Perfil:
Fábio Assahi é administrador, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Natural de São Paulo, vive em Curitiba desde 1999.

O empresário é o atual presidente do Sindicato das Casas Agropecuárias e Pet Shop do Paraná (SINDACA-PR). Além de coordenador das Câmaras Setoriais de pet shops e clínicas veterinárias na ACP, sócio-diretor da Nikko Distribuidora (produtos veterinários). É também proprietário das lojas Pet Show Angeloni e sócio-diretor da Bioctal (importadora de produtos pet).

O ditado que diz que “o cachorro é o melhor amigo do homem” nunca foi tão verdadeiro. Cada vez mais os humanos vêm tratando seus animais de estimação como se fossem verdadeiramente parte da família. E vêm gastando com isso: ano passado o mercado pet faturou aproximadamente R$ 36 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET). O valor torna o Brasil o segundo maior mercado pet do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Mesmo em 2020, período conturbado por conta da pandemia, a crise passa longe do seto, impulsionado por novidades. Uma delas foi o IPO (Inicial Public Offering) da Petz que movimentou na bolsa de valores 3 bilhões de reais. Além dos lançamentos da Unilever no segmento de produtos de limpeza e higiene para cães e gatos.

Origens

Esta história empreendedora iniciou-se em 1999, quando Fábio e sua esposa Kanae, vindos de São Paulo, se mudaram para Curitiba. Em dúvida sobre qual setor investir e por onde começar, o casal buscou várias formas de iniciar um trabalho formal. Até que em determinado momento surgiu a pergunta: “O que gostamos e amamos?” Kanae respondeu emocionada: “Eu amo os animais!” Prontamente Fábio concordou e resumiu em uma frase “Vamos trabalhar com animais por amor!”

Em 2000, o casal comprou uma loja com o formato de aviário e passou a analisar o mercado pet e suas tendências. Percebeu-se que os clientes buscavam produtos para cães e gatos que hoje são considerados “humanizados”. Ou seja, uma relação mais próxima entre tutores e animais, que vivem dentro de casa e são considerados “filhos”.

Na época, desenvolveu um modelo de serviços  moderno e conceitual: a Pet Show Pet shop. Na primeira unidade o empresário investiu nos melhores e mais conceituados produtos para o mercado pet. Buscou por marcas importadas, substituindo as que já estavam disponíveis na maioria dos mercados e aviários.

Além disso, Fábio apostou no atendimento descontraído, otimista e alegre na loja. Dessa forma, desenvolveu relacionamento e fidelização de seus clientes. Passados dois anos, foi pioneiro em uma operação mais ousada, abrindo mais uma loja dentro de uma rede de mercados. Na época, os supermercados eram os maiores concorrentes do seguimento pet e sua estratégia foi focar em produtos exclusivos e inovadores.

Alguns anos depois, como bom investidor, o empresário expandiu o negócio com mais duas lojas Pet Show e sua primeira clínica veterinária. Partindo do bom atendimento e excelência no serviço, a marca foi reconhecida pela diferenciação e se consolidou no mercado pet.

Novos horizontes

Em 2009, Fábio e seu atual sócio, Marcos (ex-gerente das lojas Pet Show), fundaram a Nikko Distribuidora. O objetivo não era apenas distribuir, mas também representar grandes marcas e laboratórios do seguimento. Além disso, o projeto ainda tinha um desafio maior – atender todo o mercado pet da região.

Consolidado no mercado varejista, o empresário pôde compartilhar o knowhow de boas práticas com os clientes que queriam se destacar no setor. A identificação com os lojistas foi imediata. Com o apoio de uma equipe técnica, comercial e administrativamente, consagrou-se como uma distribuidora referência de produtos de alta qualidade. Com preço justo e fácil negociação, estabeleceu parcerias sólidas, entregando produtos, serviços e soluções para todo o Estado.

A partir deste projeto, o empreendedor teve a oportunidade de se associar a nível nacional com outros distribuidores, fundando, em 2009, a Bioctal. A empresa comercializa produtos de nicho de mercado, que suplementam a necessidade específica do ramo pet. Localizada em Valinhos, no interior de São Paulo, importa marcas da Itália, EUA, Inglaterra e Alemanha.

Em sua jornada, ganhou o apoio de clientes e parceiros, contribuindo para o desenvolvimento do seguimento. Neste ano, Fábio está em fase de finalização do que ele diz ser o maior projeto. O empreendimento aliará tecnologia, inovação no processo comercial, fábrica e na rede de distribuição.

 

 

Cassiane Zambão

Cassiane Zambão

Marketing ACP

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.