Nos últimos anos, o número de empresas que registraram prejuízos por causa de roubos e golpes cresceu consideravelmente, tendo como consequência o aumento na busca por procedimentos de prevenção de fraudes.
Inclusive, uma pesquisa recentemente realizada pela consultoria de riscos Kroll revelou que, em 2016, 68% dos executivos brasileiros identificaram fraudes em suas empresas, além de 92% deles acreditarem ainda que houve um aumento da exposição dos empreendimentos a esquemas fraudulentos.
Apesar de alarmante, o número pode ser explicado pela ausência de controles internos de governança mais rígidos como, por exemplo, processos de auditorias, treinamentos e ações capazes de fomentar práticas éticas de conduta.
Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas fundamentais para assegurar uma prevenção mais eficiente de fraudes em sua empresa, além é claro, da importância dessas medidas para a saúde e sucesso do negócio como um todo e a sua imagem para o mercado em que atua. Boa leitura!
1. Aposte em auditorias para prevenção de fraudes
Assim como um estudo divulgado em 2010 pela KPMG, que revelou que apenas 25% dos casos de fraudes foram descobertos por meio de controles internos das empresas, a pesquisa mais recente da Kroll também reforça esse dado. A maioria (43%) foi revelada por auditorias externas, que são responsáveis pela avaliação dos contratos, documentos e informações da empresa.
Tendo isso em mente, não pense duas vezes antes de contar com o apoio delas para a prevenção de fraudes na sua empresa.
2. Estabeleça códigos e políticas
Atualmente, grande parte das empresas conta com um código de conduta ética para guiar as práticas dos seus funcionários. O documento ajuda a definir os valores, objetivos e missão do negócio de maneira clara. No entanto, nem sempre as regras são cumpridas. Não raro, a inobservância desses princípios parte da própria gestão.
Nesse contexto, mais que um documento, é importante que todos os membros da equipe sejam capacitados no sentido de conhecer o código de ética da organização, a fim de garantir que os valores sejam respeitados e, sobretudo, que a empresa atue de forma transparente e correta.
3. Crie um canal de denúncia anônima
Um canal seguro de denúncia anônima desempenha um papel fundamental na prevenção de fraudes. Atualmente, existem softwares no mercado que permitem o recebimento de informações anônimas em um e-mail específico.
Além disso, é possível incluir uma urna para que as pessoas depositem bilhetes não identificados. Com os dados em mãos, é possível avaliar todas as denúncias de forma mais direta e objetiva.
4. Confira os documentos antes de assinar
A dica, apesar de antiga, é sempre muito útil. Não basta dar uma olhada rápida ou confiar cegamente no que se está assinando. É preciso ler e reler cada documento para evitar falsificação e, principalmente, compartilhamento indevido de informações sigilosas.
Uma forma eficaz de evitar fraudes nesse caso é utilizar softwares para gerenciar contratos, notas fiscais, informações de funcionários etc. Além de ajudar a controlar o fluxo de caixa e os dados em geral, eles garantem mais segurança ao processo.
5. Seja cauteloso ao contratar
Ao contratar uma pessoa, é importante procurar por aqueles que mais se identificam com a missão, visão e valores da sua empresa. Por isso, investir em uma equipe de recrutamento ou em um sistema específico para isso, pode ser uma boa opção.
Adicionalmente, é preciso pesquisar os empregos anteriores, conferir referências e entender os motivos de demissões, a fim de evitar problemas.
Apostar em técnicas para a prevenção de fraudes é de extrema importância para o sucesso do negócio. Esse tipo de ação ajuda a manter as informações estratégicas da empresa seguras, bem como os dados pessoais dos clientes. Afinal, muito além da prestação de serviço e atendimento de qualidade, o crescimento, a imagem e a credibilidade de sua organização estão diretamente ligadas à segurança da informação.
Agora que você já sabe como proceder para promover a prevenção de fraudes na sua empresa, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que outras pessoas também tenham acesso a essas informações.