Skip to main content

O empreendedorismo no Paraná cresceu. No primeiro semestre desse ano, 102.760  empresas foram abertas, segundo dados da Boa Vista. Mas, por que os paranaenses decidem empreender? 

Em julho iniciamos uma pesquisa para responder a essa pergunta. Com ela, traçamos o perfil dos empreendedores paranaenses, um verdadeiro raio-x que, além de apontar as dores e delícias da vida empreendedora, também revelou o caminho percorrido por quem está na linha de frente.

 

O empreendedorismo no Paraná

Abrir o próprio negócio é relativamente fácil. O difícil é mantê-lo.

88% das empresas pesquisadas abriram as portas em menos de um ano, mas 22% ainda não atingiram o ponto de equilíbrio. Os principais desafios são:

 

  • Superar a concorrência (38,3%);
  • Criar novos produtos e serviços (25,8%);
  • Desenvolver campanhas de marketing (25,8%);
  • Lidar com as burocracias do dia a dia (25,8%);
  • Recrutar e contratar colaboradores (25,6%). 

 

Mesmo com dificuldades, 45% nunca procuraram ajuda de entidades como a ACP e o Sebrae para empreender. Contudo, eles não entram em campo sozinhos: 59% possuem sócios, a maioria familiares (48%). Há também quem conte com parceiros de negócios (49%) que contribuem na divulgação de produtos e serviços e na expansão do networking. Nos estágios iniciais, apenas 8% das empresas pesquisadas recorreram à investidores. 16,4% fizeram empréstimos de até R$500.000,00. 

 

Enquanto 38% buscam no empreendedorismo maior autonomia e liberdade, 28,3% encontraram, no mercado, uma oportunidade para empreender. 25% o fazem por necessidade. 

 

Perspectivas para o futuro

Em relação ao faturamento de 2019, 33% esperam crescer, pelo menos, de 5% a 10% em relação ao ano anterior. Mais da metade atuam no modelo B2C, ou seja, vendem seus produtos e serviços diretamente ao consumidor final. 

 

Os empreendedores do Paraná querem se tornar referência, garantir a própria renda e trazer impactos positivos para a sociedade. Para isso, trabalham em equipe, movidos pelo senso de propósito.  

 

Nossa pesquisa contou com mais de 400 respostas. 40,3% dos participantes são micro empresas e 52% atuam como prestadoras de serviços.

 

Confira o relatório na íntegra e conheça o empreendedorismo no Paraná.

ACP

ACP

Close Menu