Sua empresa tem clientes inadimplentes mas você ainda tem dúvida sobre como recuperar a dívida? Uma boa alternativa é contratar os serviços de um birô de crédito, no qual você poderá registrar os dados do devedor e iniciar o processo de cobrança com segurança e agilidade!
Quer aprender mais sobre o processo de cobrança de dívidas? Então acompanhe também os conteúdos anteriores da nossa série:
- Como definir uma Política de Cobrança para a minha empresa?
- Carta de Cobrança e Notificações Extrajudiciais são ações jurídicas? Quando são indicadas?
Neste texto explicamos como funcionam as plataformas dos birôs de crédito e como filiar a sua empresa ao Serviço Central de Proteção ao Crédito. Além disso, esclarecemos quais os direitos e deveres do empresário tanto na inclusão quanto na exclusão de clientes da base de negativados. Boa leitura!
O que é um Birô de Crédito?
Um birô de crédito é uma empresa que registra e disponibiliza informações sobre o comportamento de crédito de pessoas físicas e jurídicas para outras companhias. Em suma, é um grande banco de dados, abastecido por fontes públicas e privadas – lojas, bancos, prestadoras de serviços continuados (água, luz, telefone), entre outras.
Desta forma, o birô de crédito reúne estas informações em forma de scores e análises, que auxiliarão a sua empresa no processo de concessão de crédito. Seu cliente tem dívidas em atraso ou está com o CPF/CNPJ negativado? Ou tem um bom histórico de pagamentos? Esses aspectos poderão ser conhecidos a partir de uma consulta ao banco de dados.
Da mesma forma, os birôs oferecem às empresas cadastradas a possibilidade de negativar e registrar dívidas de clientes inadimplentes. Ao cadastrar a pendência de um cliente, você oferecerá informações ao mercado sobre a capacidade de pagamento do comprador. E, assim, contribuirá para que as bases de dados estejam cada vez mais atualizadas e a concessão de crédito, como um todo, seja mais segura.
Como funciona o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC)?
O SCPC é o banco de dados financeiros da Boa Vista Serviços, birô de crédito parceiro da ACP. Criado em 1955, o serviço auxilia milhares de empresários de todo o país em suas transações comerciais. Ele não deve ser confundido com o SPC, plataforma de dados controlada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). As duas instituições não tem ligação comercial e suas informações não são compartilhadas entre si.
Quando uma empresa vende um bem ou serviço, precisa receber no prazo para continuar a produzir e gerar empregos. Esse ciclo saudável da economia beneficia tanto as companhias quanto os clientes.
Por isso, caso um comprador esqueça ou não consiga pagar uma conta no prazo, ele recebe uma carta do SCPC (Carta Registro) solicitando a regularização da dívida, a pedido da credora. Nesta situação, o devedor deve entrar em contato diretamente com a empresa para resolver a questão.
Quer saber quais documentos são necessários para enviar uma carta de cobrança? Explicamos mais neste conteúdo!
Como contratar um birô de crédito para auxiliar nas cobranças da minha empresa?
Para usar os serviços do SCPC – sejam consultas para análise de crédito ou negativações – você precisará de um contrato com o birô de crédito. Na ACP, contamos com todo o catálogo de soluções da Boa Vista Serviços e um time de especialistas preparados para te auxiliar na escolha! Para começar, é só preencher o formulário disponível neste link e aguardar o nosso contato!
Os serviços são acessados a partir de plataforma própria da ACP, com um login e senha únicos para uso da sua empresa. O cadastro é feito a partir de informações como o nome da companhia, CNPJ, ramo de atividades, entre outras.
Os valores e franquia de consultas e negativações disponíveis variam de acordo com o pacote contratado. Por isso, conte sempre com apoio especializado para definir a estratégia mais adequada para o seu negócio!
O próximo passo: Como incluir um devedor nas bases de dados?
Tem um cliente inadimplente e mesmo após contatos por telefone e e-mail não conseguiu chegar a um acordo? Registrá-lo no SCPC é o próximo passo para recuperar os valores cedidos. E se a sua empresa já tem uma conta registrada nos birôs de crédito, o processo pode ser mais fácil do que imagina!
Basta apenas entrar na plataforma com seu login e senha e adicionar os dados da dívida no sistema. Entre as informações necessárias estão: nome, endereço, CPF/CNPJ do devedor, valor original do título, data de vencimento e identificação da sua empresa. Lembrando que não é possível acrescentar valores à inadimplência registrada, como juros e taxas: apenas o preço presente no contrato.
Leia mais: “Afinal, o que é Negativação? 6 perguntas frequentes sobre Registro de Inadimplentes”
Pronto! Após registro na base de dados, seu cliente poderá receber as comunicações necessárias para regularização do débito, como a Carta Registro e Notificações Extrajudiciais. Se isso não acontecer em até 10 dias após o recebimento do aviso, o CPF ou CNPJ do comprador será efetivamente negativado.
Além de ser uma forma mais eficiente de recuperação de dívidas, o registro de inadimplentes representa mais facilidade na rotina do empreendedor. Você poderá fazer inclusões de dívidas individualmente ou em lotes, no dia e horário que forem mais convenientes. Tudo online, sem burocracia e com abrangência em 5570 municípios de todo o país!
Negativei um cliente e ele pagou a dívida. O que fazer?
Após o envio da Carta Aviso ou da negativação seu cliente entrou em contato para regularizar a dívida? Ótimo! Lembre-se que essa negociação é sempre feita diretamente entre a sua empresa e o inadimplente. Da mesma forma que você é responsável por incluir o comprador na base de negativados, também é por excluir a pendência do sistema!
Mas não se preocupe: o processo é simples e prático! Após o pagamento dos valores devidos, basta você entrar na mesma plataforma ACP/SCPC, localizar o registro correspondente e dar baixa no registro. A efetivação da retirada da negativação pode levar até 72 horas para aparecer no sistema, mas não exige ações adicionais. Em grande parte dos casos, ela acontece de forma imediata.
E esteja atento às suas obrigações legais: após resolução da pendência, as empresas têm o prazo máximo de 5 dias úteis para retirada da negativação. Caso contrário, você poderá ser responsabilizado pela irregularidade. O período é válido tanto para negociações com pagamento integral da dívida, quanto para parcelamentos e acordos.
Registre SCPC – Recupere seu dinheiro de forma mais rápida e eficiente!
Você sabia que mais de 50% dos clientes cadastrados por associados ACP no banco de dados do SCPC em 2020 pagaram o débito em até 22 dias? A taxa leva em consideração dívidas em atraso de até 30 dias após a data de vencimento.
O dado reforça um dos principais conselhos dos especialistas em crédito da ACP – quanto mais cedo o registro for realizado, antes acontece a recuperação dos valores!
Não deixe a inadimplência afetar a saúde financeira do seu negócio. Envie uma Carta Aviso aos seus clientes inadimplentes para iniciar uma negociação e comece a reaver o seu dinheiro hoje! Preencha o formulário disponível neste link e conte com a experiência da equipe ACP para te ajudar!
Fontes: Blog Nubank, Boa Vista Serviços.