Ao abrir qualquer negócio, certamente os empreendedores analisam qual tipo de produto/serviço pretendem oferecer, custos operacionais e localização geográfica, por exemplo. Mas é preciso ir além!
Para isso, os Estudos de Mercado são ferramentas estratégicas para antecipar tendências e compreender o segmento em que atua. É preciso ter clareza sobre as características, necessidades e capacidade de consumo do público-alvo desejado. Só assim é possível alcançar o sucesso esperado!
A seguir, explicamos mais sobre como sua empresa pode realizar essas pesquisas, buscando insights valiosos para o crescimento comercial!
O que é uma Análise de Mercado e Concorrência?
Uma análise (ou estudo) de mercado é um dos principais componentes do plano de negócios de uma empresa. É com base nele que você poderá compreender melhor seu segmento de atuação, seus clientes e concorrentes. O objetivo é conhecer o ambiente no qual o seu produto/serviço será ofertado e, assim, definir as ações de produção, venda e marketing mais eficientes.
BAIXE AGORA: Canvas do Modelo de Negócios
Análise SWOT: quais as potencialidades e desafios do seu negócio?
Nenhuma pesquisa pode ter início sem uma avaliação prévia do seu negócio. Para melhor avaliar o cenário, é preciso ter objetivos claros em mente: aumentar a carteira de clientes, otimizar as ações do time de vendas ou melhorar a taxa de retenção de compradores, por exemplo.
Por isso, o ideal é realizar uma Análise SWOT do seu produto/serviço. A sigla vem dos termos em inglês Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
Perceba que desde o primeiro momento é necessário olhar tanto para aspectos internos quanto externos do seu negócio. Aqui, o objetivo é identificar o que já há de bom frente à concorrência e necessidades do seu cliente desejado. E, ainda, quais pontos fracos podem ser transformados em oportunidades para melhorar suas ações.
Já os riscos têm como foco tanto a área financeira e comercial da sua empresa quanto a produção em si. Seus fornecedores têm condições de atendê-lo de forma adequada? Seus clientes podem se tornar inadimplentes? As necessidades de escoamento (logística e distribuição) serão supridas?
Em resumo, nenhuma pesquisa pode começar sem objetivos definidos. São eles que trarão estrutura e direcionamento para a análise dos dados obtidos.
Elementos principais da pesquisa
Ao realizar um estudo de mercado, você poderá ter acesso a informações como:
- o tamanho estimado de seu público-alvo;
- quais regiões são mais ou menos oportunas para o seu produto/serviço;
- quais são os principais segmentos para atuação da sua empresa;
- quem são seus concorrentes – os principais players dentro do seu nicho;
- o tamanho da concorrência;
- monitoramento de preços e canais de venda;
- market size e share – qual a fatia de mercado atendida pela sua companhia.
O tamanho e profundidade da análise realizada varia de empresa para empresa. Afinal, cada uma tem seu objetivo comercial, metas e necessidades de negócio específicas. Cada estudo é totalmente personalizado, embasando decisões estratégicas e mais assertivas.
Leia também: “O que é Inteligência de Mercado?”
E quais são as fontes desses dados?
Para fazer um estudo de mercado, a coleta de informações é realizada em fontes públicas e confiáveis como IBGE, Caixa, Previdência Social, Receita Federal, Portal Brasil e Ministério da Fazenda, por exemplo. Além disso, algumas modalidades também analisam operações com notas fiscais eletrônicas, pois esses documentos também são públicos.
Se você quer potencializar a sua pesquisa, também é possível realizar entrevistas com clientes ativos e em potencial, para compreender quais são seus hábitos de consumo, preferências e reais necessidades.
Posso ter acesso a informações comerciais estratégicas do meu concorrente?
Não! No Brasil, temos legislações específicas para defender o direito à livre concorrência, liberdade de iniciativa e defesa econômica – com destaque para a Lei nº 12.529, de 2011.
Assim, dados que sejam considerados como confidenciais ou de “segredo de negócio” têm seu sigilo protegido. Podem ser informações de caráter industrial ou comercial, e que representem valor econômico para a empresa que as possui. Aqui entram propriedades intelectuais, balancetes financeiros e demais dados estratégicos.
Assim, quando você contrata um Estudo de Mercado, você terá acesso a informações qualitativas e quantitativas de um nicho. Essa avaliação busca compreender o contexto o qual você pretende atuar – ou já está atuando.
Nesse caso, a pesquisa demonstra quem são os seus principais competidores, mas sem identificação da fonte específica dos dados. Você pode observar o comportamento das empresas e consumidores no mercado, mas não espionar um concorrente!
Quer ter mais inteligência analítica nas suas negociações?
Uma boa análise de mercado e concorrência pode ajudar a sua empresa a vender mais, conquistar mais clientes, fidelizá-los e até recuperar aqueles inativos. Além disso, pode contribuir para o redirecionamento de seus produtos e serviços, diminuindo custos e melhorando a rentabilidade.
Já pensou em realizar um estudo completo para o seu segmento de atuação? Com a Inteligência de Mercado ACP você consegue:
- Realizar levantamentos customizados, considerando as características do seu produto ou serviço e objetivos comerciais;
- Analisar variáveis de produtos;
- Conhecer tipos de fretes;
- Avaliar faturamentos;
- Monitorar preços;
- Definir como e onde se posicionar em todo o território nacional.
Com dados como esses, sua empresa não apenas se tornará mais competitiva, mas também muito mais ágil e produtiva. Afinal, você saberá exatamente qual caminho seguir!
Preencha o formulário disponível neste link para falar com um consultor e conhecer a melhor solução para o seu negócio!
Leia também: “Inteligência Comercial X Inteligência de Mercado – Por que sua empresa precisa aplicar ambas?”
Referências: UNESP, Enciclopédia Jurídica da PUCSP, Palácio do Planalto.