O mundo moderno trouxe inúmeras inovações que vêm auxiliando cada vez mais o dia a dia de trabalho de empresários, independentemente do ramo de atuação. Atualmente, é possível fazer videoconferências gratuitamente, acompanhar todo o funcionamento de uma empresa em um único software e até mesmo enviar mensagens instantâneas para um funcionário do outro lado do mundo. Dentre todas essas modernidades, o Certificado Digital é uma ferramenta simples e muito útil para as empresas.
Mas, você sabe o que ele é, como obtê-lo ou, até mesmo, por que ele é tão importante?
O post de hoje foi feito para tirar essas e outras dúvidas que você possa ter, portanto, continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!
Saiba o que é um certificado digital
O Certificado Digital é um documento eletrônico que serve como uma identificação virtual para representar uma empresa ou uma pessoa na internet.
Ao obter um certificado digital, um empreendimento pode utilizar a internet para disponibilizar seus serviços e produtos com maior agilidade, facilidade para seus clientes e, consequentemente, reduzindo custos operacionais.
Além disso, é possível ter segurança e autenticidade em relação às informações disponibilizadas na internet. Dessa forma, seus consumidores podem confiar naquilo que estão vendo e consumindo.
Existem vários certificados digitais, alguns deles são:
-
e-CNPJ: documento eletrônico que tem a mesma função do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e que é utilizado nas comunicações entre pessoas jurídicas e a Receita Federal em nosso país;
-
e-CPF: versão digital do Cadastro de Pessoa Física (CPF) criado para dar a autenticidade e integridade às relações eletrônicas entre a Receita Federal e as pessoas físicas no Brasil.
Veja como emitir um certificado digital
Cada um dos certificados digitais exigem documentos específicos. Veja abaixo alguns destes e suas exigências:
e-CNPJ
-
documentação da empresa: documento de constituição (estatuto, contrato social ou requerimento de empresário), documento de eleição da diretoria vigente, cartão do CNPJ impresso um dia antes da validação presencial;
-
documentação dos representantes legais: 2 documentos diferentes de identificação (CNH, RG, carteira de trabalho, CREA, OAB), cadastro de pessoa física (CPF), comprovante de endereço (emitido há, no máximo, 3 meses), foto 3×4 recente quando o documento tiver mais de 5 anos, documento que comprove poderes para representar a empresa.
e-CPF
-
2 documentos diferentes de identificação (CNH, RG, carteira de trabalho, CREA, OAB), cadastro de pessoa física (CPF), comprovante de endereço (emitido há, no máximo, 3 meses), foto 3×4 recente quando o documento tiver mais de 5 anos;
Vale lembrar que todos os documentos devem ser devidamente registrados nos órgãos competentes. Para emiti-los, é preciso escolher uma Autoridade Certificadora Habilitada autorizada pela Receita Federal para realizar tal procedimento, preencher e enviar a solicitação de certificado.
Entenda a importância de um certificado digital
Para se consolidar no mercado de trabalho, um empresário precisa adaptar sua empresa à realidade em que ela está inserida. Os avanços tecnológicos ocorrem a todo momento e esse profissional precisa ficar muito atento para não se tornar obsoleto.
A internet é o meio de comunicação mais utilizado por pessoas e empresas hoje em dia. Os certificados digitais trazem inúmeros benefícios, como dito anteriormente, para quem os utiliza e permitem que sua empresa possa oferecer um serviço de qualidade e autenticado no mundo virtual.
Dessa forma, seu empreendimento se mantém atualizado com o que há de mais moderno, fazendo com que a sua empresa e o seu produto atendam à demanda e às expectativas de consumo do mercado.
E então, você esclareceu suas dúvidas sobre certificado digital?
Assine a nossa newsletter e tenha acesso a diversos conteúdos de qualidade que vão aprimorar o desenvolvimento do seu negócio!