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Toda empresa possui objetivos. Você pode querer aumentar seu faturamento, ou ainda, lançar um novo produto no próximo semestre, por exemplo. Seja qual for a meta, sua empresa precisará de um planejamento estratégico. Mas, antes de elaborar esse plano, é preciso analisar o ambiente competitivo.

Com esse estudo você poderá avaliar os pontos fortes e fracos da sua empresa, assim como variáveis internas e externas.  Entenda como a análise microempresarial e a análise macroempresarial orientam suas ações de marketing. 

 

O que é microambiente empresarial?

Fazem parte do microambiente elementos que influenciam diretamente na capacidade produtiva da empresa. Sendo assim, são fatores bem próximos à ela.

Nesse contexto, temos outras duas subdivisões: o microambiente interno e o microambiente externo. Tanto um quanto o outro influenciam na maneira como a instituição funciona. A diferença é que no microambiente interno as variáveis são controláveis e no microambiente externo, não. 

No microambiente interno temos os recursos humanos e financeiros, as áreas de produção e de operações, o setor de marketing e assim por diante. Já no microambiente externo temos os concorrentes, fornecedores e os clientes. 

Como dissemos, cada um desses atores tem um papel importante no funcionamento da empresa. Por exemplo, ter bons fornecedores engloba a maneira como os seus clientes receberão seus produtos ou serviços. Se eles não forem exemplares, a experiência de compra pode ser prejudicada. 

 

Como analisar o microambiente empresarial

A análise de todos os fatores ajuda a trazer mais resultados positivos para o seu negócio. Portanto, não pode ser deixada de lado. Sua meta é vender mais? Então, todos os setores da empresa precisam ser observados para alcançá-la. 

Para analisar o microambiente da empresa, você deverá avaliar a capacidade de produção, o desempenho do marketing e como anda o seu RH. 

 

O que é macroambiente empresarial?

No macroambiente da empresa analisamos as variáveis externas ou não controláveis. Aqui nós temos a questões demográficas, econômicas, políticas, sociais e culturais. Como estamos falando de fatores que vão além do alcance do negócio, o nível de complexidade e dificuldade dessa análise é maior. 

Por que analisar o macroambiente empresarial? Vamos tomar como exemplo a demografia. Esse fator nos mostra o público local, seu comportamento e o que ele espera da empresa. Conhecer seu poder aquisitivo, cultura, idade, nível de escolaridade, por exemplo, ajuda a traçar qual é o melhor tipo de produto ou serviço a oferecer.

 

Como analisar o macroambiente empresarial

Como já foi dito, essa análise costuma ser um pouco mais complexa e, normalmente, exige mais. Aqui, será necessária a aplicação de pesquisas de campo para conhecer um pouco mais o perfil do público-alvo. Será preciso, também, cruzar esses dados para criar ações de marketing. 

Entenda a importância da segmentação geográfica para negócios locais. 

 

Ferramentas estratégicas 

Para ajudar na análise de micro e macroambiente, a empresa pode lançar mão de alguns recursos, como a Análise SWOT, ou Matriz FOFA. 

Essa ferramenta é excelente para o planejamento estratégico. Com ela identificamos as variáveis internas e externas da empresa, analisando forças e fraquezas (fatores internos) e ameaças e oportunidades (fatores externos). 

Outro recurso é a Inteligência de Mercado da ACP. Com ela você analisa seu ambiente competitivo e pode encontrar ou validar oportunidades de negócio. Além disso, com a nossa Inteligência de Mercado você:

  • Identifica potenciais clientes;
  • Descobre nichos ainda não explorados;
  • Reconhece a participação em canais de venda;
  • Identifica a fatia de mercado de seus produtos;
  • Obtém bases simples ou qualificadas para expandir a atuação da empresa;
  • Entre outras possibilidades.

 


ACP

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