As vendas parceladas no cartão fazem parte do cotidiano de muitos lojistas, principalmente daqueles que oferecem produtos com preço elevado.

Após fechar negócio, cabe ao gestor financeiro acompanhar os recebimentos das parcelas, a fim de inseri-las no fluxo de caixa. Mas, quando esse controle é deficitário, toda a gestão financeira é prejudicada devido a baixa previsibilidade dos recursos

A melhor maneira de evitar esse problema é utilizando ferramentas adequadas, que conciliem automaticamente as vendas parceladas no cartão.

 

Comportamento de consumo

 

O parcelamento é uma das opções de pagamento mais populares entre os brasileiros. De acordo com a Abecs, 62% dos consumidores parcelam suas compras no cartão crédito. No eCommerce esse cenário não é muito diferente: 58% dos pagamentos são parcelados.

Para a população, parcelar suas compras representa uma facilidade de acesso a produtos com preços mais elevados. 

Entretanto, essa mesma facilidade de acesso pode se transformar em uma bola de neve. Os gastos excessivos no cartão de crédito representam 72% dos motivos de endividamento dos consumidores. 

Apesar disso, esse comportamento não representa perigo para os lojistas, visto que o risco de inadimplência é terceirizado.

Ao parcelar vendas no cartão, o comerciante recebe do banco emissor os valores acordados.  

 

Como conciliar vendas parceladas no cartão

 

Se é o banco quem faz os pagamentos, então, por que sua empresa deveria se preocupar com esse controle?

Muitas vezes o valor creditado na conta da empresa não corresponde exatamente ao valor parcelado. Além disso, as taxas das transações também podem divergir. 

Essa diferença ocorre devido a falhas nos sistemas das operadoras, que são as responsáveis pelo repasse. 

Quando o volume de vendas é baixo, esse problema é facilmente percebido e contornado pela equipe financeira. Nesse caso, o gestor ou o analisa entrará em contato com a operadora, informando a filipeta para conferência. 

Porém, quando o volume de vendas é alto, acompanhar cada um dos recebimentos é trabalhoso. Sua equipe poderá cometer erros, deixando “passar batido” algumas dessas divergências.

Esses pequenos e aparentemente inofensivos enganos representam perdas de até 3% na receita mensal dos varejistas.

Logo, a automação é a forma mais segura e eficiente de conciliar vendas parceladas no cartão. 

 

Conciliação automática

 

A conciliação automática é realizada a partir de uma plataforma digital e 100% online. 

O sistema captura todas as vendas realizadas no dia e cruza, automaticamente, as informações de pagamentos e recebimentos. Havendo alguma divergência, você será notificado. 

Assim, sua equipe ganha mais autonomia, agilidade e tempo para se dedicar em outras atividades.

A conciliação automática de cartões é precisa. Você saberá exatamente quando e o quanto recebeu – informações cruciais para controlar o fluxo de caixa e planejar o futuro. 

Não é à toa que muitos lojistas utilizam essa ferramenta!

Se boa parte dos consumidores parcelam suas vendas, então, você deve adaptar seu negócio a essa realidade.

Invista em tecnologia. Utilize um sistema de automação para conciliar vendas parceladas no cartão. Com essa ferramenta, seu negócio só tem a ganhar!


ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.