Todo empreendedor do Paraná pretende aumentar as vendas em 2020. Conquistar esse objetivo, porém, não é tão simples quanto parece. Não há receita pronta, uma fórmula infalível. Para vender mais, você precisa analisar cuidadosamente seu negócio, a fim de identificar pontos de melhoria.
Isso mesmo! O sucesso da sua empresa está diretamente ligado aos seus processos.
Talvez, o melhor caminho para vender mais não seja contratar novos colaboradores, e sim, investir em ferramentas que facilitem a gestão.
Sabe por quê?
A empresa que não controla seus processos não sabe onde estão os gargalos. Ela luta para manter-se à frente da concorrência, mas seu esforço é em vão.
Por outro lado, quando a casa está organizada as vendas fluem. Siga o passo a passo a seguir para aumentar suas venda em 2020.
7 passos para aumentar as vendas em 2020
1º passo: faça um planejamento comercial
Muitas empresas começam o ano sem saber para onde ir. Ok, você quer aumentar as vendas em 2020, mas como você pretende fazer isso?
O planejamento comercial servirá como um guia para você alcançar seus objetivos.
Para defini-lo, reúna os relatórios de 2019 e avalie tanto as ações que tiveram bons resultados quanto aquelas que deixaram a desejar. Compreenda o motivo de cada performance, identificando pontos fortes e fracos. Assim, você saberá quais ações replicar ou não no próximo ano.
Se a sua empresa ainda não gera relatórios, então você precisa contratar um sistema de gestão ERP e um CRM com urgência!
Os softwares de gerenciamento, além de facilitar o controle de estoque e o controle financeiro, geram relatórios automáticos, correlacionando informações de todas as áreas da sua empresa.
Já um CRM é essencial para a equipe de vendas, pois, além de organizar os processos de vendas, também produzir e correlaciona dados.
Essas informações são preciosas para a tomada de decisão.
2º passo: faça uma previsão de vendas
Os números de 2019 também facilitarão a previsão de vendas para o próximo ano. Esse estudo é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa, pois indica quais serão os investimentos necessários para alcançar as metas. Nisso, o controle financeiro é facilitado.
3º passo: Alinhe as metas com toda a equipe
Uma das principais dificuldades das médias e grandes empresas é manter todos os setores alinhados.
Esse ponto é importante porque o planejamento comercial, que mencionamos anteriormente, deve conversar com o planejamento de marketing.
Esse, por sua vez, deverá constar:
- Quem são e onde estão os clientes que a empresa quer conquistar;
- Os perfis dos clientes que não são interessantes para o time de vendas;
- Metas específicas para cada produto ou serviço, e quais deverão ser priorizados;
- A previsão de crescimento de vendas por trimestre;
- A previsão de crescimento das taxas de conversão.
4º passo: selecione os melhores clientes
Digamos que a sua equipe de vendas está em negociação com novos clientes. Alguns possuem uma ótima pontuação de crédito, outros, nem tanto. Entre esses dois perfis, qual deles você irá priorizar?
Quando um cliente não possui um bom score, isto é, um bom comportamento de compra e de pagamento, os riscos de inadimplência são grandes!
Logo, fechar negócio com esse consumidor pode não ser tão interessante.
Por outro lado, os clientes que honram seus compromissos financeiros representam ótimas oportunidades de negócio.
Para aumentar suas vendas em 2020, aprenda a identificar os melhores clientes.
Saiba como consultar a pontuação de crédito.
5º passo: Automatize o controle das suas vendas
Como dissemos, um ERP e um CRM são imprescindíveis para o controle de processos. Mas, aqui está outra ferramenta importantíssima: a conciliação automática de cartões.
Toda empresa que vende no cartão de crédito, débito ou pré-pago pode se deparar com falhas nos sistemas das operadoras. Essa ocorrências geram cobranças indevidas que, no cumulado do mês, afetam (e bastante!) as finanças.
Estima-se que 3% da receita dos varejistas pode ser comprometida por conta desse problema.
Você não quer que isso aconteça com o seu negócio, quer?
Portanto, invista em ferramentas que facilitem o controle financeiro.
Afinal, não faz sentido aumentar as vendas em 2020 e receber menos do que realmente vendeu.
Baixe nosso eBook e conheça as vantagens da conciliação automática de cartões.
6º passo: Invista em treinamento
Desenvolver-se como ser humano é tão importante quanto conhecer novas tecnologias e ferramentas de trabalho.
Aliás, as soft skills são cada vez mais valorizadas no mercado. Essas habilidades correspondem a maneira como nos relacionamos com outros e como nos comportamos no mundo. E, assim como as aptidões técnicas, também podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas.
Aqui na ACP, nós temos a Escola de Negócios, onde oferecemos cursos online e offline para desenvolver toda a sua equipe.
Um time capacitado, motivado e em sintonia vence qualquer desafio!
7º passo: Adote uma estratégia de cobrança
A inadimplência é um assunto delicado e causa, até mesmo, aversão em alguns empreendedores.
Eles sabem que alguns de seus clientes não quitam suas dívidas há algum tempo. Ainda assim, preferem deixar as coisas como estão, pois não possuem uma estratégia de cobrança bem definida.
Sabemos que cobrar um cliente inadimplente pode colocar o relacionamento comercial em jogo. Mas, quando utilizamos as ferramentas certas, a recuperação de crédito deixa de ser um bicho de sete cabeças.
Tudo começa pela régua de cobrança, passando pela negativação e pelas formas de contato.
Como nós somos especialistas em recuperação de crédito, já compartilhamos uma série de conteúdos sobre esse assunto, entre eles:
- Como evitar clientes inadimplentes
- O que é e como funciona o SCPC?
- Como e quando recorrer a uma notificação extrajudicial de cobrança
- eBook: 4 estratégias de cobrança para sua empresa
- Guia definitivo para reduzir a inadimplência
Vale lembrar: quando um cliente quita suas dívidas, ele pode comprar novamente seu produto – e você sabe o que isso significa, certo? 🤑