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Todos os dias, milhares de empresas consultam o score de seus clientes a fim de evitar maus negócios. Junto com o Cadastro Positivo, o score determina a pontuação de crédito de pessoas físicas e jurídicas, número que corresponde ao poder de compra e de pagamento. Quanto maior o dígito, menores são as chances de inadimplência nos próximos 12 meses.

Esse dado é extremamente valioso para quem vende a prazo ou realiza transações financeiras de alto risco. Portanto, se a sua empresa concede crédito, mas não consulta o score da clientela, está na hora de mudar de abordagem.

 

A inadimplência no Paraná

Pouco a pouco a inadimplência dá sinais de desaceleração no Brasil. Entre setembro e outubro deste ano, por exemplo, o índice diminuiu 3%, segundo a Boa VistaMas, aqui no Paraná o cenário é diferente: no acumulado do ano, o número de consumidores inadimplentes subiu 3.7%. Isso significa que os empreendedores do Paraná precisam de atenção redobrada na hora de conceder crédito – e a consulta score é uma das maneiras de evitar esse problema.  

 

Quais são as consequências da inadimplência?

 

Não há como escapar: Toda empresa possui clientes inadimplentes, inclusive a sua. Ao realizar uma venda à prazo seu cliente poderá, em algum momento, deixar de pagar a conta, seja por puro esquecimento ou imprevisto. 

Cabe a sua empresa determinar qual é o índice de inadimplência aceitável e adotar medidas que o mantenham sob controle. 

Sem esse acompanhamento, a gestão financeira da sua empresa será impactada, assim como todo o seu futuro. 

Entre as principais consequências da inadimplência temos:

 

Planejamento estratégico prejudicado

Todo planejamento estratégico eficiente demanda previsibilidade financeira. Com a inadimplência fora de controle, a equipe de gestão não poderá definir planos de ação ou metas com propriedade.

 

Capital de giro afetado

A inadimplência afeta diretamente o capital de giro do negócio, isto é, os recursos financeiros utilizados para que a empresa se mantenha operante. Quando deixamos de receber os pagamentos de nossos clientes, essa importante fonte de recursos é afetada. 

 

Avaliação do negócio dificultada

Será que o negócio é sustentável ou precisa de uma correção de rota? É o momento de realizar novos investimentos ou será que é uma boa hora para fazer uma economia? Estas são apenas algumas das perguntas que ficam sem resposta quando a inadimplência não está sob controle. 

 

O que fazer para reduzir a inadimplência?

Algumas medidas podem ser tomadas para manter a inadimplência sob controle, entre elas consultar o score de um cliente antes de fechar uma venda. 

No item a seguir abordamos essa estratégia com mais profundidade. Enquanto isso, aqui estão outras práticas que você pode adotar:

 

  1. Recorra ao seu próprio banco de dados

Muitos clientes já adquiriram seu produto ou serviço. Será que, na ocasião, fizeram todos os pagamentos da maneira mais apropriada e em dia? Quais padrões se repetem? Quais são os casos extremos?

Analise o seu próprio banco de dados para identificar possíveis deficiências e oportunidades de melhoria em seus processos de venda e de cobrança. 

 

  1. Conte com o suporte da tecnologia

A automação também assume um papel importante no controle da inadimplência. 

Em primeiro lugar, por conta do registro do histórico do cliente, conforme vimos anteriormente. Em segundo lugar porque automatizar os processos de cobrança confere maior agilidade à sua equipe. Disparos automáticos de SMS e/ou e-mail, por exemplo, economizam tempo e recursos que seriam destinados a métodos tradicionais e, por vezes, pouco eficientes. 

 

  1. Ofereça suporte em seu site

Muitos clientes deixam de pagar suas contas por puro esquecimento. Outros por não encontrarem com facilidade as informações que precisam. Então, o que você acha de fornecer a eles o suporte necessário? 

Separe uma área do seu site para a visualização das parcelas e data dos vencimentos, assim como atualização de boletos. Ter acesso à equipe de atendimento é imprescindível. Mostre que você está ao lado dele, pronto para ajudá-lo sempre que precisar. 

 

  1. Pense em acordos ou descontos 

Sempre é possível recorrer a novos acordos e até mesmo descontos para que o cliente regularize sua situação. Afinal, um consumidor com o “nome sujo” perde seu poder de compra e deixa de adquirir seu produto.

Você não quer que isso aconteça, certo?

Em conjunto com sua equipe, avalie a possibilidade de reduzir os juros ou aumentar o prazo ou as parcelas. Analisando o Cadastro Positivo, você saberá se a inadimplência de seu cliente é pontual ou recorrente. A partir daí, poderá ajustar sua política de crédito e cobrança conforme o perfil do consumidor. 

 

Como consultar a pontuação de crédito do cliente?

Enfim chegamos ao tema central desse conteúdo!

Analisar a pontuação de crédito de um cliente antes de fechar negócio é uma estratégia preventiva. Ou seja, você saberá se esse cliente já foi negativado e quais as chances dele se tornar inadimplente nos próximos 12 meses. 

 

A consulta score SCPC funciona assim:

 

  1. Defina um investimento

Toda pessoa física pode consultar sua própria situação junto ao SCPC. Mas, para consultar o score de outras pessoas, sejam elas PF ou PJ, você terá que pagar por esse serviço.

As consultas costumam ter valores unitários e tendem a ser mais vantajosas quanto maior for o lote. Portanto, o primeiro passo é definir o quanto você está disposto a investir nesse processo. 

 

  1. Encontre os parceiros certos

Em todo o Paraná, a ACP é a única entidade que possui acesso ao banco de dados da Boa Vista/SCPC. Isso quer dizer que não há outra maneira de realizar uma consulta score no SCPC, seja de pessoa física ou jurídica, sem tornar-se um associado. 

 

  1. Faça sua consulta score

Assim que sua empresa se filiar e adquirir esse serviço, você receberá um login e senha. A partir daí, poderá acessar a plataforma da Boa Vista e fazer sua consulta score. Também é possível negativar clientes inadimplentes e baixá-los quando a dívida for quitada com total autonomia! 

O sistema de consulta score da Boa Vista / SCPC oferece informações detalhadas sobre a situação de cada consumidor. Quando esse apresentar alto ou altíssimo risco, você poderá se precaver contra uma possível inadimplência. 

 

O que fazer após a consulta score?


Depois de fazer a consulta score, você saberá a pontuação de crédito do seu cliente, isto é, seu comportamento de compra e de pagamento. Quando o consumidor apresenta baixo ou baixíssimo risco, você poderá ofertar condições especiais, como descontos e um prazo maior para pagamento. Porém, se o consumidor apresenta risco, então você poderá restringir o acesso ao crédito. Seja qual for o cenário, não deixe de acompanhar os seus clientes. Esteja por perto e mostre-se a postos para ajudá-los sempre que necessário.


ACP

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