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A rotatividade de funcionários, caso excessiva, é capaz de prejudicar qualquer negócio. Um ponto a se preocupar é com a elevação dos custos com pessoal.

Digamos que alguns de seus clientes simpatizam com certos atendentes e, quando eles não fazem mais parte da empresa, há a possibilidade desses consumidores passarem a comprar em outro lugar.

Vejamos outro exemplo: você acabou de oferecer um treinamento para a sua equipe e, uma semana depois, dois funcionários saíram. Os novatos estão completamente perdidos e os conhecimentos adquiridos pelos que se foram serão utilizados pela concorrência e pagos com o dinheiro da sua empresa.

Portanto, esse grande fluxo de funcionários entrando e saindo do seu negócio deve ser evitado. Para ajudar você, separamos algumas dicas sobre o assunto!

Como reduzir a rotatividade de funcionários?

Aprenda a motivar a equipe

Todos precisam de motivação para permanecer em algo e no mercado de trabalho não é diferente. Uma forma muito boa de motivar, que promove resultados e não eleva os gastos é reconhecendo os pontos positivos dos funcionários.

Sempre que ele fizer algo que melhore o seu estabelecimento, não só em relação aos recursos financeiros, mas também aos humanos, parabenize-o. Isso será uma prova de que ele está sendo reconhecido e de que está no caminho certo.

Ofereça incentivos financeiros

Apesar de o reconhecimento ser um ponto de extrema importância, a gratificação financeira também é importante. Afinal de contas, seus funcionários também trabalham para terem uma qualidade de vida melhor.

Assim, equiparar os salários com aquilo que é pago no mercado é uma boa opção. Quanto os seus concorrentes pagam? Não é necessário se basear pelo valor mais elevado, você pode calcular uma média e ver como pode incentivar financeiramente sem prejudicar a empresa.

Promova treinamentos

Além de melhorar o atendimento que a sua empresa entrega para os clientes, oferecer treinamentos a seus funcionários é uma forma de mostrar que eles são valorizados e que vale a pena o investimento.

Que tal fazer uma parceria com uma empresa promotora de cursos na sua área e fechar um pacote de descontos para que seus funcionários façam a matrícula sem grandes preocupações com o orçamento pessoal? Se eles sentirem que você os valoriza, dificilmente irão para a concorrência.

Identifique os motivos

Uma forma de resolver o problema de rotatividade de funcionários de forma prática é identificando porque eles saem com tanta frequência. Só há uma maneira de descobrir: perguntando.

Isso pode ser feito em reuniões. Dê abertura para que os empregados falem dos pontos positivos e negativos da empresa sem retaliações. Ainda, caso não queira algo com maior privacidade (o que pode ser bom para eles também), envie pesquisas periódicas por e-mail, respondidas de forma anônima.

Muitos empresários têm medo de investir no empregado e ele ir trabalhar na concorrência. Mas pense bem, por que alguém que é valorizado dentro de uma empresa sairia? É o contrário, quanto maior o investimento, menor a rotatividade de funcionários e maiores serão os benefícios para o seu comércio.

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ACP

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