Pouco a pouco, o varejo recupera o fôlego após dois anos de queda nas vendas. 2015 e 2016 não foram anos fáceis, mas 2020 promete ser promissor. 

As empresas que desejam acompanhar o novo ritmo do mercado, precisam investir em inteligência comercial

Esse serviço coleta informações de públicos-alvos e concorrentes, endossando estratégias de marketing e de vendas. 

Neste post, você conhecerá seus benefícios e como contratar um fornecedor. 

 

 

O que é Inteligência de Mercado? 

 

Quando uma equipe precisa de informações estratégicas para definir suas ações de marketing e de vendas, ela busca por inteligência de mercado

Essa ferramenta reúne um grande volume de dados sobre praça, concorrência e público alvo, facilitando a prospecção e projetos de expansão.

Permite, ainda, detectar e antecipar tendências, o que torna a empresa mais ágil e competitiva. Ou seja, mais inteligente. 

 

 

Qual sua importância para o varejo?  

 

O varejo reflete o comportamento dos consumidores. Essa influência ficou nítida durante a crise, onde vimos uma forte retração nas vendas. Em 2015, a queda foi de 4,3%. No ano seguinte, 6,2%. 

O empreendedor desatento, que não previu essa mudança, foi pego de surpresa e, provavelmente, teve perdas significativas

Apesar da desaceleração, o setor continuou crescendo. Entre 2016 e 2017, mais de 400 mil novos negócios abriram as portas. Em 2018, foram mais de 500 mil e, na primeira metade de 2019, o número total já ultrapassava 400 mil.

Isso quer dizer que, embora mutável, o varejo é um segmento muito competitivo, o que mais uma vez ressalta a importância de estudar o mercado

 

 

Benefícios da Inteligência de Mercado para o varejo

 

Tendo em vista a alta competitividade do mercado varejista, a inteligência comercial se mostra como uma grande aliada nas ações de marketing e de vendas. Entre seus principais benefícios, temos: 

 

Melhora a sua gestão de estoque

Ao analisar o NCM de notas fiscais, a Inteligência de Mercado identifica quais são os produtos favoritos da clientela – e quando costumam ser adquiridos. 

Essa informação otimiza a gestão de estoque, evitando que mercadorias se tornem obsoletas.

 

Facilita planejamentos

Como a Inteligência de Mercado rastreia comportamentos de consumo, o planejamento comercial e de marketing é facilitado. 

Entre os dados coletados, temos informações cadastrais, comportamentais e financeiras. Elas são úteis não apenas para a conquista de novos clientes, como também durante negociações e planejamentos. 

 

Otimiza a análise de performance

Todo varejista quer ter controle sobre o seu negócio. Por isso, a coleta de dados é tão importante. Com a inteligência de mercado, você terá uma visão clara sobre o seu segmento e seu próprio negócio. 

Os dados analisados dirão quais produtos você deve manter e quais ações deve intensificar, por exemplo.

 

Torna suas decisões mais estratégicas  

A Inteligência de Mercado para o varejo vai além do planejamento. Ela melhora toda a administração do seu negócio, potencializando resultados.

Você saberá quando e onde abrir novas unidades, por exemplo, assim como quais segmentos são mais lucrativos. 

Com Inteligência, sua equipe vai elaborar campanhas de marketing que, de fato, convertam em vendas. 

 

Recupera clientes inativos

A Inteligência de Mercado ACP possui aproximadamente 205 milhões de CPFs e 42 milhões de CNPJs.

Essa base é constantemente atualizada e é utilizada para nutrir carteiras de clientes

Com informações recentes, você pode recuperar consumidores inativos e aumentar as vendas. 

 

Agiliza a prospecção

Outra vantagem da Inteligência de Mercado para o varejo é mais agilidade nos processos de prospecção. 

Você informa o público-alvo desejado e recebe uma lista de leads com o perfil correspondente. Ou seja, não terá que dedicar uma boa parte do seu tempo para montar uma base do zero. 

 

Reduz o custo de aquisição de clientes

Além da agilidade, a redução de custos é outro atrativo da Inteligência de Mercado para os varejistas. O CAC mede a taxa de efetividade de ações de marketing e de vendas. Quanto maior o índice, mais dinheiro você está gastando para conquistar novos fregueses.

Como a inteligência comercial oferece uma base pronta e compatível com o perfil desejado, o custo de aquisição clientes tende a ser menor. 

 

 

Onde encontrar esse serviço

 

Listas de prospecção, enriquecimento de dados, estudos de mercado… Estes serviços não são novidade no varejo, mas ainda causam certa estranheza naqueles que desconhecem sua eficácia. 

A qualidade de um serviço de inteligência de mercado está nas informações oferecidas, portanto, o primeiro passo é verificar a fonte. Aqui na ACP, utilizamos bancos de dados públicos e de bureaus de crédito. Essas fontes contém informações de PFs e PJs de todo o Brasil. Ou seja, não trabalhamos com pequenas amostragens, e sim, com uma vista do todo.

Esse grande volume de dados oferece mais consistência às nossas bases, que podem ser utilizadas tanto para a expansão de negócios, quanto para a prospecção e recuperação de clientes.  

Outro passo importante é o briefing, isto é, a definição de qual público e praça você deseja analisar. Reúna seu time e discuta quais dados são relevantes para a atuação da empresa.

Talvez vocês queiram saber o faturamento da concorrência, ou ainda, quais clientes de um certo grupo possuem maior ou menor propensão à inadimplência. 

As possibilidades são muitas, assim como as aplicações. Todos os setores da sua empresa podem se beneficiar com esses dados.

Você pode, agora mesmo, pedir mais informações sobre a Inteligência de Mercado ACP. É só preencher o formulário abaixo. 

 


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