Skip to main content

 

A importância da imagem corporativa de uma empresa não gera dúvidas. Ela é essencial para os negócios e é uma das características do seu negócio que faz com que os consumidores tenham confiança nele.

Uma boa imagem corporativa deve refletir os valores e objetivos da empresa e oferecer maior segurança. Quando alguém pensar na sua marca, deve também pensar em todas as vantagens que ela oferece.

Quer saber mais sobre a importância da imagem corporativa de uma empresa e como melhorar a da sua? Então, continue com a leitura do texto!

O que é imagem corporativa?

A imagem corporativa da empresa tem a ver com aparência, comunicação entre os colaboradores e comportamento.

No caso da aparência, a empresa pode optar por um uniforme que “mostre” a companhia por meio dele (formal, casual, à vontade…). O mesmo vale para o caso de a empresa liberar a vestimenta, permitindo que os funcionários não usem trajes definido — mas, nesse caso, é necessário seguir um tipo de código também conhecido como “dress code”.

O mesmo vale para o comportamento e a comunicação. Dependendo do tipo de empresa, da imagem que ela quer passar e do tipo de cliente com o qual costuma lidar, alguns padrões são estabelecidos. Por exemplo, quando vamos a um banco, vemos os funcionários vestidos da maneira mais formal e a comunicação se dá da mesma forma, sem o uso de gírias e com a utilização de pronomes de tratamento como senhor e senhora.

Todas essas características conseguem mostrar a imagem da empresa, um pouco do que ela significa e como quer ser vista pelos consumidores, clientes e concorrentes.

Qual a importância da imagem corporativa de uma empresa?

Se você for a uma entrevista de emprego, certamente não irá de bermuda, camiseta e chinelo. Vai colocar uma calça, uma camisa fechada, de cor sóbria e um sapato. E por que fará isso? Porque deseja passar uma imagem, uma informação de que você é uma pessoa séria, responsável e capaz de assumir aquela vaga que está sendo oferecida.

A imagem da empresa segue a mesma ideia. Você quer passar para os seus clientes a mensagem compatível com o seu negócio e oferecer a eles o que desejam. Quer mostrar que foram ao lugar certo e que o seu negócio tem plenas condições de dar exatamente o que querem. Por isso, você, os seus funcionários e todo o ambiente devem ser compatíveis com esse propósito.

Por exemplo, digamos que o seu negócio esteja relacionado à moda e que você venda calçados. Além de um bom sapato, a sua vestimenta deve estar compatível com o mercado no qual está inserido. O mesmo vale para os seus funcionários.

Como tornar a imagem da empresa um diferencial?

Um dos objetivos de todo negócio é se destacar do mercado e ser escolhido pelos clientes em meio aos concorrentes. Além de outros fatores, a imagem corporativa também pode ser o diferencial da empresa. Investir na própria reputação é um dos primeiros passos para se ter sucesso e isso pode ser feito desde o primeiro momento, ou seja, assim que o seu estabelecimento começar a funcionar.

Levando em conta que muitos clientes compram um produto em determinada loja por conta também de fatores emocionais como a empatia, a importância da imagem corporativa de uma empresa fica evidente. Portanto, invista não apenas na vestimenta, mas também na forma de comunicação de todos os seus colaboradores.

E você? O que faz para melhorar a imagem corporativa da sua empresa? Conte para nós nos comentários!

ACP

ACP

Close Menu