Cada vez mais importante dentro das organizações, a análise de dados é parte fundamental da definição de estratégias e processos. Assim, você utiliza a tecnologia a favor do seu negócio, coletando informações essenciais para amparar a tomada de decisão.
Com base nisso, surgem as ferramentas voltadas especificamente para o gerenciamento de carteira. Com elas, é possível monitorar alterações nos dados cadastrais e de crédito dos seus clientes por meio de alertas diários. E, a partir deles, encontrar novas oportunidades de negócio e se prevenir de possíveis fraudes e inadimplência.
Neste conteúdo, te explicamos como o monitoramento de clientes pode beneficiar a sua empresa. Boa leitura!
“Data Driven” – Por que o seu negócio precisa estar por dentro da tendência?
Quando o assunto é a saúde financeira do seu negócio, tomar decisões com base em achismos nunca será o caminho seguro, certo? Mas e se você puder definir ações estratégicas, como prospecção, cobrança e marketing, de forma sólida e amparada?
É pensando em como usar os dados do seu próprio negócio a seu favor que surge o conceito “Data Driven” – “guiado por dados”, em tradução direta. O termo engloba ações e processos orientados pelas várias informações sobre a sua empresa. Aqui entram, por exemplo, o faturamento, quanto você perde para a inadimplência por mês, quantos clientes novos consegue conquistar, entre outros importantes aspectos.
O grande desafio é: como organizar e analisar essa grande quantidade de informações durante a correria cotidiana? E, ainda, como transformá-los em inteligência comercial para a sua empresa, otimizando recursos e processos? Adiantamos: pode ser mais simples do que você imagina!
Monitoramento de clientes: O que a sua carteira tem a dizer?
Aqui no blog, já explicamos o que é o Gerenciamento de Carteira de Clientes, uma das principais práticas de gestão para empresas de quaisquer portes ou segmentos. Você pode encontrar o artigo completo neste link, mas vamos recapitular.
O principal objetivo do gerenciamento é reunir os dados necessários para traçar novas estratégias de prospecção, melhorar os resultados de vendas e estreitar o relacionamento com seus clientes. Além disso, com monitoramento constante, é possível diminuir os riscos de inadimplência e fraudes contra a sua empresa.
O primeiro passo para tal é organizar todas as informações possíveis sobre o seu grupo de compradores atuais. O mesmo é válido para ex-clientes e aqueles que podem não voltar a negociar com você no futuro.
A etapa seguinte é definir em qual plataforma você manterá os dados e quais serão os indicadores a serem analisados. Mas como manter as informações com atualização constante e encontrar os desafios e potencialidades entre seus clientes e parceiros? Uma boa maneira é investir em uma ferramenta exclusiva para gestão da sua carteira!
Alertas diários e informações acessíveis 24 horas por dia: Como funcionam as ferramentas de Monitoramento de Carteira?
Os sistemas de gerenciamento de carteira de clientes são plataformas de inteligência analítica. A partir de dados dos birôs de crédito e comportamento de pagamentos, são capazes de oferecer relatórios sobre a saúde financeira da sua empresa e compradores.
Por meio de alertas enviados por e-mail, você acompanha todas as alterações comerciais tanto dos seus clientes, quanto de fornecedores e filiais, por exemplo. Assim, é possível antecipar ações de relacionamento, cobrança ou analisar a capacidade para novas negociações.
E aqui é importante salientar: a ferramenta é mais indicada para acompanhamento de clientes Pessoa Jurídica – e você escolhe quais prefere monitorar e por qual período.
Entre os dados monitorados 24 horas por dia estão:
- Protestos, ações cíveis, recuperações judiciais e falências;
- Cheques sem fundo, pendências e restrições financeiras;
- Quantidade de consultas;
- Situação do CNPJ, Razão Social, ramo de atividade;
- Sócios, administradores e participações em outras empresas;
- Situação da inscrição estadual.
Mais do que avaliar as potencialidades dos clientes, você poderá compreender qual negociação pode ser prejudicial à sua empresa. A partir de relatórios e gráficos ilustrativos, a ferramenta exibe o risco geral das suas operações, além de um histórico dos últimos 12 meses. Além disso, você receberá um login de acesso único para o seu negócio, garantindo total segurança às suas informações.
Benefícios do monitoramento cadastral e fiscal de clientes
Como algumas das principais vantagens em manter os dados de seus clientes em ferramentas de monitoramento, listamos:
- Aumento nas vendas para clientes de baixo risco e alto potencial de recorrência de vendas;
- Redução das perdas com clientes de alto risco: com o monitoramento diário é possível agilizar as ações de recebimento do crédito concedido;
- Redução das despesas com cobrança através de menores taxas de inadimplência;
- Aumento da eficiência e redução do tempo: informações atualizadas diariamente e facilidade de inclusão de dados – individualmente ou via lote;
- Prevenção de problemas com produção: analise se um fornecedor terá condições de cumprir os acordos assinados com a sua empresa;
Maior conhecimento sobre a carteira, permitindo a gestão correta de clientes, fornecedores e filiais do seu negócio.
Quer contratar uma ferramenta de monitoramento de clientes?
Estar atento às informações e mudanças de comportamento de seus clientes e parceiros no mercado é tarefa indispensável para o bom desempenho comercial. O que os dados da sua empresa têm a dizer atualmente?
Conte com a ferramenta de Gerenciamento de Carteira da ACP/Boa Vista para aumentar a lucratividade do seu negócio e qualificar as negociações!
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Fontes: Neil Patel.