Skip to main content

Sua empresa concede crédito? Então, ela possui clientes inadimplentes. Nenhuma empresa está imune a inadimplência, pois, a qualquer momento, um consumidor pode deixar de pagar suas dívidas. Isso quer dizer que toda empresa precisa de uma estratégia de cobrança, a fim de recuperar os valores condedidos. 

 

O que é uma estratégia de cobrança?

 

Uma estratégia de cobrança é a sistematização da gestão de contas a receber. Essa metologia define quais serão as abordagens utilizadas na hora de contactar um cliente inadimplente. 

 

Para que serve uma estratégia de cobrança?

 

O principal objetivo de uma estratégia de cobrança é fazer com que o cliente inadimplente quite sua dívida o mais rápido possível. 

Aliás, 51% dos consumidores registrados no SCPC pagam o quanto devem em até 30 dias. 

Esse é um bom prazo para recuperar crédito, pois, após esse período, as chances do cliente devedor “escapar” aumentam com o passar do tempo. 

 

Como definir uma estratégia de cobrança? 

 

Toda estratégia de cobrança começa com uma régua, isto é, com uma sequência de ações que irão motivar o cliente a quitar seu débito. 

Nessa régua você definirá os prazos e ações. Nos primeiros dias após o vencimento da dívida, recomendamos entrar em contato por e-mail ou telefone. Nesse momento a ideia é lembrar o cliente de seu compromisso financeiro.

A partir de 10 dias, indicamos a negativar o cliente, registrando seu CPF junto ao SCPC. Depois do registro, o consumidor receberá pelo Correio uma Carta Aviso. Muitas vezes essa carta é acompanhada de um novo boleto para facilitar o processo.

Mas, se ainda assim ele não pagar o saldo devedor, então você poderá enviar uma notificação extrajudicial de cobrança

 

Precisa de ajuda para construir sua régua de cobrança? Conte com a nossa equipe

 

Dicas complementares

 

Forme sua própria base de dados

 

Em uma planilha ou sistema de gestão, mantenha um cadastro atualizado de seus clientes. Analise os números, observe comportamentos, busque correlações. Essas informações são valiosas para a obtenção de insights e melhorias nos processos. 

 

Defina as formas de comunicação

 

E-mail, SMS, Telefone, Carta… Cada um desses canais é uma ferramenta de trabalho diferente e deve ser acionada em momentos específicos. 

Para preservar o relacionamento com o consumidor, estude seu público. Entenda como ele gostaria de ser abordado e seja sempre objetivo.

Como já dissemos, o disparo de SMS serve como um ótimo lembrete logo após o vencimento da conta. Já uma ligação telefônica é bastante útil para iniciar um diálogo e, assim, entender o que causou a inadimplência. 

Fique de olho no Código de Defesa do Consumidor (CDC) quando for entrar em contato com o inadimplente. Atitudes que possam ser consideradas constrangedoras ou invasivas são passíveis de medidas legais.

 

Negocie o pagamento

 

Esteja aberto para negociações. Entre em contato com seu cliente e ofereça outras formas e condições de pagamento. Mas antes, não se esqueça de verificar a pontuação de crédito. Essa medida facilita a identificação dos maus e bons pagadores, facilitando a condução da negociação. 

 

Qualifique seus funcionários

 

Uma equipe bem treinada é ponto-chave na estratégia de cobrança. Ela deverá conhecer todas as técnicas de cobrança, os canais em que estas operam, assim como as regulamentações. Além disso, deverá possuir soft skills como empatia, simpatia e proatividade. 

Cobrar um cliente inadimplente é uma tarefa delicada, onde ruídos na comunicação prejudicam o desenrolar do processo. Portanto, qualifique seu time para que ele desenvolva habilidades técnicas e cognitivas. 

 

Todas as dicas desse post são apenas uma base para a sua estratégia de cobrança. Se você não se sente seguro o bastante para definí-la sozinho, entre em contato com nossos especialistas. Fortalecer o empreendedorismo no Paraná é a nossa missão! 

Lembre-se: nenhuma empresa está imune a inadimplência. Todo negócio possui clientes devedores em maior ou menos instância. A diferença é que algumas tem boas estratégias, outras precisam melhorar.  Em qual desses grupos você está? 


ACP

ACP

Close Menu