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Você sabia que o e-commerce brasileiro registrou seu faturamento recorde em 2021, com mais de R$ 161 bilhões movimentados em vendas pela internet?

 

E não poderia ser diferente. A pandemia acelerou a entrada de consumidores e empresas no universo online, exigindo adaptação e busca pelos novos canais de vendas. Mas esse aumento infelizmente também significa crescimento no número de fraudes. 

 

A seguir, trazemos dicas valiosas para você evitar perdas financeiras nas suas vendas online. Boa leitura!

 

 

Cenário do e-commerce no Brasil

 

Como citamos, o ano de 2021 foi histórico para o e-commerce brasileiro, com recorde de faturamento e mais 353 milhões de pedidos entregues, segundo pesquisa da Neotrust. 

 

Além disso, só o setor de pequenas e médias empresas (PMEs) foi responsável por R$ 2,3 bilhões em vendas, valor 77% maior que o registrado em 2020. Os dados são da Nuvemshop.

 

Mais do que uma forma de se adaptar às restrições impostas pela pandemia, vender online se consolidou como caminho para a expansão das operações de empresas de todo o país. Cada vez mais, somos desafiados a oferecer experiências “multicanal”, ou “omnichannel”, aos consumidores. Aumentam as oportunidades, mas também as responsabilidades e desafios!

 

 

Quais segmentos mais sofreram com tentativas de fraude em 2021?

 

Segundo estudo da Konduto, empresa especialista em soluções antifraude, mais de 25 milhões de compras fraudulentas foram evitadas no último ano. As transações poderiam ter resultado em prejuízo de R$ 7,27 bilhões aos empreendedores brasileiros!

 

Ainda de acordo com o levantamento, os setores que mais registraram tentativas de golpes em vendas pela internet foram:

 

  • Viagens (27,52%);
  • Alimentos e bebidas (18,86%);
  • Ingressos (13,62%);
  • Varejos – marketplaces, utilidades, acessórios, usados (9,42%); 
  • Eletrodomésticos (8,86%).

 

De acordo com a avaliação da empresa, itens como viagens e ingressos trazem forte apelo emocional, podendo ser mais fáceis de revender em golpes a terceiros. Inclusive, grande parte das fraudes registradas na internet acabam por gerar prejuízo tanto ao lojista responsável pela venda, quanto a outros consumidores!

 

 

Esteja atento a estes tipos de fraude em vendas pela internet

 

Chargeback fraudulento

 

Ao conferir suas vendas no cartão, provavelmente você já se deparou com o chargeback

 

Essa operação foi criada para garantir a segurança dos consumidores, visto que há sempre o risco da clonagem de cartões. Por essa razão, sua principal causa é a solicitação de estorno por um cliente que não reconhece a transação e pede seu cancelamento à operadora do cartão. 

 

Para o lojista, o risco é gigante: caso o pedido seja aceito, você deverá arcar com o reembolso, logística reversa e, no caso de fraudes, com a perda do produto entregue ao golpista. 

 

Você pode aprender mais sobre o Chargeback e como controlá-lo neste artigo do nosso blog!

 

Fraude de “Triangulação” 

 

Neste caso, o fraudador usa o pedido de chargeback para aplicar uma forma diferente de golpe. 

 

Na “Triangulação”, o golpista cria uma loja virtual falsa para roubar informações de consumidores. Em seguida, ele utiliza os dados para comprar em lojas legítimas, solicitando, em seguida, o chargeback. Nesse caso, a empresa perde duas vezes: tanto o produto entregue, quanto o valor do estorno. 

 

Triangulação em Marketplace

 

Uma variação do exemplo anterior, neste caso o golpista entra em um marketplace como vendedor e realiza vendas legítimas para conquistar saldo na plataforma.

 

Ele utiliza o saldo para realizar compras fraudulentas no mesmo marketplace, solicitando chargeback logo em seguida. Assim, o fraudador procura manter reputação de bom vendedor para mascarar seu esquema dentro da plataforma.

 

 

Quando desconfiar de uma compra?

 

O primeiro passo para estabelecer qualquer processo de vendas pela internet é estabelecer quais parâmetros podem servir de “gatilho” para uma análise mais criteriosa. A partir destes “filtros” você poderá detectar quais transações podem apresentar risco real para a sua empresa. 

 

Entre os exemplos de filtros, citamos:

 

  • PRODUTOS: Golpistas geralmente visam os itens mais valiosos de uma loja – aqueles mais caros ou mais “cobiçados”, com grandes chances de serem revendidos. 

