Quem é empresário sabe muito bem que, com o passar dos tempos, os processos de gestão estão cada vez mais intuitivos, o que facilita – e muito – o dia a dia de quem já possui tantas tarefas a fazer. Seguindo essa premissa, diversos sistemas de gestão on-line são ofertados no mercado para as mais diversas funcionalidades.

Porém, o micro e pequeno empresário, que constitui a esmagadora maioria do número de empreendedores do Brasil – são 99% do total de negócios abertos – ainda tem certa resistência a adquirir um sistema on-line que gerencie todos os seus processos. 

Aqui, fica a pergunta: afinal, vale a pena investir em um sistema?

 

O que é

Mais conhecido no mercado como sistema ERP – Planejamento dos Recursos da Empresa, o software gerencia diariamente as tarefas, desde o administrativo até o operacional. Muitos empreendedores têm receio de investir num sistema como esse, seja pelo receio com a adaptação ou pela questão financeira. Porém, temos uma boa notícia: esses sistemas estão se adequando cada vez mais à realidade das micro e pequenas empresas, afinal, elas são as responsáveis pela grande maioria dos empregos gerados no país.

O ERP é dividido em vários módulos integrados, onde cada um é responsável por um setor da empresa, como vendas, financeiro, administrativo, entre outros. 

A seguir, vamos mostrar por que essa parcela tão grande das empresas deveria aderir a um sistema de gestão on-line (ERP). Acompanhe!

 

Um só sistema

 

Existem plataformas no mercado voltadas para diferentes áreas da empresa. Além do investimento alto, o empreendedor, muitas vezes, acaba se perdendo diante de tantas funcionalidades em dispositivos diferentes. 

Por isso, ao invés de investir em um software para cada ação, o ideal é aproveitar os benefícios do ERP, que administra vendas, compras, contabilidade, frente de caixa, entre outros aspectos. 

 

 

  • Controle

 

Qual empresário não gosta de ter o controle dos seus negócios para ficar mais tranquilo? Com um sistema ERP, é possível ter tudo na palma da mão, onde quiser, com suporte 14 horas por dia. 

 

 

  • Tempo para empreender

 

Graças à automatização de processos, o empresário tem mais tempo para empreender, pensar em estratégias, fazer networking e, consequentemente, desenvolver mais a empresa. 

Um bom exemplo é examinar como as vendas estão, podendo identificar quando algum produto não está se saindo muito bem no mercado. Em casos como esse, é possível desenvolver um novo plano sem se preocupar com tarefas corriqueiras.

 

 

  • Redução de custos

 

Com um só sistema, a redução de custos já se inicia com a contratação de desenvolvedores. Além disso, não há mais necessidade de gastar e guardar inúmeros papéis.

 

 

  • Agilidade

 

A modernização constante dos sistemas traz agilidade e torna mais fácil realizar o fechamento contábil com os dados já integrados. 

 

 

  • Emissão de Notas Fiscais

 

Outro ponto essencial é a emissão da NF-e diretamente no sistema, que já fica devidamente armazenada no local e diminui drasticamente o risco de possíveis erros. Ainda é possível reduzir custos com a emissão.

Além da NF-e, é muito fácil emitir outros documentos fiscais, como CT-e, MDF-e, entre outros.

 

 

  • Armazenamento 

 

Muitas vezes, o sistema funciona na nuvem, ou seja, a sua utilização já se inicia sem a necessidade de instalação. O armazenamento de dados garantido é eficaz contra a perda de dados e notas fiscais elaboradas ao longo dos anos.

 

 

  • Acesso para contador

 

Toda empresa precisa ter um bom contador. E tenha certeza de que ele irá agradecer por contar com acesso garantido do sistema para si, com todas as informações necessárias para fechamento, envio de documentos à Receita, entre outras ações de controladoria.

Nós, da ACP, indicamos a utilização de ERP pelas suas várias funcionalidades, como mostramos acima. Que tal conhecer o sistema que é sucesso entre nossos associados com um teste grátis de 7 dias?

 

Basta clicar aqui e entrar em contato conosco para mais informações!

 

Fonte: Ministério da Economia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.