Ao contratar um colaborador para integrar a equipe de vendas, é natural que o gestor espere empenho, dedicação, eficiência na realização de tarefas e, é claro, bons resultados.
Entretanto, não é incomum nos depararmos com uma realidade em que as expectativas do gestor nem sempre sejam correspondidas, já que em muitos casos a empresa não fornece os recursos necessários para que os objetivos almejados sejam alcançados.
Por isso, os investimentos em treinamento de vendas são essenciais para que qualquer negócio concretize seus planos e transforme metas em resultados. Continue a leitura do post para entender por que você deve investir em treinamento para seu time de vendas.
Por que investir em treinamento de vendas?
Aumenta a produtividade
Quanto mais qualificada, mais sua equipe de vendas pode produzir e obter resultados positivos. Os processos são otimizados, reduzindo as chances de equívocos que geram retrabalho.
Com estratégias comerciais bem definidas e profissionais treinados para colocá-las em prática, todos os processos operacionais são desempenhados com eficiência, agilidade e versatilidade.
Melhora a consistência da equipe
Nenhum gestor acredita que um grande fluxo de rotatividade entre os funcionários da empresa seja viável para os negócios. Pois, além de gerar mais trabalho, desmotiva os outros membros da equipe por conta da sensação de instabilidade, gera custos administrativos com contratação e demissão e atrasa os resultados da empresa.
Um bom treinamento de vendas é capaz de tornar sua equipe mais consistente, reduzindo o índice de remanejamento, porque os colaboradores têm mais facilidade em executar processos, aderir às normas e valores da empresa e alcançar os objetivos.
Um funcionário que se sente profissionalmente realizado tende a permanecer na empresa e lutar pelas causas como se fossem suas.
Reduz custos
Investir em treinamento de vendas também permite que os custos da empresa sejam significativamente reduzidos, já que os recursos serão utilizados de maneira mais eficaz. Além disso, o empreendimento contará com mais verba e evitará despesas desnecessárias decorrentes de erros na operação.
Mantém a equipe atualizada
A tecnologia está sempre reinventando o mercado e as tendências de consumo em um ritmo cada vez mais rápido. Isso significa que as empresas que não se adaptarem serão ultrapassadas pela concorrência.
Investir em treinamento para a equipe de vendas é projetar o negócio para o futuro e antecipar-se às novas tecnologias e preferências do consumidor moderno. Portanto, podemos afirmar que treinamento de vendas aumenta a perspectiva da empresa como um todo.
Qual a importância do ROI sobre o treinamento de vendas?
Como você pôde conferir, investir em treinamento de vendas oferece grandes benefícios ao negócio. É praticamente um investimento com retorno garantido, entretanto, para os gestores, quando se trata de capital da empresa não há margem de erro para suposições.
O retorno sobre investimento (ROI) em treinamento de vendas precisa ser calculado de forma minuciosa para que a viabilidade seja mensurada por meio de índices de desempenho. Dentre as muitas formas de se chegar aos resultados do ROI em treinamento da equipe, podemos apresentar seu conceito da seguinte forma:
Resultado
Defina com objetividade quais são os resultados esperados, sejam de impacto ou de negócios. Independentemente do grau de relevância, qualquer melhoria precisa ser considerada.
Contribuição
Defina qual o nível de contribuição que o treinamento agrega aos objetivos da empresa. Pode ser considerado como apenas uma ferramenta de auxílio ou uma peça fundamental?
Indicadores
Os indicadores de desempenho servem para avaliar o nível de relevância do treinamento e como ele tem influenciado os resultados do negócio.
Follow Up
Avalie o índice de aceitação do treinamento, comunique-se com os envolvidos e mensure como o que foi aprendido está sendo aplicado ao cotidiano operacional.
É preciso fazer uma definição do projeto de impacto, criar conexões entre o treinamento e os resultados, garantir que existam indicadores de desempenho, separar os efeitos do treinamento e fazer um alinhamento entre a produção e a aplicação do que os colaboradores aprenderam.
Vale ressaltar que para medir os resultados com precisão é preciso analisar o desempenho por um certo período, já que pode levar tempo para que os efeitos ao negócio tornem-se perceptíveis.
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