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Você sabia que pelo menos 79% dos brasileiros utilizam o Whatsapp para interagir com empresas? O número consolida a importância do aplicativo de mensagens para o cotidiano dos empreendedores, especialmente após a pandemia. 

A versão empresarial da plataforma oferece diversos recursos para se tornar uma “vitrine virtual” do seu negócio, como a disponibilização de catálogos, horário de funcionamento, endereço e demais informações relevantes. 

A seguir, reunimos as principais dicas para você utilizar o WhatsApp Business de forma estratégica e definir a melhor rotina de relacionamento com seus clientes através do aplicativo.

 

WhatsApp – de aplicativo de mensagens a queridinho de marcas e consumidores

Com mais de 120 milhões de contas ativas, o Brasil é o segundo país do mundo em número de usuários do WhatsApp! Perdemos apenas para a Índia, com 487 milhões. E não pense que o aplicativo serve apenas para trocar mensagens com amigos e familiares. Ele tem se consolidado como uma importante ferramenta de atração, retenção e relacionamento com clientes!

 

Segundo pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, 79% dos consumidores interagem com marcas no WhatsApp para tirar dúvidas. Logo em seguida, com 69%, vêm os contatos para suporte técnico, recebimento de ofertas (55%) e compra de produtos e serviços (53%).

 

E o potencial da plataforma para as marcas encontrou ainda mais força em 2018, com o lançamento do WhatsApp Business – versão do aplicativo voltada especialmente para empresas. 

 

Pandemia e o desafio do Omnichannel: um caminho sem volta

No cenário de pandemia, a internet se tornou aliada dos empreendedores na hora de manter as operações. Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD) no início de 2020, 84,7% das PMEs que atuavam com vendas diretas elegeram o WhatsApp como seu maior meio de divulgação de produtos e vendas

 

E, mesmo agora, com a volta das atividades presenciais, vimos que a tendência veio para ficar! Afinal, para atender ainda melhor um cliente, é preciso estar presente nos canais de atendimento que ele utiliza – seja presencialmente, em lojas, distribuidores, redes sociais ou no e-commerce. 

 

É seguindo esta tendência que surgem as vendas multicanal, ou “omnichannel”. Elas se baseiam no uso simultâneo e interligado de uma variedade de canais de comunicação e aquisição de clientes. Além de ampliar as possibilidades de divulgação e vendas, esta é uma forma de melhorar o relacionamento com seu cliente através de um atendimento consultivo e capaz de atender suas necessidades – independentemente do local. 

 

Quer aprender mais sobre o tema e como adotar a venda multicanal? Então confira este conteúdo do nosso blog: Omnichannel: a estratégia para o sucesso no atendimento ao cliente.

 

Mas o que faz o WhatsApp Business diferente – e mais eficaz?

Como explicamos, o WhatsApp tem sua versão específica para empresas que oferece uma série de funcionalidades. A seguir, listamos as principais delas e como você pode utilizá-las para impulsionar suas vendas!

 

  • Você pode criar uma conta com número de telefone fixo

Quer utilizar o mesmo número fixo da sua empresa como contato no WhatsApp? Isso é possível na versão Business! Basta apenas, no momento da criação da conta, pedir o envio do código de verificação através de ligação telefônica ao invés de SMS. Em poucos minutos, o seu contato poderá ser acionado tanto por telefone, quanto pelo aplicativo!

 

  • Deixe seu perfil o mais completo possível!

Lembre-se: se um cliente entra em contato com você, ele precisa obter as respostas que precisa de forma fácil e rápida. E o “Perfil Comercial” do WhatsApp Business pode ser uma importante ferramenta para isso!

 

Nele, você poderá adicionar o nome, segmento, endereço, site, contatos e horários de atendimento da sua empresa. Além disso, você poderá disponibilizar um breve texto de apresentação sobre o seu negócio, trazendo seus diferenciais, tempo de mercado e principais soluções. Desta forma, você poderá direcionar melhor o cliente desde o primeiro contato. 

 

  • Crie seu catálogo virtual

Ter milhares de arquivos e imagens dos seus produtos salvos no celular e enviá-los, manualmente, a cada contato? Criar um catálogo virtual no WhatsApp Business pode facilitar – e muito – o seu dia-a-dia!

 

No menu “Configurações”, selecione “Ferramentas Comerciais” e, logo em seguida, clique em “Catálogo”. Com essa função, você pode exibir produtos e serviços que ofereça, com imagens, descrição, valores e link, caso estejam disponíveis no e-commerce. 

 

E o melhor – você pode criar um link de compartilhamento do catálogo completo e enviá-lo aos seus clientes sempre que precisar! Confira o tutorial completo do WhatsApp sobre o tema neste link!

 

  • Para um atendimento ainda mais ágil, conte com as respostas automáticas

Ainda nas Ferramentas Comerciais, você poderá criar diversas opções de respostas automáticas. Entre elas, mensagens de boas-vindas para novos clientes (que entrem em contato com você pela primeira vez) e mensagens para períodos de ausência (enviadas automaticamente fora do período comercial ou durante férias, por exemplo). 

 

Você poderá, ainda, montar uma “pasta” de mensagens de uso frequente, como informações sobre produtos, valores de serviços, diferenciais da sua empresa, entre outras. Assim, quando estiver conversando com vários clientes, poderá acessar rapidamente o conteúdo que precisa enviar. Confira o tutorial do Whatsapp para uso de respostas rápidas neste link!

 

  • Segmente suas conversas com as Etiquetas!

Que tal criar “Etiquetas” para as conversas, marcando clientes que estão com pagamento pendente ou pedido finalizado, por exemplo? Assim, você não perde nenhuma informação e organiza suas vendas. Veja o passo a passo aqui!

 

  • Utilize listas de transmissão

Grupos reúnem pessoas interessadas em um determinado assunto, que compartilham conteúdos e opiniões entre si. Mas, quando queremos enviar uma mesma mensagem para diferentes clientes, o ideal é criar uma lista de transmissão.

 

Nessa função, a conversa ocorre em janelas individuais – ou seja, você pode enviar uma mesma mensagem para uma grande lista de contatos ao mesmo tempo. Essa é uma ótima opção na hora de divulgar promoções, lançamentos e campanhas para seus clientes. 

 

  • Produza conteúdo

Em uma era pautada pelo relacionamento e satisfação do consumidor, os canais de comunicação, como o WhatsApp Business, devem ser usados para mais do que vender. 

 

Que tal compartilhar e produzir conteúdos importantes para o seu público-alvo, como dicas, tutoriais, listas de produtos selecionados, etc? Lembre-se de que eles precisam se relacionar com o seu segmento de atuação e com o cotidiano do seu cliente – assim, você agrega valor à experiência do comprador com a sua marca!

 

  • Não esqueça de manter sua lista de contatos sempre atualizada!

Entrar em contato com quem não tem interesse no produto é frustrante e uma perda de tempo. Portanto, o ideal é manter sua base de contatos completa e atualizada.

 

Uma boa alternativa é investir no Enriquecimento e Higienização de Dados! Esse processo consiste na adição ou atualização de informações cadastrais à sua base já existente, contribuindo para ações de prospecção, vendas e relacionamento ainda mais eficientes. Neste conteúdo do nosso blog, você conhece os principais benefícios da atualização cadastral.

 

 

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Referências: Statista, Mobile Time/Opinion Box, Meio & Mensagem, Central de Ajuda WhatsApp.

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