Skip to main content

Para a alegria do comércio e dos consumidores, o nosso calendário tem, ao longo do ano, diversas datas comemorativas que aquecem todo o setor de vendas. Um dos principais motivos para isso é que esses dias especiais são os mais aguardados por toda a população. 

Portanto, se você quer aumentar as vendas da sua empresa em 2019, é importantíssimo conhecer as datas comerciais que compõem o calendário promocional do ano que vem. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura!

Carnaval

A primeira data comemorativa do ano é o Carnaval. Provavelmente, essa data não afetará seu fluxo de vendas significativamente, a não ser, é claro, que sua loja venda produtos e artigos temáticos.

Entretanto, é importante ficar atento quanto à organização da sua empresa nos dias do Carnaval, uma vez que o feriado é prolongado e pode afetar o funcionamento do comércio e o horário de trabalho dos funcionários.

Portanto, planeje uma estratégia de logística antecipadamente para continuar atendendo seus clientes da melhor maneira possível.

Dia das Mães

Uma das principais datas do calendário promocional no primeiro semestre é o Dia das Mães. Em 2017, por exemplo, as vendas nessa data comemorativa aumentaram 2% comparadas ao mesmo período de 2016.

O Dia das Mães é uma oportunidade para os filhos presentearem as matriarcas da família com os objetos de desejo e, além disso, os pais também saem às compras para presentear as esposas pela missão de ser mãe.

Por isso, as ações de marketing devem estar focadas em objetos que tenham cunho pessoal e valor sentimental, sem deixar de lado a abordagem direcionada à maternidade e ao sentimento materno.

Black Friday

A iniciativa da Black Friday surgiu nos EUA e demorou para engrenar no Brasil. Inicialmente, foi adotada apenas por algumas lojas virtuais em 2010 e, mesmo assim, com descontos pouco atraentes para os consumidores.

Entretanto, a partir de 2016, a maior parte das lojas passou a adotar descontos realmente significativos e, já em 2018, a Black Friday tornou-se uma das principais datas do calendário promocional.

Os consumidores sabem que agora encontrarão promoções agressivas. Assim, não deixe de considerar incluí-las nas suas ações de marketing para essa data.

Natal

A principal data promocional é, sem sombra de dúvidas, o Natal. Essa é uma daquelas situações onde “junta-se a fome com a vontade de comer”. É uma tradição comprar presentes para os entes queridos e só esse fato bastaria para aquecer e favorecer o crescimento de todos os setores do comércio.

Além disso, é exatamente no final de ano que é pago o 13º salário, ou seja, os clientes estão com mais dinheiro para ir às compras, resultando na combinação dos sonhos para o mercado.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que o Natal 2018 aumentará 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado, movimentando um total de R$ 34,7 bilhões na economia.

Então, não deixe para se planejar de última hora. Organize suas ações e planos para acompanhar o crescimento do comércio nas datas comemorativas do calendário promocional e faça o seu negócio prosperar.

Gostou do nosso artigo sobre as datas do calendário promocional? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos que o seu negócio está pronto para crescer em 2019!

ACP

ACP

Close Menu