Ser empreendedor é para poucos: o desafio de não ter segurança, trabalhar sempre na corda bamba, investindo seu tempo, sonhos e recursos em um projeto que muitas vezes só você acredita. Sim, é para poucos!

Se já é desafiador em tempos normais, imaginem em tempos de crises ou em uma pandemia como a que estamos atravessando.

Nestes momentos, mais do que nunca, é preciso confiar na intuição, acreditar em seus projetos e, principalmente, contar com parcerias importantes para seguir em frente. Como já dizia sabiamente Clarice Lispector, “quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”

Nós, da Associação Comercial do Paraná, entendemos dessa máxima, pois há 130 anos caminhamos juntos com nossos associados e parceiros. Pensando nisso, vamos  trazer dicas para lhe ajudar nesse momento, pois é justamente nas adversidades que grandes talentos são revelados.

Hoje, trazemos dicas de como vender mais:

  • Pense fora da caixa – Leve seus serviços e produtos até seus clientes, esteja próximo deles. Utilize estratégias como:
    • Redes Sociais;
    • Site;
    • Loja Virtual;
    • Delivery;
    • Vendas por WhatsApp – instale o WhatsApp Business;
    • Chat online;
    • SMS;
    • Oriente seus vendedores a serem consultores das marcas online o offline;
    • Utilize os recursos de Inteligência de Mercado.

 

  • Crie uma solução para uma dificuldade em seu segmento:

Na crise de 2008, surgiram grandes empresas de sucesso que trouxeram uma solução para problemas. É para isso que servem as empresas, trazer soluções a seus clientes, como ocorreu com as empresas a seguir:

  • Airbnb – Economia compartilhada setor hoteleiro;
  • Peixe Urbano – Compras coletivas;
  • Github – Desenvolvimento compartilhado de programas;
  • Spotify – Streaming de músicas;
  • Cloudera – Gerenciamento de dados em nuvem;
  • Uber – Aplicativo de transporte;
  • Groupon – Pioneiro nas compras coletivas;
  • Kickstarter – o maior site de financiamento coletivo;
  • Slack – Comunicação corporativa;
  • Fanduel – Plataforma de jogos fictícios com jogadores reais;
  • Tango – Alternativa ao FaceTime.

Juntas, essas empresas valem mais de 110 bilhões de dólares. O que elas têm em comum?

Resolveram um problema em época de crise.

  • Mantenha-se motivado

Não deixe o desanimo tomar conta de você ou do seu time. Seja o incentivador, a bomba propulsora da sua equipe. Crie ações agradáveis, desafios de vendas e, principalmente, seja generoso em compartilhar as vitórias. Seja um otimista com inteligência, não coloque “óculos cor de rosa”, mas tenha em mente que tudo pode ser transformado em algo bom e a nosso favor.

  • Construa parcerias de sucesso

Entenda seu segmento, busque as instituições voltadas para lhe ajudar, entenda o mercado, complemente suas vendas com outros empreendedores, atue com vendas colaborativas.

Fale conosco para entender como podemos ser parceiros.

  • Divulgue, fale de você para quem precisa de suas soluções

Busque seu público-alvo com assertividade, foque em estratégias, faça a “lição de casa”, entenda seu mercado com Inteligência de Mercado.

  • Garanta segurança

Torne-se referência de entrega, qualidade e atendimento. Resolva todos os problemas que porventura surgirem de modo rápido e simples.

Seja flexível com horários de entrega e trabalho, se adeque às necessidades, reinvente-se.

Cuide do time e dos clientes com equipamentos de segurança, máscaras, álcool em gel e horário agendado.

O verbo é inovar. Aproveite este momento para criar novas estratégias, abrir a mente para novas formas de vender, de trabalhar, de acionar seus clientes e prospects. Pense também que estamos numa crise, ela vai passar, e você precisa estar preparado para elevar seu negócio a outro nível quando tudo voltar à normalidade. Você precisa sair desse momento mais forte, mais preparado e, principalmente, mais adaptado.

Aproveite o momento para olhar as novas necessidades do mercado, das pessoas, do meio ambiente, se olhar com olhos inovadores as ideias vão surgir e os benefícios da crise ficaram a longo prazo.

Espero ter contribuído!

Deise Camargo

Analista de Inteligência de Mercado da Associação Comercial do Paraná.

Cassiane Zambão

Cassiane Zambão

Marketing ACP

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