Como você realiza as consultas de análise de crédito da sua empresa atualmente? Saiba que este processo pode ser muito mais ágil através de integrações entre as bases de dados dos birôs de crédito e o seu sistema de CRM e vendas. São as chamadas “Consultas via String”.
A seguir, você conhece mais sobre essa modalidade de consulta e como implementá-la em seus processos.
Como funciona um sistema de String de Dados?
“Uma string de dados é uma das formas de realizar integrações de sistemas. Ela nada mais é do que a transação de informações entre a base de um birô de crédito e a plataforma utilizada pela empresa”, explica Gabrielle Panisson, integrante da equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Associação Comercial do Paraná.
Este processo digital permite que os dados do cliente consultado (CPF ou CNPJ) sejam enviados ao servidor do birô, que devolve, em poucos segundos, o relatório de crédito do comprador. As informações são exibidas dentro da plataforma de escolha da empresa – seja um sistema de CRM e vendas, controle financeiro, entre outros.
Desta forma, a integração elimina a necessidade de acesso externo às consultas – no site do birô de crédito, por exemplo. Elas poderão ser visualizadas na mesma interface já utilizada pela empresa, caso haja compatibilidade técnica.
Quais os principais benefícios das Consultas via String?
“Quem se acostuma com a facilidade da integração dificilmente volta a realizar consultas individuais novamente. Afinal, a empresa tem, a seu dispor, uma estrutura automatizada e totalmente voltada para a realização das análises, trazendo muito mais agilidade para a sua operação”, destaca Gabrielle.
A seguir, listamos alguns benefícios apontados pela profissional:
Mais agilidade no dia-a-dia
Muitas empresas utilizam sistemas de vendas e CRM próprios, nos quais reúnem informações sobre os seus clientes. Com as consultas via string, é possível analisar a situação de crédito do seu comprador dentro desta mesma plataforma.
No momento do cadastro de um novo cliente, sua equipe pode ter acesso aos dados de birôs de crédito sobre o CPF ou CNPJ registrado. Isto dentro da mesma interface e sem precisar acessar o site/plataforma do seu prestador de serviços de crédito separadamente. Com isso, terá mais agilidade no processo de venda.
Realização de consultas em lote
Se a sua empresa precisa realizar um grande volume de consultas de crédito no mesmo dia, as soluções de integração podem ser uma ótima alternativa.
Através delas, você poderá enviar um lote com os CPFs ou CNPJs que deseja consultar, de uma só vez. Assim, você obtém os relatórios de crédito de todos os clientes, de forma mais prática e ágil.
Você também pode utilizar essa funcionalidade para realizar análises de crédito de clientes recorrentes, avaliando a saúde financeira e inclusões de restritivos de forma periódica. Por exemplo: seus compradores se tornaram inadimplentes desde o último ciclo de negociação? Você poderá conhecer estas pendências antes de fechar uma nova venda.
Logins separados para consultas via web ou integração
Se a sua empresa deseja utilizar as consultas via string e mesmo assim manter o acesso através do site do birô de crédito, você pode manter senhas e usuários separados.
Por exemplo: se há um grande número de clientes a analisar, você poderá optar pela consulta em lote através da integração de sistemas. Mas se está atendendo um cliente no ponto de venda, pode optar pelo acesso via site ou aplicativo do seu birô.
Para além da praticidade de acesso aos relatórios na plataforma de escolha, você ainda tem controle total sobre o registro das consultas, podendo identificar qual usuário realizou a ação através do login utilizado.
Liberdade de escolha entre modelos de consulta
No início do processo de integração entre a sua plataforma de vendas e a base de dados dos birôs de crédito, sua empresa deverá definir quais consultas quer incluir no sistema. Não há número máximo de escolhas, que podem abranger tanto consultas a CPFs quanto CNPJs. A decisão é sua!
Realizada a integração, os modelos de consultas escolhidos estarão disponíveis para uso na sua plataforma. Se a venda exigir mais informações sobre o seu cliente, opte por um relatório mais completo, como as consultas do Cadastro Positivo, por exemplo.
Passo a passo para integração de consultas via string
Para realizar uma integração entre o sistema de vendas/financeiro da sua empresa e as bases de dados, você deverá se atentar às seguintes etapas:
- Se você ainda não conta com os serviços de um Birô de Crédito, o primeiro passo é contratar um deles, escolhendo as consultas que melhor atendem às suas necessidades comerciais. Se você negocia com pessoas físicas, poderá contar com a análise de CPFs. Caso venda para outras empresas (pessoas jurídicas), as consultas serão realizadas através do CNPJ do comprador.
- Com o contrato fechado, sua empresa deve solicitar ao consultor do birô os “Layouts” e arquivos digitais necessários para realizar a integração. Neste momento, você deverá escolher quais tipos de consultas de crédito quer integrar ao seu sistema: para cada um deles, há um Layout específico.
- Para realização da integração, você precisará do apoio de um programador ou profissional da área de TI. Ele receberá orientações técnicas da empresa de birô de crédito para a implementação correta da transmissão/string de dados.
- Durante o processo de integração, a sua empresa receberá, gratuitamente, consultas-teste, que serão realizadas durante a configuração do sistema. O número varia de acordo com o birô de crédito contratado.
- Após a homologação/aprovação da integração entre os sistemas, você receberá as credenciais de acesso e poderá iniciar a utilização das consultas via string.
Precisa consultar o histórico de crédito dos seus clientes?
A ACP e a Boa Vista SCPC oferecem um portfólio completo de consultas de crédito tanto para clientes pessoa física quanto jurídicas.
Nossa base conta com dados de mais 350 milhões de consumidores e empresas de todo país. Assim, disponibilizamos relatórios restritivos, cadastrais, de comportamento creditício e avaliação de risco, trazendo mais segurança para suas negociações. As informações podem ser acessadas via site, integrações de sistemas ou pelo aplicativo ACP SCPC.
Quer saber mais? Acesse este link ou entre em contato através do (41) 3320-2929 e conheça todas as nossas soluções em Análise e Concessão de Crédito!
Leia também: “Como fazer a automação de processos financeiros para PMEs?”
Referências: Cedro Tech.