Skip to main content

 

A forma com a qual o consumidor faz as suas escolhas e compra produtos tem mudado. A internet consegue oferecer uma boa quantidade de informações e, por conta disso, eles têm maior poder na decisão de compra.

Você mesmo já deve ter feito isto várias vezes: antes de comprar algum produto, resolveu pesquisar sobre as características dele na internet. Por exemplo, uma cama de molas ensacadas com densidade 28. O que significa molas ensacadas? Quais os benefícios elas proporcionam? O que é densidade 28 e no que isso interfere na qualidade da cama?

Os consumidores têm acesso a todas essas informações e existem uma série de fatores que interferem, diretamente e indiretamente, na decisão de compra. Vamos entender agora quais são eles e como você pode usar isso a favor do seu negócio.

A maneira com a qual os produtos estão expostos

Sabia que os supermercados já entendem como expor os produtos nas prateleiras? Normalmente, os que vencem mais rápido ficam na frente e os produtos mais caros ao alcance dos olhos. Você também precisa ter uma estratégia na hora de expor os produtos.

No caso de uma loja de roupas, por exemplo, você pode dividir as peças por tamanhos e cores para facilitar a procura, deixando as lisas de um lado e as estampadas de outro.

Não deixe os produtos muito juntos uns dos outros, isso pode fazer com que ele perca um pouco o valor e a visão do cliente fica prejudicada. Afinal de contas, não queremos uma poluição visual na loja, não é verdade?

O visual da loja

Esse é um ponto de extrema importância. Geralmente, damos muito valor à beleza e isso não vale apenas para as pessoas, mas também para os ambientes.

Crie um visual que combine com o seu ambiente e decore com cores e objetivos relacionados ao seu mercado. Pense também no estilo que você quer passar. Por exemplo, ao escolher o estilo minimalista, você está focando na qualidade dos seus produtos e não na quantidade.

Bom atendimento

Mas de nada adianta ter um ambiente decorado pelo melhor especialista da região, se o seu atendimento não é compatível ou melhor do que o cliente espera. As pessoas querem ter, acima de tudo, uma excelente experiência de compra.

Ter um local confortável para que ele possa se sentar, oferecer uma bebida de acordo com o clima do dia e, até mesmo, algo para comer pode ser uma ótima forma de conquistá-lo.

Boa comunicação

Se você ou os seus funcionários não conseguem se comunicar bem com o cliente, além de não agradá-lo, a venda, ainda que realizada, pode se transformar em um grande desastre.

Por exemplo, digamos que você tenha um restaurante. O cliente escolheu uma das refeições do cardápio e pediu para que fossem retirados qualquer tipo de frutos do mar, pois é alérgico. Se essa informação não conseguiu ser bem comunicada — o funcionário não estava prestando a devida atenção no cliente — seu negócio corre sérios riscos.

Esse é apenas um exemplo para mostrar o quanto uma comunicação eficaz é importante para o seu negócio. Além disso, quando o consumidor entrar na loja, pare para escutá-lo e compreender as suas principais dores. Pode ser que ele nem saiba ao certo o que realmente precisa comprar.

Esses são os principais fatores que interferem na decisão de compra do consumidor, mas existem outros. Por exemplo, a interação no PDV, a temperatura, o som etc. Faça uma análise do seu negócio levando em consideração todos eles ou contrate um profissional que possa oferecer um olhar mais técnico e preciso.

Pensando nisso, descubra também porque você deve acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor e melhore as vendas!

ACP

ACP

Close Menu