Skip to main content

 

Como contratar funcionários terceirizados? Quais são as características desse tipo de colaborador? Esses e outros questionamentos ainda são bastante comuns, já que muitos empresários não estão totalmente ambientados com a nova legislação. Alguns, ainda, ficam em dúvida se devem contratar um funcionário diretamente ou terceirizá-lo.

Para ajudar você a tomar a melhor decisão para a sua empresa, é preciso ter mais conhecimento sobre o assunto — e, para isso, fizemos este post. Continue a leitura para obter as respostas que precisa!

Quais são as diferenças entre um empregado terceirizado e um não terceirizado?

A primeira diferença é que o terceirizado é contratado por uma empresa, mais especificamente, por uma prestadora de serviços.

As empresas que precisam de um funcionário contratam essa prestadora que, por sua vez, disponibilizará o empregado. Assim, ele não fica vinculado à companhia contratante, mas sim à prestadora.

Há ainda outras diferenças. Por exemplo, caso a empresa ofereça algum tipo de benefício aos funcionários, os terceirizados não serão beneficiados, já que não fazem parte formalmente do quadro de colaboradores.

A diferença também se dá nos sindicatos, pois, os terceirizados se sujeitam tanto aos acordos coletivos quanto à convenção coletiva. A carga horária trabalhada por dia pode, inclusive, ser flexibilizada — para mais ou para menos — por meio de acordos com os sindicatos.

Quais são as vantagens e desvantagens em contratar um terceirizado?

Vantagens

Entre as vantagens desse tipo de contratação está poder ter profissionais especializados dentro do seu negócio.

Há empresas que oferecem serviços muito específicos e que podem precisar de especialistas. Além disso, o custo de manter um profissional terceirizado acaba sendo menor, em muitos casos, do que manter um empregado com carteira assinada.

As responsabilidades também se tornam menores, uma vez que grande parte delas é da prestadora de serviços. A única obrigação do empresário é a de pagar, todos os meses e na data certa, os valores que foram acordados no momento do contrato.

Desvantagens

Uma das desvantagens que podemos identificar na terceirização é que os outros membros da equipe (que não são terceirizados) podem se sentir ameaçados.

Afinal de contas, se um funcionário que oferece um menor custo para a empresa consegue fazer o mesmo trabalho que aquele com carteira assinada, por que não contratar apenas terceirizados? Esse tipo de pensamento pode causar um clima de tensão na organização.

No contrato, é necessário constar tudo aquilo que deve ser feito pelos colaboradores de forma extremamente detalhada. Sendo assim, qualquer palavra não escrita pode trazer uma série de problemas.

Como contratar funcionários terceirizados?

Como acabamos de dizer, antes de assinar um contrato com a empresa prestadora, verifique se todos os pontos importantes estão naquele documento. O ideal, nesse momento, é contar com a ajuda de pessoas que entendam melhor do assunto para oferecer as melhores orientações.

Você pode, por exemplo, receber indicações de empresas terceirizadas, de terceirizados excelentes no que fazem e de como fazer um bom contrato para não se arrepender depois.

Por falar no assunto, funcionários terceirizados podem trazer alguns problemas para o RH. Veja quais são as falhas mais comuns nesse setor e como corrigi-las!

ACP

ACP

Close Menu