O objetivo de toda empresa é unânime: aumentar as vendas. Mas, como vender mais se você não sabe onde e nem como encontrar clientes? 

 

Não subestime o poder da prospecção. Encontrar o cliente ideal é um belo desafio, pois, além das constantes mudanças de comportamento, toda venda realizada é, também, uma oportunidade perdida.

 

Isso mesmo! Toda vez que você fecha um novo negócio, seu concorrente perdeu uma venda.

 

Então, se você quer estar sempre à frente,direcione esforços e encontre clientes realmente dispostos a comprar seu produto. 

 

O que é prospecção?

Vamos começar pelo básico: prospectar clientes é definir o perfil ideal de consumidor, localizar pessoas ou empresas que se encaixam nele, entrar em contato e realizar a venda. 

 

É claro que, para um vendedor, é muito mais cômodo focar nas vendas recorrentes, ou seja, fechar negócio com os clientes que já fazem parte da carteira. Sair da zona de conforto, batendo de porta em porta é trabalhoso e, de vez em quando, frustrante. Contudo, você pode otimizar esse processo se diversificar suas técnicas e contar com ajuda especializada. 

 

Como prospectar clientes?

Aqui está um pequeno passo a passo para encontrar clientes:

1. Estude seu target:

Pense na sua carteir. Você consegue reconhecer padrões e estabelecer um perfil? Mapear o comportamento de seus clientes é fundamental para melhorar a prospecção. Com o apoio das tecnologias (em especial os sistemas de gestão) é possível extrair relatórios estratégicos, identificando todas as etapas de compra e, até mesmo, os dias em que a clientela prefere ser abordada. 

 

Um estudo aprofundado como esse irá lhe ajudar a compreender as características que os seus clientes têm em comum, assim como suas necessidades. Esse conhecimento irá aperfeiçoar a abordagem comercial e, consequentemente, aumentar as vendas.  

 

2. Organize a área comercial:

Planilhas e agendas compartilhadas dificultam a prospecção de novas oportunidades e aumenta a taxa de churn. Portanto, facilite a segmentação substituindo o controle manual por CRM’s e sistemas de gestão. Com a carteira organizada, será mais fácil encontrar clientes. 

 

Além da categorização, soluções de inteligência comercial também são bem vindas para:

 

  • Lembrar sua equipe de visitas agendadas;
  • Monitorar, em tempo real, o trabalho do time;
  • Integrar outras ferramentas já utilizadas pela empresa;
  • Agilizar processos;
  • Analisar resultados e trabalhar em melhorias contínuas. 

3. Crie uma rotina de prospecção

Os melhores vendedores conhecem muito bem os valores da empresa e descrevem, com os olhos fechados, o produto que estão oferecendo. Além do mais, possuem um roteiro pré-estabelecido, que leva em consideração as reações mais comuns de seus clientes em todas as etapas da venda. 

 

4. Diversifique as suas técnicas:

Ligações frias, parcerias com outras empresas, participação em eventos, ações com influenciadores, campanhas de inbound e outbound marketing… Você pode encontrar clientes de diversas maneiras! Nossa recomendação é testar e validar diferentes técnicas até chegar ao melhor modelo. Porém, nada de tiro no escuro! Mesmo em fases de teste, toda prospecção deve ser muito bem planejada. 

 

Na verdade, encontrar clientes é uma arte e, ao mesmo tempo, uma ciência. O uso de tecnologias nesse processo torna as decisões mais eficientes e estratégias. Nisso, sua empresa ganha uma grande vantagem competitiva. Como diria Neil Rackham, criador da metodologia de vendas Spin Selling: “É possível copiar produtos em semanas, mas copiar a força de vendas leva um bom tempo”. 

 

Como encontrar clientes que compram seu produto?

Uma boa técnica de prospecção é utilizar a Inteligência de Mercado ACP. Nossa ferramenta analisa bancos de dados públicos e de bureaus de crédito, coletando informações de pessoas físicas e jurídicas em todo país. Essas informações formam uma lista qualificada, com dados cadastrais, comportamentais e financeiros. Ou seja, tudo o que você precisa para entrar em contato com potenciais consumidores e fechar mais vendas! 

 

Pode ser que as listas de leads não sejam novidade para você, mas aqui está nosso principal diferencial: Conseguimos identificar quem compra e quem pode comprar seu produto

 

Como isso é possível?

 

Analisando transações com NFe, em especial, o NCM, encontramos quem recentemente adquiriu mercadorias similares à sua. Pelo CNAE, descobrimos quais empresas e segmentos estão interessados em adquirir o que você vende. 

 

Quer encontrar clientes e aumentar as vendas? 

 

Então, estude seu público-alvo, conheça seu hábitos, desenvolva sua equipe e aposte em diferentes técnicas para refinar seu processo de vendas.

 

O mais importante: venda com mais Inteligência. Utilize nossas listas de prospecção para encontrar o cliente certo para o seu negócio. 

 


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