 

  • COMPRAS DE MAIOR VALOR: Muito provavelmente você conhece o ticket médio da sua loja (o valor gasto, em média, por um cliente). Qual seria sua reação se recebesse um pedido com valor muito fora da curva? Não deixe a euforia tomar conta e o revise com mais atenção!

 

  • VÁRIOS PEDIDOS COM O MESMO ENDEREÇO DE ENTREGA: Imagine receber vários pedidos, em um curto espaço de tempo, com o mesmo endereço de entrega e contatos repetidos. Pode ser golpe! Fraudadores podem utilizar dados de cartões de crédito de várias vítimas, mas muito provavelmente receberão os produtos no mesmo local. Atenção redobrada!

 

Mas como evitar a fraude?

 

A seguir, apresentamos algumas soluções e boas práticas para evitar perdas financeiras nas vendas pela internet:

 

Conheça seu cliente e valide seus dados cadastrais

 

Sabemos que o volume de vendas realizadas através de e-commerce pode ser grande, e, na maioria das vezes, o prazo de entrega é curto. Mas, sempre que possível, o ideal é se prevenir conferindo os dados informados em uma transação. 

 

O primeiro passo é realizar a validação cadastral do consumidor. A partir dela, você poderá conferir se os dados utilizados (como CPF, nome e endereço) pertencem realmente à pessoa que os informou. Muitos golpistas os obtêm de maneira ilegal (vazamentos, clonagem de telefones e perfis em redes sociais) e posteriormente realizam compras online, causando prejuízo tanto às lojas, quanto ao dono legítimo das informações cadastrais. 

 

Outra alternativa é realizar uma consulta do histórico de crédito do cliente. Com ela, é possível não só validar os dados, como também compreender o comportamento do consumidor no mercado. Existem dívidas registradas em seu nome? Um alto número de consultas foi realizado, por outras empresas, àquele mesmo documento em um curto espaço de tempo? 

 

Essas informações poderão auxiliar na aprovação ou não de pedidos, evitando perdas tanto por fraude, quanto por inadimplência futura.

 

 

Leia também:Validação de dados – reduza o risco de fraudes contra sua empresa

 

 

Conte com soluções específicas para antifraude 

 

Atualmente, você pode contar com soluções especialmente voltadas para o combate de fraudes em vendas pela internet. Um exemplo é a Konduto, que já citamos neste conteúdo.

 

Construídas a partir do uso de inteligência artificial e milhares de algoritmos, elas permitem analisar informações, cruzar dados e verificar padrões de comportamento de navegação do usuário em toda a web. Tudo isso em questão de segundos!

 

Quando instalada em seu site, a ferramenta filtra, automaticamente, as compras consideradas potencialmente como fraudes. Desta forma, você acelera o processo de aprovação dos pedidos, mantendo toda a segurança necessária para evitar perdas financeiras.

 

Assim, o investimento em uma solução antifraude para e-commerce é rapidamente recuperado, ao passo que boas compras são aprovadas e mais pedidos fraudulentos são identificados e barrados.  

 

Paralelamente, revise os pedidos manualmente

 

Quando a sua venda não exige envio imediato do produto, como no caso da entrega de alimentos, medicamentos, entre outros, você pode optar pela revisão manual. Neste caso, ela será um complemento à avaliação automatizada, trazendo um novo olhar a pedidos que foram recusados pela ferramenta. 

 

Por exemplo: se o consumidor apresenta comportamentos de navegação online que podem ser interpretados com tentativa de fraude, o sistema bloqueará a venda.  Nesse momento, entra em ação o olhar humano, revisando informações do pedido e verificando se se trata, efetivamente, de um golpe. 

 

Atenção redobrada à segurança do seu site!

 

Se a sua empresa já conta com um site bem estabelecido ou você está começando agora, é sempre válido reforçar: a segurança de um site é um bem precioso e precisa de atenção constante!

 

Especialmente no e-commerce, onde lidamos com dados de consumidores, é preciso investir em plataformas seguras para hospedagem do site. Invista em um Certificado SSL, garantindo que todos os dados dos usuários que trafegam pela página serão criptografados e protegidos em caso de invasões cibernéticas.

 

Assim, você evita perdas financeiras nas vendas pela internet e ainda contribui para a segurança do seu cliente. Quanto maior o índice de confiança no e-commerce, maiores as oportunidades de negócio!

 

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Leia também: “Como vender online? Tiago Dalvi, do Olist, revela as melhores práticas

 

Fontes: Konduto Antifraude, Nuvemshop, Mercado e Consumo, Locaweb.

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