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Ao abrir qualquer negócio, certamente os empreendedores analisam qual tipo de produto/serviço pretendem oferecer, custos operacionais e localização geográfica, por exemplo. Mas é preciso ir além!

Para isso, os Estudos de Mercado são ferramentas estratégicas para antecipar tendências e compreender o segmento em que atua. É preciso ter clareza sobre as características, necessidades e capacidade de consumo do público-alvo desejado. Só assim é possível alcançar o sucesso esperado!

A seguir, explicamos mais sobre como sua empresa pode realizar essas pesquisas, buscando insights valiosos para o crescimento comercial!

 

O que é uma Análise de Mercado e Concorrência?

 

Uma análise (ou estudo) de mercado é um dos principais componentes do plano de negócios de uma empresa. É com base nele que você poderá compreender melhor seu segmento de atuação, seus clientes e concorrentes. O objetivo é conhecer o ambiente no qual o seu produto/serviço será ofertado e, assim, definir as ações de produção, venda e marketing mais eficientes.

 

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Análise SWOT: quais as potencialidades e desafios do seu negócio?

 

Nenhuma pesquisa pode ter início sem uma avaliação prévia do seu negócio. Para melhor avaliar o cenário, é preciso ter objetivos claros em mente: aumentar a carteira de clientes, otimizar as ações do time de vendas ou melhorar a taxa de retenção de compradores, por exemplo. 

Por isso, o ideal é realizar uma Análise SWOT do seu produto/serviço. A sigla vem dos termos em inglês Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças)

Perceba que desde o primeiro momento é necessário olhar tanto para aspectos internos quanto externos do seu negócio. Aqui, o objetivo é identificar o que já há de bom frente à concorrência e necessidades do seu cliente desejado. E, ainda, quais pontos fracos podem ser transformados em oportunidades para melhorar suas ações. 

Já os riscos têm como foco tanto a área financeira e comercial da sua empresa quanto a produção em si. Seus fornecedores têm condições de atendê-lo de forma adequada? Seus clientes podem se tornar inadimplentes? As necessidades de escoamento (logística e distribuição) serão supridas? 

Em resumo, nenhuma pesquisa pode começar sem objetivos definidos. São eles que trarão estrutura e direcionamento para a análise dos dados obtidos. 

 

Elementos principais da pesquisa

 

Ao realizar um estudo de mercado, você poderá ter acesso a informações como:

 

  • o tamanho estimado de seu público-alvo;
  • quais regiões são mais ou menos oportunas para o seu produto/serviço;
  • quais são os principais segmentos para atuação da sua empresa;
  • quem são seus concorrentes – os principais players dentro do seu nicho;
  • o tamanho da concorrência;
  • monitoramento de preços e canais de venda;
  • market size e share – qual a fatia de mercado atendida pela sua companhia.

 

O tamanho e profundidade da análise realizada varia de empresa para empresa. Afinal, cada uma tem seu objetivo comercial, metas e necessidades de negócio específicas. Cada estudo é totalmente personalizado, embasando decisões estratégicas e mais assertivas. 

 

Leia também: O que é Inteligência de Mercado?

 

E quais são as fontes desses dados?

 

Para fazer um estudo de mercado, a coleta de informações é realizada em fontes públicas e confiáveis como IBGE, Caixa, Previdência Social, Receita Federal, Portal Brasil e Ministério da Fazenda, por exemplo. Além disso, algumas modalidades também analisam operações com notas fiscais eletrônicas, pois esses documentos também são públicos.

Se você quer potencializar a sua pesquisa, também é possível realizar entrevistas com clientes ativos e em potencial, para compreender quais são seus hábitos de consumo, preferências e reais necessidades. 

 

 

Posso ter acesso a informações comerciais estratégicas do meu concorrente?

 

Não! No Brasil, temos legislações específicas para defender o direito à livre concorrência, liberdade de iniciativa e defesa econômica – com destaque para a Lei nº 12.529, de 2011.

Assim, dados que sejam considerados como confidenciais ou de “segredo de negócio” têm seu sigilo protegido. Podem ser informações de caráter industrial ou comercial, e que representem valor econômico para a empresa que as possui. Aqui entram propriedades intelectuais, balancetes financeiros e demais dados estratégicos.

Assim, quando você contrata um Estudo de Mercado, você terá acesso a informações qualitativas e quantitativas de um nicho. Essa avaliação busca compreender o contexto o qual você pretende atuar – ou já está atuando. 

Nesse caso, a pesquisa demonstra quem são os seus principais competidores, mas sem identificação da fonte específica dos dados. Você pode observar o comportamento das empresas e consumidores no mercado, mas não espionar um concorrente!

 

Quer ter mais inteligência analítica nas suas negociações?

 

Uma boa análise de mercado e concorrência pode ajudar a sua empresa a vender mais, conquistar mais clientes, fidelizá-los e até recuperar aqueles inativos. Além disso, pode contribuir para o redirecionamento de seus produtos e serviços, diminuindo custos e melhorando a rentabilidade.

 

Já pensou em realizar um estudo completo para o seu segmento de atuação? Com a Inteligência de Mercado ACP você consegue:

 

  • Realizar levantamentos customizados, considerando as características do seu produto ou serviço e objetivos comerciais;
  • Analisar variáveis de produtos;
  • Conhecer tipos de fretes;
  • Avaliar faturamentos;
  • Monitorar preços;
  • Definir como e onde se posicionar em todo o território nacional.

 

Com dados como esses, sua empresa não apenas se tornará mais competitiva, mas também muito mais ágil e produtiva. Afinal, você saberá exatamente qual caminho seguir!

 

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Leia também: Inteligência Comercial X Inteligência de Mercado – Por que sua empresa precisa aplicar ambas?

 

Referências: UNESP, Enciclopédia Jurídica da PUCSP, Palácio do Planalto.

ACP

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