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Sua empresa já utiliza um software de CRM? Ele é essencial para conhecer bem os seus clientes, afinal, eles são o combustível para que seu negócio possa sobreviver e crescer cada vez mais.

 

As ferramentas trazem vários benefícios para a gestão empresarial. Entre eles, uma melhor organização e armazenamento das informações dos contatos, como dados cadastrais, e também a possibilidade de reformulação de processos e estratégias para melhorar as ações de marketing e vendas.

 

O que é CRM?

CRM (sigla para “Customer Relationship Management”) engloba uma série de práticas, estratégias e tecnologias em torno da gestão de relacionamento com o cliente. Apesar de sempre serem representadas por softwares e plataformas, o conceito vai além: é um meio para gerenciamento de carteiras de clientes, oportunidades de vendas e contato com leads.

 

Confira os principais benefícios da sua implementação a seguir!

 

Gerenciamento da equipes de vendas

Quando a equipe de vendas realiza uma tentativa de abordar o cliente enviando-lhe uma informação a respeito de um produto, caso esses esforços não sejam organizados, pode-se repetir diversas vezes uma informação para a mesma pessoa.

 

Como resultado, a comunicação se torna enfadonha e a pessoa que recebe a mensagem termina por desprezar seu contato, uma vez que não encontra novidades.

 

Em um CRM, os envios de mensagens ficam registrados e são rastreáveis. Assim, pode-se organizar melhor quem realizou uma comunicação, quando ela foi feita e o conteúdo das mensagens.

 

Se você conta com um software, poderá extrair relatórios para auxiliar na otimização do processo de vendas e apoiar os gestores na tomada de decisões. E, ainda, analisar se existem pontos deficientes ou menos assertivos na abordagem aos clientes e prospects.

 

Aprimoramento das campanhas de marketing

Com o uso de ferramentas de CRM, as informações de contato com o cliente são unificadas — e-mail, perfis em redes sociais, telefone, entre outras.

 

Todos esses dados são vinculados a uma mesma pessoa ou instituição, e o envio de material de marketing pode ser feito conforme o tipo de mídia e o estágio do ciclo de vida do produto. Você ainda pode criar campanhas exclusivas para determinados segmentos, por exemplo.

 

Conforme o objetivo da ação, se a intenção é introduzir um produto ou escalar as vendas de modo mais ágil, a equipe realiza a comunicação por meio dos canais mais adequados, conforme o perfil do cliente.

 

Assim, um sistema de CRM fornece uma maior facilidade para que diversos colaboradores possam trabalhar em todas as etapas do processo de vendas, inclusive caso seja preciso a interação de áreas diferentes – neste caso, marketing e vendas.

 

Comunicação personalizada

Com o auxílio de um CRM, as informações dos clientes são organizadas e analisadas de modo a facilitar o entendimento de suas preferências e interesses.

 

Assim, não apenas características gerais de grupos de pessoas com características similares, como idade, sexo e localização geográfica, são utilizadas como referência para o entendimento. Ou seja, o interesse pessoal do indivíduo também é considerado.

 

Dados como histórico de navegação, cliques e compras passadas servem de subsídios para a formulação de propostas e envios de ofertas. Assim, a chance de oferecer algo que realmente interesse a sua carteira de clientes cresce consideravelmente.

 

Aumento da satisfação do cliente

Como o CRM ajuda a encontrar formas de interação com o consumidor que permitam o envio de informações mais relevantes, os clientes são atendidos de maneira mais rápida.

 

Eles também terminam encontrando produtos que são de seu interesse, no momento em que precisam, utilizando os canais de comunicação de sua preferência.

 

As informações do sistema ainda serão essenciais para o seu processo de pós-venda. É neste momento que você deve garantir que seus clientes obtenham o melhor resultado possível após a compra de um produto ou serviço. Assim, você gera maior encantamento do comprador e, sobretudo, sua fidelização à marca. 

 

Aprenda mais sobre o tema neste artigo do nosso blog: “O que é Customer Success e como aplicá-lo em sua empresa?

 

Lembre-se de manter os dados dos clientes sempre atualizados!

Se estamos falando de organização de dados e interações com clientes e prospects, um aspecto é primordial: a manutenção correta das informações e abordagens realizadas com cada um deles. 

 

É preciso manter um histórico completo e organizado, levando em consideração que o profissional responsável pelo atendimento nem sempre será o mesmo. Como citamos acima, os dados de um CRM podem ser utilizados pela equipe de vendas, cobrança, marketing, sucesso do cliente, entre outras. 

 

Por isso, mantenha os dados corretos de cada cliente sempre em mãos. Você pode optar por higienizar e enriquecer sua base de informações, buscar atualizar a ficha do cliente a cada novo contato ou até mesmo comprar uma lista de prospecção. O mais importante é manter cada atividade e contatos realizados sempre registrados no CRM!

 

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