Facebook dá mais um passo no mercado financeiro e lança o Facebook Pay, uma plataforma de pagamentos via redes sociais.
Essa semana o Facebook divulgou uma novidade: em breve consumidores de todo o mundo poderão realizar pagamentos pagamentos pelo WhatsApp, Instagram, Messenger e, claro, pelo próprio Facebook.
O novo sistema, chamado de Facebook Pay, foi criado para facilitar os pagamentos nas redes sociais e aplicativos da empresa. Com isso, o usuário poderá comprar produtos, fazer doações e, até mesmo, enviar dinheiro para seus amigos pela plataforma.
Como funciona o Facebook Pay
Os primeiros a testarem a nova forma de pagamentos serão os Estados Unidos, ainda essa semana. Pelo Messenger e pelo próprio Facebook, os usuários poderão captar recursos, transferir quantias, adquirir ingressos para eventos, comprar jogos e produtos nas páginas das empresas que já operam no Marketplace da plataforma.
Para realizar as transações, o Facebook Pay aceitará a maioria dos cartões de crédito e débito, além do PayPal.
Não foi informado quando o novo sistema de pagamento estará disponível para os outros países e nos outros aplicativos da empresa. Mesmo assim, vale a pena acompanhar a novidade, visto que o Brasil é o terceiro país com maior número de usuários no Facebook. Mais de 130 milhões de brasileiros estão conectados à plataforma.
Rede social com cara de fintech
Essa não é a primeira vez que o Facebook se aventura no mercado financeiro. Depois de muito suspense, a rede social lançou sua própria criptomoeda em junho desse ano. Utilizando uma plataforma de blockchain para operar, a Libra permitirá transferências entre os usuários do Facebook Messenger e Whatsapp. O serviço deverá estar disponível a partir de 2020.
Veja também: o mercado de cartões e a tecnologia contactless.