“Cobrar clientes inadimplentes é fácil. Temos várias maneiras de fazer isso. Difícil mesmo é encontrar o melhor modelo. Entre SMS, e-mail e uma notificação extrajudicial de cobrança, definir a estratégia ideal é um desafio, pois coloca em risco o relacionamento com o consumidor.

 

Como definir uma estratégia de cobrança

O primeiro passo para recuperar uma dívida é definir uma estratégia, isto é, uma régua de cobrança. Essa ferramenta consiste em uma sequência de ações que tem como objetivo:

  1. Entrar em contato com o cliente devedor;
  2. Quitar o valor devido.

 

Na primeira parte da régua, o indicado é tomar medidas mais amenas, como entrar em contato por SMS ou e-mail para lembrar o cliente do vencimento do pagamento. Não havendo retorno após 10 dias, então sua empresa pode registrar o CPF ou CNPJ do devedor no SCPC. 

 

Feito o registro, o consumidor receberá uma carta pelo Correio, no endereço informado no ato da compra. Esse documento é chamado de “Carta Registro” e, a partir do 11º dia, possui validade legal.

 

Muito bem! O cliente está negativado. No pior dos cenários, ele poderá ignorar todas essas tentativas de conciliação. O que fazer nesse caso? 

 

Enviar uma notificação extrajudicial de cobrança é a melhor saída!

 

Como funciona a notificação extrajudicial de cobrança

A Carta NEJ é um documento enviado pelo Correio, que informa ao cliente inadimplente o interesse, por parte do credor, em iniciar um processo de negociação sem a interferência do Judiciário.

 

Ao contrário da Carta Registro, nesse documento conseguimos alterar o endereço de envio, caso esteja desatualizado ou incorreto. 

 

Não é preciso registrá-la em cartório para enviá-la. Basta entrar em contato com a ACP que nós providenciamos a notificação seguindo a regulamentação vigente. 

 

Nós temos 3 modelos de notificação extrajudicial: leve, moderado e pesado. Cada um possui um tom mais ou menos incisivo e é indicado para casos diferentes.

 

É importante lembrar que, segundo a lei, não é possível enviar uma Carta NEJ sem antes registrar o cliente inadimplente no SCPC.

 

Vantagens da notificação extrajudicial de cobrança

Nós indicamos que o envio de uma notificação extrajudicial seja uma das últimas medidas de uma régua de cobrança. Afinal, nenhum consumidor quer ter seu “nome sujo na praça”. 

 

Ainda assim, as Cartas NEJ são uma boa alternativa para regularizar a situação antes de recorrer a uma câmara de arbitragem, por exemplo.

 

Entre os benefícios de uma notificação extrajudicial de cobrança, temos:

  • Favorecimento de acordos e pagamento de dívidas;
  • Facilidade de regularização do débito devido;

 

Para enviar uma NEJ, reúna as seguintes informações:

  • Dados do devedor;
  • Nome da empresa credora;
  • Dados de contato com a instituição credora;
  • Valor da dívida.

 

Indicações de uso

A notificação extrajudicial é indicada em casos simples, como cobrança de serviços (reforma, assistência técnica, design gráfico) ou comércio (padaria, mercado, vendas pela internet). Quando o problema é mais complexo, recomendamos assistência jurídica – e até isso nós podemos lhe oferecer! 

Se a sua empresa ainda não possui uma estratégia de cobrança, conte com a consultoria da ACP. Nós podemos lhe ajudar a definir a sua régua e a recuperar valores devidos de até 5 anos. 

 


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