Como a sua empresa avalia e comunica a performance dos colaboradores atualmente? Uma Cultura de Feedback, para além de uma forma de “premiação” ou “punição”, deve ser uma prática constante e natural no dia-a-dia. Quando time e gestores trocam experiências, toda a empresa se beneficia, com objetivos, processos e metas cada vez mais alinhados.
Quer conhecer mais benefícios da prática constante de feedback para os resultados da sua empresa? Confira algumas dicas a seguir!
Cultura de Feedback: melhorando o desempenho da sua equipe
O feedback permite que as pessoas saibam como estão se saindo em relação aos objetivos estabelecidos, o que pode ajudá-las a se concentrar em áreas que precisam ser melhoradas. Além disso, auxilia na identificação de processos e práticas que já estão funcionando com sucesso e podem ser replicados em outras áreas da empresa!
Uma cultura construída com base no diálogo pode, ainda, ajudar a construir relacionamentos mais fortes e saudáveis, pois as pessoas se sentem mais conectadas e apoiadas.
Mas como especificar o que é uma conversa de feedback e estruturar momentos específicos para elas no cotidiano? É importante estar atento aos seguintes aspectos:
O feedback é uma conversa construtiva
O feedback é uma oportunidade para compartilhar sua perspectiva sobre o desempenho de alguém e ajudá-lo a melhorar. É importante que seja uma conversa construtiva, não uma crítica negativa. Além disso, é um ótimo momento para reforçar o que já está sendo feito de positivo pela pessoa ou equipe avaliada.
Deve ser específico
O feedback mais útil é aquele que é específico e baseado em fatos. Em vez de dizer apenas “você não está fazendo um bom trabalho”, é melhor dizer “vi que você não terminou o projeto na data estipulada, o que impactou negativamente a entrega do trabalho final”.
Deve ser oportuno
O feedback é mais eficaz quando é dado de forma oportuna, logo após a situação ocorrida. Isso permite que as pessoas possam usar a informação para melhorar imediatamente. Seja genuíno ao fornecer feedback, mostrando que você está interessado no bem-estar e no desenvolvimento do colaborador ou equipe.
Mantenha o equilíbrio
Uma cultura de feedback eficaz equilibra críticas construtivas com elogios e reconhecimento. Isso ajuda a manter a motivação e a autoestima das pessoas.
Como implementar uma Cultura de Feedback na minha empresa?
Estruturar uma cultura de feedback pode ser um desafio, mas também pode trazer muitos benefícios para a empresa e para os colaboradores. A seguir, listamos algumas dicas valiosas para implementar a prática na sua equipe. Mas é importante reforçar: os passos variam de acordo com os seus objetivos e estrutura de trabalho!
Comece pelo topo
É importante que a liderança da empresa modelo o comportamento desejado, dando e recebendo feedback de forma efetiva. Isso ajuda a criar um ambiente no qual o feedback é valorizado e encorajado.
Defina o objetivo
É importante ter claro o objetivo da cultura de feedback, para que todos entendam por que estão fazendo e o que esperam alcançar.
Ofereça treinamento
Forneça treinamento aos funcionários para que saibam como dar e receber feedback de forma eficaz. Isso pode incluir técnicas de comunicação, resolução de conflitos e feedback construtivo.
Crie oportunidades para o feedback
Certifique-se de que haja oportunidades regulares para o feedback, tanto formal como informal. Isso pode incluir reuniões individuais com gerentes, avaliações formais, ou simplesmente conversas informais no corredor.
Encoraje o feedback bidirecional
Certifique-se de que o feedback não seja apenas de cima para baixo, mas também de baixo para cima. Isso significa que os funcionários também devem ser encorajados a dar feedback a seus colegas e gerentes. Permita que as pessoas compartilhem suas perspectivas e ouça atentamente o que elas têm a dizer.
Dê atenção às respostas
Observe como os funcionários respondem ao feedback e forneça suporte se necessário. Algumas pessoas podem encontrar difícil aceitar o feedback, portanto, é importante ser sensível a essas questões e fornecer ajuda se necessário.
Lembre-se de que a implementação de uma cultura de feedback pode levar tempo, mas os resultados valerão a pena!
Benefícios da prática constante de Feedback
Uma cultura de feedback saudável pode criar um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo, no qual as pessoas se sentem encorajadas. Ele permite que o time identifique lacunas e trabalhe junto para encontrar soluções, o que pode melhorar a eficiência e a resolução de problemas no cotidiano.
A prática permite, ainda, que os colaboradores recebam reconhecimento pelo trabalho bem-feito, aumentando sua motivação e engajamento com os objetivos da empresa. Neste contexto, membros do seu time podem se destacar, alcançando posições de novas lideranças – seja por meio de um cargo de chefia, de fato, ou como inspiração e exemplo para os demais.
Com que frequência realizar reuniões de feedback?
O número de reuniões de feedback pode variar bastante de empresa para empresa. Afinal, cada uma tem seus objetivos a curto e longo prazo, além de processos específicos.
De forma geral, o espaço entre uma reunião e outra não deve ultrapassar um mês, para que não ocorra uma perda do que foi discutido e estipulado na conversa anterior. Os encontros podem ser semanais, quinzenais, quando consideramos reuniões individuais (“um para um”).
Considerando objetivos comerciais, aconselhamos manter reuniões mensais ou, no máximo, trimestrais. Assim, é possível avaliar se as metas estão sendo alcançadas, quais os pontos de atenção e quais práticas adotar para chegar ao resultado almejado.
E você? Já tem uma Cultura de Feedback estabelecida entre a sua equipe?
Ao ler este conteúdo, você pode ver que o feedback é uma parte importante da comunicação eficaz e pode ser um instrumento poderoso para ajudar as pessoas e organizações a crescerem e alcançarem seus objetivos.
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