Alguns empreendedores abrem seu próprio negócio sem estudar o mercado. Eles não conhecem os hábitos de seu público-alvo, pouco sabem sobre a concorrência e tomam decisões baseados na intuição.
Em contrapartida, existem aqueles empreendedores que sabem que não dá para contar apenas com a sorte. Eles avançam a passos firmes, calculando cada movimento. Nada é por impulso ou impensado.
Não é de se surpreender que são esses os empreendedores que mais prosperam.
Antes de abrir as portas ou novas unidades, faça um estudo de mercado. Essa ferramenta é indispensável para o seu sonho dar certo.
O que é um estudo de mercado
Um estudo de mercado é uma análise qualitativa e quantitativa de um nicho. Essa avaliação busca compreender o contexto o qual você pretende atuar – ou já está atuando.
Com um estudo de mercado, você saberá:
- o tamanho estimado de seu público-alvo;
- quais regiões são mais ou menos oportunas;
- quais são os principais segmentos;
- quem são seus concorrentes;
- O tamanho da concorrência;
- O market size;
- O market share;
- entre outras informações.
Esses dados conferem uma visão realista dos desafios a serem superados e das oportunidades que lhe aguardam no caminho.
Um estudo de mercado também mapeia o comportamento de compra dos potenciais consumidores.
Para que serve um estudo de mercado
“Ótimo! Mas, o que eu faço com essas informações?”
A melhor estratégia de negócios é aquela que se baseia em dados. As informações capturadas em um estudo de mercado favorecem a criação de estratégias de marketing e de vendas mais robustas e eficientes.
Esse plano de ação serve tanto para as empresas que estão expandindo, quanto aquelas que estão dando seus primeiros passos.
Vale ressalvar que o estudo de mercado antecede o plano de negócios e a estratégia de posicionamento, afinal, ele irá nortear os próximos passos rumo ao sucesso.
Elementos principais de um estudo de mercado
A falta de planejamento é o que leva muitas empresas a fecharem as portas. Esse processo, apesar de fundamental, ainda é visto com maus olhos por empreendedores que “não tem tempo a perder” ou preferem abordagens mais “descomplicadas”.
Ora, você até pode pegar o seu carro e dirigir sem um mapa ou GPS. Mas, as chances de se perder no caminho são grandes.
Portanto, invista seu tempo para planejar com cuidado os movimentos futuros da sua empresa.
Um estudo de mercado é uma ferramenta simples e eficiente. Ele deverá apresentar:
- Seu segmento
- Seu mercado-alvo
- As necessidades desse mercado-alvo
- A concorrência
- Quais são as barreiras de entrada
- Regulamentações
Como coletar as informações
Para fazer um estudo de mercado, indicamos coletar as informações em fontes confiáveis como: IBGE, Caixa, Previdência Social, Receita Federal, Portal Brasil e Ministério da Fazenda, por exemplo.
Essas entidades fornecem dados públicos, isto é, dados que podem ser consultados por qualquer pessoa, sem custo.
Também recomendamos ficar de olho no site, blog e redes sociais dos seus principais concorrentes, assim como acompanhar quais palavras-chave do seu nicho aparecem no topo das buscas do Google.
Outra opção é ir a campo e entrevistar a clientela, a fim de conhecer seus hábitos, preferências e comportamentos.
Mas, se você não tem tempo para fazer tudo isso ou possui uma equipe enxuta, há sempre a possibilidade de contratar serviços especializados.
A Inteligência de Mercado ACP, por exemplo, coleta informações de bancos de dados públicos e de bureaus de crédito.
Estúdios e agências de marketing digital e branding também são bons aliados, assim como bureaus de pesquisa de tendência.
Na realidade, essas três opções possuem suas próprias especificidades e se complementam.
Veja também:
Como fazer uma análise de micro e macro ambiente empresarial
A importância da segmentação geográfica
Vantagens de um estudo de mercado
Bem, já deu para perceber que um estudo de mercado gera ótimos insights para seu negócio, não é?
No que diz respeito a Inteligência de Mercado ACP, nós também conseguimos:
- Realizar estudos customizados, considerando as características de cada projeto e seus desafios;
- Analisar de variáveis de produtos;
- Conhecer tipos de fretes;
- Descobrir faturamentos;
- Monitorar preços;
- Definir como e onde se posicionar em todo o território nacional.
Tudo isso utilizando fontes seguras para obter as informações. Nossas pesquisas não são tendenciosas. São uma fotografia real do nicho ao qual pretende-se atuar.
Um estudo de mercado deve ser bem fundamentado. Do contrário você terá apenas uma visão parcial do seu segmento, da concorrência e mesmo da clientela.