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Você já parou para pensar no número de fornecedores necessários para as operações da sua empresa? O conjunto de todos é conhecido como “Cadeia de Suprimentos”.

 

Mas se algo de imprevisto acontece neste sistema, como você age? Os impactos negativos atingem não só a produção, mas também o relacionamento com o seu consumidor final!

 

Confira, a seguir, como você pode aprimorar o gerenciamento dos seus fornecedores e antecipar riscos. 

 

 

 

Cadeia de suprimentos

 

A Cadeia de Suprimentos se refere aos processos e aos diversos caminhos pelos quais passam os produtos, desde a retirada da matéria-prima até a entrega. Ou seja, vai dos insumos aos produtos, transporte, venda e distribuição aos clientes. 

 

E se tratando de vários processos complexos, eles precisam estar muito bem alinhados para evitar problemas na produção/prestação de serviço. Desta forma, podemos dizer que a Cadeia de Suprimentos é dividida nas seguintes etapas:

 

  • Compra de matéria-prima: Prevê a aquisição de todos os insumos necessários para a fabricação de um produto ou prestação de serviço e, até mesmo, o maquinário para tal. 

 

  • Gerenciamento de estoque: Existe algum período do ano em que o seu produto é mais comercializado? Estar atento à sazonalidade é muito importante para detectar possíveis lacunas em seu estoque e na distribuição.

 

  • Planejamento de logística: Todo o caminho realizado entre a empresa e seu cliente. Pode contar com fornecedores externos (uma empresa transportadora ou os Correios, por exemplo), como também pode ser executada pela sua própria equipe.

 

  • Gestão do produto: Aqui, o objetivo é otimizar a produção, entregando produtos e serviços cada vez mais adequados ao desejo do cliente. Se o seu comprador ficar insatisfeito com um item, você poderá mudar a matéria-prima, por exemplo. O mesmo é válido se o produto precisar de maior durabilidade ou um melhor design – o processo de evolução deve ser constante!     

 

 

 

Como a gestão da Cadeia de Suprimentos pode impactar no seu negócio?

 

Com todos os aspectos citados anteriormente, podemos pontuar como impactos positivos de um bom gerenciamento da Cadeia de Suprimentos:

 

  • Menor risco de descontinuidade da produção – por falta de insumos ou prestação de serviços terceirizados, por exemplo;
  • Diminuição de desperdícios – fruto da escolha de fornecedores qualificados e processos de gestão alinhados;
  • Aumento na qualidade dos produtos/serviços entregues;
  • Redução de custos logísticos.

 

Como você pode ter percebido, as responsabilidades e impactos são tanto internos quanto externos à empresa. Por isso, uma análise completa do processo de produção é sempre recomendada: é preciso encontrar pontos de fragilidade e dados importantes de cada fase.

 

Assim, você poderá estabelecer critérios e parâmetros em toda linha de produção e distribuição – quais os prazos ideais, quantidade de itens entregues, custos, entre outros.

 

 

 

Não perca a satisfação do cliente de vista

 

O gerenciamento correto da Cadeia de Suprimentos pode contribuir (e muito) para aumentar o nível de satisfação de um cliente com a sua empresa. 

 

Se todas as etapas de produção e logística funcionarem com precisão, você poderá cumprir prazos e contratos com maior segurança. Por exemplo: você pode garantir a entrega de um produto/serviço dentro das especificações previstas pelo comprador, no prazo que ele precisa.

 

Mais do que produtos ou serviços, você trará uma experiência de valor ao seu comprador, nutrindo uma relação comercial muito vantajosa a médio e longo prazo!  

 

 

 

O monitoramento de fornecedores pode te auxiliar!

 

Nenhum empreendedor quer ter ciência de um problema apenas após ele acontecer, certo? É preciso pensar à frente e ter estratégias bem estabelecidas para agir de forma segura, independente do cenário!

 

Na gestão da cadeia de suprimentos não é diferente. O ideal é acompanhar o comportamento dos seus fornecedores no mercado. Assim, se eles estiverem passando por momentos de instabilidade financeira ou apresentarem cenários que possam ser prejudiciais à sua empresa, você poderá se preparar.

 

Isso é possível através de ferramentas voltadas especificamente para o monitoramento cadastral e fiscal de empresas. Com elas, você pode acompanhar todas as alterações de crédito dos seus fornecedores, com dados integrados sobre a companhia e seus sócios.

 

Entre os dados analisados de forma automatizada, estão:

 

  • Protestos, ações cíveis, recuperações judiciais e falências;
  • Cheques sem fundo, pendências e restrições financeiras;
  • Situação do CNPJ, razão social e inscrição estadual;
  • Sócios, administradores e participações em outras empresas, entre outros.

 

Assim, você permanece atento às informações e mudanças de comportamento de seus fornecedores no mercado – uma tarefa indispensável para garantir a segurança da sua produção e vendas!

 

 

 

Como contratar uma ferramenta de monitoramento de empresas?

 

Os sistemas de gerenciamento de carteira de clientes são plataformas de inteligência analítica. A partir de dados dos birôs de crédito e comportamento de pagamentos, são capazes de oferecer relatórios sobre a saúde financeira da sua empresa e compradores.

 

Com o Gerenciamento de Carteira, da ACP/Boa Vista, você poderá compreender qual negociação pode ser prejudicial à sua empresa. A partir de relatórios e gráficos ilustrativos, a ferramenta exibe o risco geral das suas operações, além de um histórico dos últimos 12 meses.

 

Se você quer saber mais sobre a ferramenta, basta preencher o formulário deste link e aguardar o contato de um consultor. 

 

Leia também:Como escolher fornecedores para sua loja?

Referências: CargOn, uMov.me, Pipefy.

ACP

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