Ou seja, ele pode ser adicionado ou “plugado” no sistema ERP da sua empresa, trazendo muito mais agilidade para a concessão de crédito.

 

A ferramenta reúne informações de fontes diversas, tanto das suas próprias vendas quanto dados do mercado e Receita Federal. Assim, ela permite a análise do cliente consultado, comparando o seu perfil de risco com o de compradores anteriores e seus dados restritivos e cadastrais. 

 

No final, você recebe uma sugestão sobre a aprovação ou não da venda, em poucos segundos e dentro da própria plataforma da sua loja ou empresa. Em épocas de grande movimento no comércio, essa agilidade é essencial para a experiência de compra do cliente.

 

 

Integração com Birôs de Crédito

 

Além das informações do seu próprio sistema de vendas, os motores de crédito também oferecem a opção de conexão de birôs de crédito ao sistema

 

Por exemplo: você poderá configurar a ferramenta para analisar o histórico de pagamento de um dos seus clientes (dados presentes na própria base). Some as informações de um ou mais birôs contratados pela sua empresa e você terá um panorama ainda mais completo sobre o cliente pesquisado!

 

Como os birôs de crédito nacionais têm bases de dados próprias e não compartilhadas entre si, o motor de crédito trará informações de todos, comparando e demonstrando o caminho mais indicado para a negociação. Mas atenção: você precisa ter um contrato com cada birô de crédito que pretende consultar para que os dados sejam enviados ao motor!

 

 

Personalização de regras e políticas para aprovação de crédito

 

Outro aspecto muito interessante do motor de crédito é a liberdade de escolha entre regras e políticas de aprovação de crédito. De forma simplificada, são os critérios e características de um cliente que serão “ensinadas” ao sistema, demonstrando qual perfil de negociação deve ser aprovado ou não.

 

Quando o documento do cliente (seja um CPF ou CNPJ) é pesquisado, a ferramenta automaticamente dará início a um fluxo de análise. Com base nas informações disponíveis sobre o comprador, o sistema verifica se elas se enquadram em um perfil com potencial para aprovação ou se deve ser analisado com maior cuidado.

 

Por exemplo: você poderá definir se o cliente pode ou não ter restrições no momento da compra, sua faixa de score, número de consultas realizadas para aquele mesmo documento, etc. O próprio motor se encarrega de coletar e processar essas informações e devolver uma recomendação – “aprova”, “reprova” ou “revisão manual”.

 

É importante lembrar, também, que, além da configuração do sistema, a definição de uma boa política de crédito é essencial para a saúde financeira de um negócio!

 

As empresas que trabalham com concessão de crédito possuem clientes de diversos perfis. Alguns são ótimos pagadores e possuem um excelente score. Outros, têm dificuldade para manter as contas em dia. Assim, a política de crédito é importante para assegurar que a empresa irá receber, futuramente, o crédito que concedeu – contribuindo para o aumento no volume de vendas, mas, especialmente, para a diminuição do risco de inadimplência.

 

Se você quer aprender como estruturar a política de crédito da sua empresa, não deixe de conferir este conteúdo do nosso blog!

 

 

Mesa de Decisão

 

Dependendo do serviço de motor de crédito contratado pela sua empresa, você poderá, ainda, contar com uma Mesa de Decisão para melhorar a assertividade das suas negociações.

 

A “Mesa de Decisão” ou “Mesa de Crédito” é acionada quando o crédito é negado a um cliente ou quando o sistema indica uma análise mais aprofundada. Nesta funcionalidade adicional, as informações do comprador são analisadas manualmente por um time de especialistas da própria empresa fornecedora do motor de crédito. 

 

Ao assinar a contratação do motor, verifique a disponibilidade da Mesa de Decisão, sua inclusão ou não no pacote contratado, além da quantidade de revisões manuais previstas por mês.

 

 

Maior controle e padronização das decisões

 

Para empresas que têm mais de uma unidade, o motor de crédito também é uma ótima ferramenta para padronização das decisões de venda. 

 

Com a fixação das regras e parâmetros para liberação de compras, é possível aplicar as mesmas regras em todas as lojas, por exemplo. Além disso, você poderá, ainda, definir limites de crédito de acordo com o risco de cada perfil de cliente. 

 

 

Como contratar um Motor de Crédito?

 

Atualmente, várias empresas de soluções financeiras e big data oferecem ferramentas de decisão de crédito. Esses sistemas geralmente são de fácil instalação na plataforma da sua empresa, por meio de integração de dados via API.

 

Reforçamos, ainda, que se você pretende ter os dados de birôs de crédito presentes no seu motor de decisão, um pacote de consultas deverá ser contratado previamente. No Brasil, são 4 os principais bancos de informações sobre consumidores e empresas: Boa Vista, Serasa, SPC e Quod. Verifique quais deles oferecem conexão aos motores de crédito e quais as etapas necessárias para essa implementação. 

 

 

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