Entre janeiro e setembro de 2019, foram realizados 15,9 bilhões de pagamentos com cartões de crédito, débito ou pré-pagos. O valor de transações com cartão foi de R$1,31 trilhão, o que representa um aumento de 18% em relação ao mesmo período de 2018. 

Analisando separadamente cada opção de pagamento, as operações com crédito somaram R$291,6 bilhões. Já as operações com débito, R$163,9 bilhões. As operações com cartões pré-pagos, por sua vez, movimentaram R$5,4 bilhões. Essas modalidades tiveram aumentos de 19,3%, 14% e 85,5% respectivamente. Números surpreendentes, não acha? Os dados são da Abecs, associação das empresas que atuam no setor de meios eletrônicos de pagamento.

A entrada de novos players, com produtos mais sofisticados, fortalece o mercado de cartões no Brasil. Entre  as novas tecnologias, os cartões conctactless tem um papel importante nesse novo cenário. 

 

Como funcionam os cartões contactless

A tecnologia de leitura dos cartões contactless é por aproximação, exigindo senha apenas para compras acima de R$50. O pagamento é realizado quando o cartão é aproximado a pelo menos 4 cm de distância do terminal automático. 

Encontramos no mercado cartões de crédito, débito e pré-pagos com essa tecnologia, além de smartwatches e smartphones. Os primeiros bancos a adotarem essa nova prática foram o Bradesco, Original e Nubank. 

Os pagamentos por aproximação são ideais para transações de baixo valor e situações que existem velocidade de pagamento. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, já podemos usar os cartões contactless para pagar a passagem de ônibus. As Secretarias Municipais estão testando a nova tecnologia, que promete melhorar a experiência dos usuários. 

Segundo a Forbes, uma a cada cinco transações presenciais em todo o mundo são contactless. Até 2022, essa tecnologia deve expandir 24% por ano. 

 

Desafios

Apesar da facilidade, a tecnologia contactless ainda causa desconfiança e pode ser alvo de malfeitores. Por não exigir senha para pequenos valores, oportunistas podem fraudar transações ou ainda realizar compras com cartões roubados.

Diante dessa possibilidade, os lojistas precisam permanecer atentos, pois, além de perder o produto, terá prejuízos financeiros. Nesse contexto, a conciliação automática de vendas no cartão entra como grande aliada.

Ao verificar cada transação, os sistemas de conciliação são capazes de identificar fraudes. Com isso, o comerciante pode recorrer às operadoras a tempo e reaver o valor da venda. 

Sua empresa está preparada para receber pagamentos com essa nova tecnologia? 

 

Veja também: vale a pena vender com cartões?

 

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.