Um dia focado em oferecer descontos, condições especiais e “mimos” para aqueles que fazem o seu negócio girar – os seus clientes! Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor 2023 é uma boa opção para fortalecer laços, atrair novos compradores e aumentar o faturamento do seu negócio.
Não à toa, o Dia do Consumidor já é considerado a “Black Friday” do primeiro semestre. E, assim, se consolida como uma das principais datas do varejo nacional. A seguir, trazemos algumas dicas para você preparar sua loja para essa data especial!
Em números: o que esperar do Dia do Consumidor 2023?
Uma boa maneira de entender o potencial de datas comemorativas para o varejo é observando as estatísticas do ano anterior. E se você pretende investir nas vendas no Dia do Consumidor 2023, o otimismo pode sim te impulsionar!
Somente na primeira quinzena de março do ano passado, o faturamento em lojas virtuais foi de R$ 7,2 bilhões. Este valor foi 14% maior que o registrado no mesmo período em 2021! No Dia do Consumidor em si, foram mais de R$ 722 milhões movimentados só no e-commerce.
Os principais segmentos buscados pelo consumidor na data foram:
- Moda e acessórios (37%);
- Beleza (22%);
- Farmácia e saúde (13%);
- Alimentos e Supermercado (10%);
- Decoração (6%).
Já o ticket médio registrado foi de R$ 491,00. Os dados são da All iN, empresa especializada em dados de comportamento e big-data.
Aproveite este momento e aumente seu faturamento!
Vivemos um momento singular, pós-pandemia e, aos poucos, de retomada da economia. Seja na loja física ou virtual, o Dia do Consumidor 2023 pode ser uma grande oportunidade de conquistar novos clientes. Ou, até mesmo, de recuperar aqueles que não compram com você a um tempo.
A seguir, te apresentamos 5 dicas essenciais para turbinar suas vendas no período:
1. Ofereça descontos atrativos
Pode parecer óbvio, mas oferecer descontos vantajosos aos clientes é o primeiro passo para aumentar as suas vendas!
Muitos consumidores aguardam datas como o Dia do Consumidor para adquirir um produto desejado. E, para isso, fazem pesquisas com antecedência na busca pelo melhor negócio. Ninguém gosta de se sentir enganado, certo?
De acordo com a sua estratégia comercial e financeira, procure oferecer descontos realmente significativos e oportunidades imperdíveis. Monte combos de produtos, ou ofereça descontos progressivos. Por exemplo: “Adquira um serviço e ganhe 20% de desconto em outro”, “Compre um produto e tenha 50% na segunda unidade”.
Assim, você chamará a atenção de mais clientes, em vendas presenciais ou virtuais!
2. Apresente seus principais produtos com benefícios
Seja qual for o seu ramo de atuação, com certeza alguns produtos ou serviços se destacam nas suas vendas. Que tal fazer um levantamento dos principais e oferecê-los com condições especiais? Pode ser por meio de descontos, frete grátis ou opções de pagamento diferenciadas.
Datas comerciais com grande apelo, como o Dia do Consumidor 2023, são ideais para apresentar sua marca a um novo cliente ou fidelizar antigos. Não deixe de dar destaque a seus produtos principais!
3. Divulgação é a chave do sucesso!
Não adianta oferecer descontos ou condições incríveis se o seu cliente não ficar sabendo, correto? Seja em lojas online ou físicas, a ampla divulgação é o que chamará a atenção do público para a seu negócio.
Invista em publicações em redes sociais, tarjas e cartazes na vitrine, envio de e-mail marketing ou uma mensagem simpática no WhatsApp. Assim você trará maior visibilidade à sua marca e poderá conquistar novos clientes. Lembre-se: assim como você, diversos empreendedores também aproveitarão a data para aumentar o faturamento!
Leia também: “Lucrando na internet: Como vender pelo WhatsApp”
4. Invista em modalidades diversas de entrega
Se você navega por lojas online, provavelmente já se deparou com a possibilidade de realizar a compra em um site e retirar o produto na loja física de uma marca. Muitas vezes, essa opção resulta em frete grátis e pode ser muito vantajosa para o cliente.
Algumas modalidades de entrega que você poderá oferecer, de acordo com sua estrutura e equipe, são:
- Compra online com entrega no mesmo dia, na casa do cliente.
- Entrega com retirada em loja: o cliente escolhe os produtos online, mas passa na loja para recebe-los, sem cobrança de taxa de frete.
- Venda e pagamento online, com entrega programada no melhor dia e horário para o cliente.
Outro ponto de atenção é oferecer suporte adequado caso o cliente precise trocar um produto. Deixe claras as condições necessárias e possibilidades. Por exemplo: o cliente poderá comprar online e realizar a troca em uma loja física, ou apenas devolvê-lo no estabelecimento e escolher outra opção no site.
O importante é se comunicar claramente e estar atento aos direitos do seu consumidor!
5. Conquiste e fidelize clientes
Provavelmente muitos clientes chegarão até a sua empresa pela primeira vez no Dia do Consumidor. Ou talvez, por conta dos descontos e condições especiais, um consumidor antigo voltará a comprar um produto ou serviço com você.
Para ambos os casos, a palavra de ordem é: valorize o cliente!
Ofereça um atendimento consultivo, que tire todas as dúvidas e apresente os benefícios do seu produto. E, acima de tudo, que seja compatível com as necessidades e expectativas do seu cliente.
Outro ponto importante é cumprir prazos de entrega com rigor, e investir no processo de pós-vendas. Assim, você prestigia tanto novos consumidores quanto os antigos, fortalecendo o relacionamento com ambos.
Leia mais: “O que é Customer Success e como aplicá-lo em sua empresa?”
Uma dica extra para lojas virtuais
Infelizmente, o empreendedor que comercializa seus produtos online tem mais um desafio a encarar: as fraudes!
Segundo estudo da Konduto, empresa especialista em soluções antifraude, mais de 13 milhões de pedidos fraudulentos foram identificados apenas nos primeiros oito meses de 2022. Em valores, foram aproximadamente R$ 6 bilhões em golpes barrados.
Atualmente, as empresas podem contar com soluções especialmente voltadas para o combate de fraudes em vendas pela internet. Quando instalada no site, a ferramenta filtra, automaticamente, as compras consideradas potencialmente como fraudes. Desta forma, você acelera o processo de aprovação dos pedidos, mantendo toda a segurança necessária para evitar perdas financeiras.
Se você quer conhecer mais formas de barrar pedidos fraudulentos, confira este conteúdo do nosso site: “O que você precisa saber para evitar fraudes nas vendas pela internet?”
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Referências: All iN, Konduto Antifraude.