Estabelecer uma comunicação organizacional fluida é uma forma de manter os colaboradores mais motivados no trabalho. Isso contribui para que as pessoas sintam-se mais participativas, compreendidas e se identifiquem com a cultura do ambiente. É tão importante que pode transformar o clima empresarial, trazendo melhores resultados de produtividade e qualidade para o serviço prestado.
Quer melhorar a comunicação na empresa? Veja a seguir uma rápida explicação e cinco dicas para que você e seus colaboradores possam trabalhar em um lugar ainda melhor, sem mudar de emprego.
O que é comunicação interna?
É a forma como a instituição constrói a sua imagem para os funcionários. Como ela comunica regras, procedimentos e demais informações cotidianas aos colaboradores. Mais do que isso: é o conjunto de ações que visa aproximar o funcionário da instituição trazendo ao seu conhecimento as melhores práticas de acordo com as políticas internas.
Como melhorar a comunicação na empresa?
Para isso sugerimos, então, cinco dicas para que consiga melhorar o seu jeito de se comunicar com os colaboradores.
1. Utilizar ferramentas específicas
Se você ainda não tem ferramentas específicas para isso, saiba que está na hora de começar a usar. Sem ferramentas acessíveis de comunicação, você acaba facilitando para os ruídos, que também chamamos de “rádio do corredor”. Eles tendem a desmotivar e disseminar informações não necessariamente verídicas sobre a empresa e os processos.
Use ferramentas oficiais, como:
- mural de recados;
- e-mail institucional;
- redes sociais corporativas ou outros.
2. Centralizar informações
Tenha apenas uma equipe responsável pela divulgação das informações e padronize a forma de enviar comunicados de cada tipo. Isso também ajuda a diminuir ruídos, já que os colaboradores tenderão a confiar mais nas informações oficiais.
Centralizar as informações organiza a expedição de comunicados, evita contradições da própria empresa e alinha de forma geral e homogênea o que tiver que ser passado.
3. Usar a tecnologia a seu favor
A tecnologia tem sido transformacional na vida das pessoas. A comunicação não está fora desse contexto. Use portais internos colaborativos, como intranets, de onde é possível também ouvir. Os funcionários precisam expor seu posicionamento e serem ouvidos, caso contrário, de nada adiantarão os esforços. Para garantir o melhor entendimento de todos é preciso estar aberto a dúvidas e opiniões contrárias.
Outras vantagens de usar a intranet é a velocidade e alcance que podem ser atingidos enquanto se comunica a respeito de qualquer novidade.
4. Definir e valorizar uma cultura organizacional
Use os murais e outras formas abrangentes de comunicação institucional para a divulgação da missão, visão e valores da empresa. Essa é a primeira parte da valorização da cultura do seu negócio. Os colaboradores encarregados de comunicarem-se precisam respeitá-la para conseguirem disseminá-la da melhor forma possível.
Outra ação importante é poder divulgar regras, procedimentos e cases de sucesso dentro da empresa. Todas essas comunicações devem ser feitas de forma bem motivacional.
5. Praticar o endomarketing
Tenha mais engajamento dos colaboradores nos assuntos da empresa. Todos precisam comprar a ideia do negócio, usar dos produtos que vendem e se interessar pelas conquistas da organização. Endomarketing é o marketing voltado para os funcionários. Conquistar os colaboradores por meio da comunicação interna é essencial para que se sintam bem no local de trabalho.
Outra forma de praticar o endomarketing é valorizar os colaboradores em datas comemorativas específicas e oferecer premiações ou confraternizações como recompensas por atingimento de metas.
Podemos concluir dizendo que a comunicação na empresa serve para poder estar mais próximo do colaborador e para que ele se sinta representado. Para alinhar informações e evitar que os funcionários fiquem desmotivados diante de algum processo. Mas, também, serve para unir todos em um mesmo contexto, fazendo com que cada um sinta o quanto seu papel é importante para toda a engrenagem.
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