Já falamos neste blog sobre a importância de oferecer Seguro de Vida aos colaboradores em uma empresa. Essa cultura tem sido cada vez mais enraizada no contexto organizacional por se tratar de uma proteção extra com excelente custo-benefício. Apesar de não se tratar de uma obrigatoriedade pela CLT, em muitos casos, a própria Convenção Coletiva já prevê esse benefício.
Porém, há diversos casos em que o Seguro de Vida é previsto em Lei, especialmente em setores com maior periculosidade e indústrias.
Conheça os setores que devem ter, obrigatoriamente, Seguro de Vida:
- Bar, buffet, churrascaria, pizzaria e restaurante;
- Comércio de alimentos no varejo;
- Condomínio;
- Contabilidade;
- Construção civil;
- Hospedagem e hotel;
- Entregador que atua em editoras de jornais e revistas;
- Indústria que atua na transformação e no beneficiamento de cristais e vidros;
- Indústrias de camisas masculinas e roupas brancas de São Paulo;
- Indústrias de louça, porcelana de barro e cerâmica;
- Indústrias de instalação elétrica, hidráulica, gás e sanitárias;
- Indústrias de panificação e confeitaria;
- Indústrias de reparação de acessórios e reparação veicular;
- Indústrias de vestuário;
- Indústrias têxteis;
- Instalação e manutenção de redes de telecomunicações;
- Motoboys;
- Motéis;
- Prestadores de serviços.
Riscos
Caso as empresas que compõem a lista acima não ofereçam o seguro e venha a ocorrer uma fatalidade com um funcionário, a homologação da Convenção Coletiva apenas será possível após o pagamento da indenização aos familiares. Além disso, a recusa irá acarretar em problemas futuros para a empresa que está enquadrada na obrigatoriedade.
Vantagens
Muito se fala no Seguro de Vida em casos de fatalidade, mas o serviço vai além. Além de ser uma forma de mostrar zelo com o colaborador e sua família, ele pode cobrir assistências emergenciais em trânsito (como em viagens de trabalho, por exemplo), antecipação de valor em casos de doenças crônicas e cobertura decorrente de incapacidades temporárias.
Outra vantagem que poucos conhecem é a possibilidade de dedução fiscal no Imposto de Renda para empresas do Lucro Real que ofertam Seguro de Vida.
Empresas que oferecem Seguro de Vida também retêm mais talentos, pois entregam um benefício que contribui para a satisfação da sua equipe. Elas podem trabalhar com valores variados, segundo o orçamento disponível.
Opte pelo melhor
O Seguro de Vida em grupo ACP em parceria com a Seguros Unimed custa apenas a partir de R$ 3,27 por pessoa ao mês. Fique em dia com a legislação com a melhor opção para seus colaboradores.
Quer saber mais? Entre em nosso site e preencha o formulário para receber mais informações.