A validação cadastral e o enriquecimento de dados são, muitas vezes, ignorados pelas empresas. Sem conhecimento da importância destes processos, elas perdem oportunidades de negócio ao deixarem de atualizar sua base de informações. 

Neste artigo, vamos explicar o que é validação cadastral e como funciona o enriquecimento de dados, assim como suas vantagens. 

 

O que é validação cadastral?

 

Empresas que vendem bens e serviços costumam cadastrar seus novos clientes em uma base de contatos. Neste momento, você precisa validar o cadastro, ou seja, confirmar se as informações fornecidas por ele são verídicas.

Esta confirmação é importante para evitar possíveis fraudes e manter o consumidor sempre por perto. Se, algum dia, você precisar entrar em contato, seja para cobrar uma dívida ou divulgar um produto, terá os dados corretos. 

 

Como fazer a qualificação cadastral?

 

No método tradicional, a confirmação dos dados é feita manualmente. Você deverá acessar a base da Receita Federal para conferir se o CPF do cliente é válido. Também será necessário checar se as informações da ficha cadastral  batem com os documentos apresentados, verificando a consistência e a integridade.

Como os dados de seus clientes devem ser atualizados e confirmados com frequência, a consulta cadastral é bastante trabalhosa. 

Ainda bem que temos sistemas autônomos para realizar esta tarefa!

O Valida ID, por exemplo, atualiza e confirma informações cadastrais de pessoas físicas no ato da venda. Esse sistema é oferecido pela ACP aos empreendedores do Paraná. O que acha de adotar esta solução?

 

Por que investir em um sistema de validação cadastral?

 

Uma das maiores preocupações dos lojistas é perder o cliente quando ele já está no check-out. Ninguém gosta de perder tempo numa fila, muito menos preencher uma longa ficha.

É por isso que os sistemas de consulta cadastral se tornaram os queridinhos do comércio. Informando apenas o CPF, você saberá, em poucos segundos, todos os outros dados que precisa.

Lembre-se de se certificar que a sua empresa atende à Lei Geral de Proteção de Dados. As informações de seus clientes precisam estar salvas em um local seguro. Saiba mais. 

 

Enriquecimento de dados: informações estratégicas sempre atualizadas

 

As maiores riquezas de uma empresa são as pessoas e os dados – tanto é que Ajay Banga, CEO global da Mastercard, disse que os dados são o novo petróleo

As instituições precisam, portanto, encontrar maneiras de coletar, gerar e enriquecer seus próprios dados. Sem este cuidado, você perderá informações estratégicas e, até mesmo, oportunidades de venda.

Digamos que, na sua carteira, você possua um grande volume de clientes inativos. Diante desta situação, você decide criar uma campanha de vendas específica para eles. Mas tem um problema: muitos e-mails estão voltando e o número de telefone informado deixou de existir. 

E agora? O que fazer?

Enriqueça os dados!

Provavelmente os dados cadastrais que você possui estão errados ou desatualizados. 

 

Veja também: Como montar, gerir e fidelizar uma carteira de clientes.

 

Como contratar este serviço?

 

Para enriquecer e higienizar sua base de dados, você enviará a mesma para uma instituição parceira, como a ACP. 

Com as informações obtidas em bancos de dados públicos e birôs de crédito, como a Boa Vista / SCPC, nós iremos completar, corrigir, atualizar e higienizar sua base.

Você pode, ainda, adicionar outras informações que considera relevantes para seu negócio. 

Confira alguns dados fornecidos pela Inteligência de Mercado ACP

 

Dados de pessoas físicas:

 

  • Localização, dados de contato, idade e sexo;
  • Renda presumida, classe social, risco e propensão ao consumo de crédito;
  • Atividade de crédito, restritivos e situação do CPF na Receita Federal;
  • Participação em empresas;
  • Flag de óbito e flag de baixa renda;
  • Pessoas politicamente expostas, públicas e notórias.

 

Dados de pessoas jurídicas:

 

  • Localização, dados de contato, ramo de atividade (CNAE) e tipo de empresa (matriz ou filial);
  • Restritivos, classe de risco e situação no Sintegra;
  • Faturamento presumido e indicador de operacionalidade;
  • Natureza jurídica, data de fundação e situação na Receita Federal.

 

O que acha de solicitar um orçamento?

 

Benefícios do enriquecimento de dados

 

Da venda à cobrança, uma base de dados constantemente atualizada contribui para todas as operações da sua empresa. Entre os principais benefícios do enriquecimento de dados, temos:

 

  • Criação de um banco de dados compatível com a realidade, conferindo maior assertividade às ações comerciais e de marketing;
  • Otimização do processo de cobrança, facilitando o contato da equipe responsável com o cliente inadimplente;
  • Mais chances de recuperar crédito evitando perdas financeiras significativas;
  • Recuperação de clientes inativos;
  • Promoção de ofertas de acordo com o perfil de cada consumidor, pois, quando há informações suficientes é  possível segmentar seus contatos de acordo com perfis de interesse. 

 

Viu, só? O enriquecimento de dados é fundamental para melhorar seus resultados.

Se você precisa deste serviço, entre em contato com nossos especialistas. Basta preencher o formulário abaixo.

 


 

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