Não se pode negar: a pandemia ainda está impactando negativamente o mercado de crédito em 2021. Fatores como a reformulação de programas sociais, como o auxílio emergencial, e o fim de prorrogações de prazos para pagamento de dívidas estão levando ao crescimento dos indicadores de inadimplência.
Como mostra a pesquisa mensal da Boa Vista Serviços, o registro de clientes inadimplentes cresceu 5,8% nos últimos 12 meses. Mas o estudo traz também um ponto positivo para os empreendedores. A taxa de Recuperação de Crédito entre as empresas brasileiras avançou 3,2% no acumulado comparado ao mesmo período do ano passado.
Os dados mostram que, apesar de presente e em muitos casos corriqueira, a inadimplência pode ser revertida com ações estratégicas, que passam pela cobrança e renegociação de dívidas.
Encerrando nossa série sobre Política de Cobrança, explicamos como a análise do perfil do cliente e dos pagamentos pendentes podem te ajudar a otimizar essa negociação. Além disso, trazemos dicas práticas para a sua empresa oferecer melhores condições e garantir a efetividade do acordo.
Política de Cobrança – o primeiro passo para aumentar a Recuperação de Crédito
Definir uma Política de Cobrança para o seu negócio não é apenas pensar de que forma você vai se comunicar com um cliente devedor. É oferecer meios para uma resolução ágil e eficiente do problema. Neste conteúdo você poderá aprender mais sobre como estruturar esse processo e quais medidas pode tomar para garantir o pagamento dos valores cedidos.
Mas ao definir quais ações serão tomadas pelo setor financeiro durante a cobrança, é imprescindível se lembrar da possibilidade de renegociação! Afinal, ao enviar uma Carta Aviso ou uma Notificação Extrajudicial, sua empresa incentivará o cliente a entrar em contato!
Quais aspectos devem ser analisados na renegociação de dívidas?
Se estamos falando de renegociação, isso quer dizer que o cliente já tem algum pagamento em atraso com a sua empresa. Os passos a serem tomados, porém, devem levar em consideração os retornos que o comprador deu às tentativas de conciliação.
Por exemplo, se logo após o vencimento do título você entrou em contato por telefone e foi informado que o atraso foi apenas um esquecimento, enviar um novo boleto para pagamento pode ser uma boa alternativa.
Mas se a ação de cobrança já está em estágio mais avançado – se já houve registro ou negativação do cliente nos birôs de crédito, a abordagem deve ser diferente. Entre os aspectos a serem analisados, a equipe ACP destaca:
- Perfil do cliente:
Seu cliente demonstrou interesse em renegociar a dívida? O primeiro passo é entender como está o comportamento de pagamento dele no mercado. Lembre-se: em cenários de instabilidade econômica, mudanças podem acontecer de forma repentina. A própria inadimplência é prova disso.
Por isso, faça uma análise do score de crédito do cliente, mesmo que já tenha consultado o CPF ou CNPJ em questão antes da venda. Essa medida facilita a identificação dos maus e bons pagadores, facilitando a condução da negociação.
- Valor da dívida:
Dívidas de valores menores podem passar a falsa sensação de que não valem o esforço da cobrança e negociação. Mas no final do mês, quanto a sua empresa vem perdendo para a inadimplência? Não se engane: qualquer valor que possa ser recuperado faz a diferença no seu fluxo de caixa!
Analise o tamanho da dívida contraída pelo seu cliente: se é muito alta e não há possibilidade de quitação imediata, busque alternativas. Entre elas, o parcelamento, concessão de descontos, ou diluição do valor em atraso nas parcelas seguintes.
Quer analisar o cenário financeiro da sua empresa e calcular a taxa de inadimplência? Então baixe gratuitamente o nosso Simulador de Rentabilidade – Recuperação de Crédito e Inadimplência!
- Tempo de inadimplência
Em grande parte dos casos os compradores buscarão a renegociação a curto prazo. Isso porque quanto mais tempo a dívida permanecer em aberto, maior o período em que o cliente ficará com restrições de crédito em seu nome.
Aqui temos dois cenários: se a busca pela negociação acontece pouco tempo após o vencimento, você poderá avaliar se é possível conceder melhores condições de pagamento.
Para dívidas em aberto de longo prazo, o ideal é tentar diferentes abordagens de cobrança, mais ou menos incisivas. O objetivo é encerrar a pendência o mais breve possível – sendo assim, o pagamento da dívida em sua totalidade é mais indicado do que prorrogar o acordo.
- Tempo para a dívida “caducar”
Esteja sempre atento ao prazo para extinção das dívidas dos seus clientes! Após registro e negativação, o nome do cliente pode ficar até 5 anos com restrições nos birôs. Se passado esse período a dívida não for paga, ela “caduca”. Ou seja, o CPF ou CNPJ do cliente fica limpo e a pendência não constará mais no cálculo do seu score de crédito.
Por isso, busque entrar em acordo com o seu cliente antes desse tempo máximo. Como já explicamos, o cliente terá interesse em manter seu nome sem restrições, o que facilita o processo de negociação.
- Condições de pagamento:
Após entrar em contato, você já deve ter um bom conhecimento da situação financeira do cliente e dos motivos para o atraso no pagamento. Essas informações permitem a busca por uma negociação justa e realista.
O acordo pode envolver novos prazos, devolução da mercadoria, exclusão de juros ou multa, por exemplo. Até mesmo o perdão de parte da dívida é aceitável caso não haja perspectiva de recuperar o valor inteiro.
Assim, é possível buscar por alternativas que sejam atrativas para ambos os lados. Nisso, uma relação de confiança é estabelecida, rendendo bons frutos a longo prazo.
Gostou das dicas e quer aplicá-las em seu negócio? Podemos te ajudar!
Esse conteúdo é uma base para que você aprimore a Política de Cobrança do seu negócio. Os prazos e medidas a serem tomadas precisam atender às suas necessidades e dos seus clientes. Portanto, não há fórmula pronta!
Se você tem dúvidas sobre como estruturar o processo de renegociação de dívidas na sua empresa, entre em contato com os especialistas do Time ACP!
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Leia também as demais matérias da nossa série sobre Política de Cobrança:
- Como definir uma Política de Cobrança para a minha empresa?
- Cobrança ativa por telefone – Qual a importância da comunicação com o devedor?
- Carta de Cobrança e Notificações Extrajudiciais são ações jurídicas? Quando são indicadas?
- Como incluir e excluir um devedor nos Birôs de Crédito?
Fonte: Boa Vista Serviços.