Formada em Comunicação Social pela UFPR e Design de Interiores pela Accademia Italiana Moda & Design, Heloise Merolli iniciou sua vida profissional em 1993 atuando como empreendedora no segmento de Design, no qual atuou por mais de 10 anos.

 

Após o nascimento de seus dois filhos e falecimento de seu marido, em 2003, interrompeu sua atividade profissional devido ao luto e necessidade de se dedicar exclusivamente aos filhos e reorganizar a família. Ela e os filhos tornaram-se herdeiros de uma propriedade rural de criação de suínos e bovinos leiteiros em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

 

Inicialmente, a gestão ficou a cargo de sua sogra, que a chamou em meados de 2006 para colocá-la a par da situação financeira e jurídica calamitosa da propriedade. Vendo que seria necessária sua intervenção para salvar algo do patrimônio que o falecido esposo havia deixado para seus filhos, Heloise assumiu imediatamente a gestão, buscando sanar as finanças, reestruturar dívidas e reduzir custos.

 

Percebeu, então, que seria necessário para ela e seus filhos ressignificar a propriedade, transformando dores e feridas  em  um projeto  pessoal positivo, olhando para o futuro. Um projeto que criasse raízes naquela terra, motivando-a a seguir em frente independente das dificuldades. Decidiu criar um verdadeiro legado para seus filhos, dando origem à Vinícola Legado.

 

Nos anos seguintes, fez uma pós graduação em Agronegócio, o primeiro curso de formação em Sommelier no Centro Europeu, buscou uma consultoria especializada em viticultura e enologia no RS para iniciar a implantação de um vinhedo de uvas viníferas na propriedade, inspirada pela sua paixão pelos vinhos e pela experiência de um primeiro vinhedo de uvas Cabernet Sauvignon implantado por ela e o marido em 1998, fruto de um presente de casamento de um padrinho que tinha uma propriedade vizinha e também sonhava em fazer vinhos.

 

Entre 2006 e 2010, se dedicou à implantação do vinhedo, às primeiras elaborações, marcadas pelo espumante Flair em 2008 como marco de primeiro produto elaborado pela Vinícola e continuou o trabalho de sanar financeiramente a fazenda, além de fazer uma pós-graduação em viticultura e enologia.

 

Entre 2010 e 2014, encerrou seu vínculo com a criação de suínos, transferiu o gado leiteiro para um parceiro na Castrolanda e iniciou a transformação da propriedade para fins enoturísticos, criou as linhas de vinhos e espumantes com as marcas Sapienza e Sfizio, inaugurou a loja na própria Vinícola e passou a receber visitantes.

 

Entre 2014 e 2020, conduziu a Vinícola a um processo de estruturação com a reforma necessária para abrigar uma cantina de elaboração, continuou seu trabalho nas áreas de viticultura, produção de vinhos, turismo e marketing e passou a ver o resultado de sua dedicação em inúmeras premiações nacionais e internacionais.

 

Nesse período, continuou investindo em sua formação pessoal através dos cursos de formação do Wine&Spirits Education Trust, seminários, congressos e viagens técnicas a regiões produtoras.

 

Hoje, a Vinícola Legado produz de 10 a 15 mil garrafas por ano exclusivamente com uvas próprias, desenvolve trabalhos de pesquisa junto a instituições federais e estaduais, presta assessoria técnica para novos produtores na região dos Campos Gerais, seguindo sua missão de definir um novo terroir na produção brasileira, com qualidade e autenticidade.

 

Neste período de 15 anos, as dificuldades foram inúmeras, a empreendedora precisou vender bens pessoais, penhorar sua casa,  travar inúmeras batalhas jurídicas, enfrentar graves problemas de crédito e financiamento e  fechar a empresa por 7 meses em função da pandemia.

 

Mesmo assim, a Vinícola Legado continua aberta e Heloise segue inovando e buscando novos horizontes para si e para a empresa. Por tudo isso, ela acredita que seu verdadeiro legado não é o legado material da terra, mas sim do exemplo de que quando se tem um sonho e um objetivo, com muito trabalho, determinação, dedicação constante, ética  e esperança, somos capazes de nos superar e muitas vezes alcançar o que ontem parecia inimaginável.

 

ACP

ACP

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.