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Quando o assunto é prospecção ativa e vendas complexas, as listas de leads sempre fazem parte da conversa.

 

Essa ferramenta agiliza o trabalho do time comercial, pois direciona os esforços e qualifica potenciais clientes ao mesmo tempo. 

 

Veja como montar a sua própria lista de prospecção.

 

1. Mapas mentais

Os mapas mentais foram criados pelo escritor Tony Buzan com o intuito de aproveitar ao máximo o potencial criativo do cérebro. Não por menos, essa metodologia é bastante utilizada por startups e escritórios de design. 

No centro de um mapa mental está o núcleo, ou seja, o objeto de estudo. A partir dele surgem ramificações, que são ideias ou suposições. Veja:

 

 

“Legal! Mas como isso me ajuda a montar uma lista de prospecção?”

 

Crie seu mapa mental de vendas colocando seu produto no núcleo. Nas ramificações, especifique as soluções e quem poderia se beneficiar delas. 

 

Aqui está um exemplo que construímos no GoConqr, um gerador de mapas mentais gratuito:

 

 

O desenho acima exemplifica algumas possibilidades do Myrp, nosso sistema de gestão. 

Utilize os mapas junto com as buscas no Google. 

 

2. Buscas no Google com padrão SCL

A melhor maneira de encontrar possíveis clientes no Google é utilizando o padrão SCL: Segmento + Cargo + Linkedin. 

Utilize as palavras-chave do mapa mental para orientar a sua pesquisa e, com isso, montar sua lista de prospecção. Assim: 

 

3. Listas prontas

A maneira mais fácil de obter uma lista de prospecção é adquirindo uma lista pronta. 

Mas, antes, você precisa especificar qual é o público que gostaria de atingir, assim como a região.

Uma boa lista de leads possui dados cadastrais, comportamentais e financeiros, de pessoas físicas ou jurídicas. 

Há muitos fornecedores no mercado e, infelizmente, nem todos se comprometem com a qualidade da lista de prospecção que será entregue.

Portanto, certifique-se de que a listagem contém dados atualizados e confiáveis. 

A Inteligência de Mercado ACP, utiliza bancos de dados públicos e de bureaus de crédito como fonte. Temos acesso a uma média de 205 milhões de CPF’s e 42 milhões de CNPJ’s. 

Você sabe o que isso significa, não é? 😉

Conheça as vantagens da Inteligência de Mercado ACP.

 

Vantagens da lista de prospecção

Uma lista de prospecção não é uma simples planilha com nome, e-mail e telefone, mas sim, uma ferramenta estratégica.

Quanto mais informações ela tiver, mais valiosa ela é, pois trará insights não apenas para a equipe de vendas, como também para a equipe de marketing.

Você precisa de uma lista de prospecção porque:

 

1. Aumenta a produtividade

É muito mais fácil e produtivo prospectar possíveis clientes quando sabemos para quem queremos vender. Após estudar o mercado e seu público-alvo, utilize o mapa mental para definir qual perfil você irá “atacar” primeiro. 

 

2. Parametriza os leads

Ao adquirir uma lista de prospecção, você determina a região, os hábitos de consumo e o comportamento financeiro que considera mais interessantes para fechar negócio. Nisso, sua equipe não perderá tempo tentando encontrar o lead com o perfil ideal.

 

3. É só sua

Quando você cria a sua própria lista de prospecção, terá em mãos uma ferramenta de vendas exclusiva. Nenhuma outra empresa, muito menos a concorrência, terá acesso à mesma base. 

 

4. Acelera o processo de vendas

Além da exclusividade, a velocidade é outro positivo das listas de leads. Assim que você tiver a contagem em mãos, poderá iniciar a prospecção ativa. 

 

5. Garante a qualidade

É muito importante que a lista gerada contenha dados atualizados e confiáveis, do contrário, você estará desperdiçando tempo e dinheiro. 

Sendo assim, certifique-se da idoneidade da empresa contratada para montar a sua lista de prospecção.

Caso prefira criar por conta própria, valide as informações encontradas em novas pesquisas no Google e outras redes sociais. 

 

Prepare sua equipe

Alguns empreendedores acreditam que as listas de prospecção não funcionam. Mas, será que a equipe de vendas estava realmente preparada para trabalhar com os leads?

Ao construir sua base, não entre em contato com o cliente sem ter um plano.

Toda prospecção precisa de um planejamento estratégico, que irá definir o tipo de abordagem, o horário, a linguagem, o número de tentativas, etc. Essas ações formam um fluxo, que direcionam sua equipe rumo ao sucesso.

Precisa de uma ajudinha para treinar sua equipe? Conheça os cursos da nossa Escola de Negócios. 

 

Inteligência de Mercado ACP

A Inteligência de Mercado ACP é uma ferramenta estratégica, que encontra as melhores oportunidades de negócio para a sua empresa.

Analisando dados públicos e de bureaus de crédito detectamos quem compra e quem pode comprar seu produto. 

Isso mesmo! Analisando transações com NFe, em especial, o NCM, identificamos quem adquiriu recentemente  mercadorias similares à sua. Pelo CNAE, descobrimos quais empresas e segmentos estão interessados em adquirir o que você vende. 

Quer montar sua lista de prospecção e decolar suas vendas? Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato. 


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