Em momentos de crise, como a do coronavírus, os micro e pequenos negócios são os mais sensíveis às oscilações da economia.

O isolamento social, essencial para conter a propagação do SARS-CoV-2, deixam bares, cafés e restaurantes vazios. Nas lojas, o fluxo de clientes diminui, eventos são cancelados, o turismo desacelera… Em maior ou menor grau, todos os setores são afetados.

Mas, ainda assim, devemos manter a economia girando, consumindo preferencialmente produtos locais. 

É por isso que campanhas de apoio ao pequeno empreendedor estão circulando nas redes sociais.

Elas incentivam compras no mercadinho do bairro, na padaria da Dona Maria e na farmácia do Seu Mário. 

Que tal fazer a sua parte?

Veja como apoiar pequenos negócios durante a crise do coronavírus:

 

  • Compre online

Muitos pequenos negócios já vendem online. Alguns possuem seu próprio eCommerce, outros vendem em marketplaces. Há também aqueles que comercializam produtos no Instagram, em grupos do Facebook ou mesmo no WhatsApp. 

O perfil @fortalece.cwb, por exemplo, mostra pequenos negócios de Curitiba que entregam o que você precisa durante a semana. 

 

  • Peça para entregar em casa

Àqueles que não querem circular pelas ruas, nem mesmo pelas redondezas, o delivery é uma boa opção. Pequenos negócios que ainda não tinham este serviço passaram a oferecê-lo para combater a queda nas vendas. Porém, o ideal é que os pagamentos sejam realizados online e que a entrega não seja feita dentro de casa. 

 

  • Compre vales-presente da sua loja preferida

Mesmo que você só possa utilizá-los daqui algumas semanas (ou meses), adquira vales-presente das suas lojas preferidas. A Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados estão chegando. O que acha de antecipar suas compras?

 

  • Curta, comente e compartilhe 

Quando interagimos com marcas e artistas independentes nas redes sociais, estamos contribuindo para os pequenos negócios. Marque seus amigos nas publicações, compartilhe nos Stories ou por inbox. O boca a boca digital fortalece o empreendedorismo local. 

 

Por que apoiar pequenos negócios

 

Em 2019, os pequenos negócios do Paraná criaram mais de 50 mil postos de trabalho, segundo o Sebrae. No mesmo ano, só micro e pequenas empresas contrataram mais de 30 mil pessoas, representando um crescimento de 21,4% em relação a 2018. 

Isso quer dizer que os micro e pequenos empreendedores do Paraná geram emprego e renda para milhares de famílias. Mas, em situações de crise como a que estamos vivendo agora, todas essas pessoas são prejudicadas.

Comprar do pequeno ajuda a transformar a realidade econômica e social do seu bairro, da sua cidade. 

Os pequenos negócios contribuem para a recuperação e valorização dos espaços urbanos. Quando uma padaria fica famosa pelo sabor e qualidade de seus pães, por exemplo, modifica a vida de toda comunidade ao redor dela. 

Além disso, imóveis tendem a ser valorizados onde o comércio prospera. 

Muitas pessoas não fazem ideia de que comprar de uma micro ou pequena empresa traz tantos benefícios. Que tal adotar essa causa agora mesmo?

 

A ACP está a disposição para apoiar os empreendedores do Paraná nesse período instável. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o comitê permanente da ACP através do telefone (41) 3320-2929 ou pelo e-mail [email protected]

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.