O Google acabou de lançar uma ferramenta que mostra os produtos mais pesquisados na quarentena pelos consumidores.
A iniciativa visa apoiar o comércio online que, desde o início da pandemia, está crescendo exponencialmente.
Segundo a ABComm, o varejo digital ganhou 4 milhões de novos clientes, que provavelmente manterão o novo comportamento de consumo pós-Covid-19.
Portanto, aqueles que já vendem ou começaram a vender online, devem estar atentos às preferências do consumidor.
De olho nas tendências
Quem trabalha com marketing digital provavelmente já está familiarizado com o Google Trends. Na ferramenta é possível pesquisar pelo volume de buscas de qualquer palavra-chave e compará-la com outras. Assim, você consegue acompanhar as tendências dos últimos meses, semanas ou até dias.
O Nexo trouxe uma relação muito interessante de produtos que tiveram um aumento expressivo nas buscas em relação à média do ano.
A palavra “pijama“, por exemplo, teve uma variação de 142% em 4 meses. Já que estamos mais tempo em casa, nada melhor que uma roupa confortável. 😉
Itens de escritório como cadeira, mouse, monitor e notebook também cresceram nas buscas.
Para se divertir, parece que as pessoas estão procurando por jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos, livros digitais e, veja só: quebra-cabeças.
Pelo visto, muitos também estão aperfeiçoando suas habilidades musicais, adquirindo guitarras e teclados.
Veja também: Quem ganhou mercado durante a pandemia.
Como encontrar os produtos mais pesquisados na quarentena
Outra maneira de acompanhar as tendências de mercado é com o Think With Google.
De acordo com a plataforma, no último mês, as principais tendências nas buscas são:
- Aquecedores portáteis +300%
- Conjuntos para fondue +300%
- Pipas +200%
- Lareiras +200%
- Luvas + 100%
- Guardanapos decorativos +100%
- Chapéus de bebês e crianças +100%
- Cobertores +100%
É claro que, com a chegada da frente fria no Sul e no Sudeste, é esperado que parte dos itens acima estejam entre os mais procurados. Porém, também encontramos algumas surpresas.
Se analisarmos a última semana, veremos que “carrinhos para animais” subiu 600% nos últimos 7 dias. Interessante, não? Os dados destes exemplos foram coletados em 03/06/2020.
Estudos de mercado
A pandemia reforçou a importância de estudar o mercado. Compreender as motivações do consumidor é fundamental para desenhar ou adaptar estratégias comerciais e de marketing.
Você pode utilizar as ferramentas gratuitas do Google para realizar essa pesquisa, como também aprofundar seus estudos contratando a nossa Inteligência de Mercado.
Reunimos dados cadastrais, comportamentais e financeiros de pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil.
Com essas informações, você consegue:
- Analisar tendências;
- Identificar novos mercados;
- Direcionar suas ações;
- Vender para quem procura seu produto.
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